A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Listeria monocytogenes Um patogénico emergente 6 de Novembro de 2009 Anfiteatro do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Listeria monocytogenes Um patogénico emergente 6 de Novembro de 2009 Anfiteatro do."— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Listeria monocytogenes Um patogénico emergente 6 de Novembro de 2009 Anfiteatro do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. Lisboa

2 10.00 Entrega da documentação 10.15 Abertura Antónia Calhau (INSA /DAN) 10.50 Listeria: justifica-se a histeria Isabel Santos (INSA/ DAN) 11.10 Listeria monocytogenes: impacto e controlo na indústria das carnes Laurentina Pedroso (U. Lusófona/FMV) 11.30 Pausa para café 12.00 Listeria monocytogenes: em queijos laborados com leite cru Cristina Pintado (ESA/Castelo Branco) 12.20 Listeria ovina e seu reflexo nos queijos Adélia Ferreira (ISA) 12.40 Discussão 13.10 Almoço livre 14.15 Listeriose e gravidez a propósito de um caso clínico Ana Chung (H. da Luz) 14.35 Listeriose em Portugal: uma infecção existente mas subnotificada Gonçalo Almeida (Univ. Católica) 15.00 Tipagem molecular de Listeria monocytogenes Carla Maia (INSA/DAN) 15.20 Caracterização genómica de Listeria em produtos alimentares Amália Ferreira (INRB/LNIV) 15.40 Discussão 16.00 Encerramento Objectivos Sensibilizar os profissionais de saúde para a gravidade da listeriose Alertar as autoridades de saúde e os médicos em geral para a importância de uma investigação epidemiológica e laboratorial correcta nos incidentes Alertar as autoridades competentes para a necessidade de reportar as situações conhecidos Dar a conhecer as competências que o INSA detém na identificação laboratorial/monitorização deste perigo emergente nas áreas clínica e alimentar Alertar o consumidor, particularmente os grupos de risco (idosos e grávidas) para as medidas preventivas que devem tomar Destinatários Profissionais de saúde Profissionais da área da segurança alimentar Todos os interessados

3 Listeria monocytogenes - Um patogénico emergente Apresentações Listeria: justifica-se a histeria? Isabel Santos (INSA/ DAN) Listeria ovina e seu reflexo nos queijos Adélia Ferreira (ISA) Tipagem molecular de Listeria monocytogenes Carla Maia (INSA/DAN) Listeria monocytogenes: impacto e controlo na indústria das carnes Laurentina Pedroso (U. Lusófona/FMV) Departamento de Alimentação e Nutrição Maria Antónia Calhau (INSA/DAN) Listeria monocytogenes: em queijos laborados com leite cru Cristina Pintado (ESA/Castelo Branco) Listeriose em Portugal: uma infecção existente mas subnotificada Gonçalo Almeida (Univ. Católica) Listeriose e gravidez a propósito de um caso clínico Ana Chung (H. da Luz) Caracterização genómica de Listeria em produtos alimentares Amália Ferreira (INRB/LNIV)


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Listeria monocytogenes Um patogénico emergente 6 de Novembro de 2009 Anfiteatro do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google