A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÕES INGLESAS. Religiões e classes sociais na Inglaterra As classes sociais usavam a religião para resolver os seus problemas. Católicos e Anglicanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÕES INGLESAS. Religiões e classes sociais na Inglaterra As classes sociais usavam a religião para resolver os seus problemas. Católicos e Anglicanos."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÕES INGLESAS

2

3

4 Religiões e classes sociais na Inglaterra As classes sociais usavam a religião para resolver os seus problemas. Católicos e Anglicanos = a favor da Monarquia Católicos e Anglicanos = a favor da Monarquia Calvinistas = divididos em 2 grupos: Calvinistas = divididos em 2 grupos: Presbiterianos: mais moderados, defendiam uma Monarquia Parlamentar. Presbiterianos: mais moderados, defendiam uma Monarquia Parlamentar. Puritanos: mais radicais, queriam a substituição da Monarquia por uma República. Puritanos: mais radicais, queriam a substituição da Monarquia por uma República.

5 Sociedade e religião Anglicanos: formado pela Alta Nobreza e pelos setores ligados ao Rei. Anglicanos: formado pela Alta Nobreza e pelos setores ligados ao Rei. Presbiterianos: Alta burguesia e latifundiários. Presbiterianos: Alta burguesia e latifundiários. Puritanos: Média e Pequena burguesia. Puritanos: Média e Pequena burguesia.

6 Henrique VIII encontra a Inglaterra quebrada e o povo aceita o absolutismo; Henrique VIII encontra a Inglaterra quebrada e o povo aceita o absolutismo; Deixa a burguesia participar do conselho do rei e confisca terras da Igreja; Deixa a burguesia participar do conselho do rei e confisca terras da Igreja; Sua filha, Elisabeth I reforma a fé anglicana e aperta o cerco no mar (controlando, pirateando, dominando áreas da Ásia e África, criando a companhia do comércio); Sua filha, Elisabeth I reforma a fé anglicana e aperta o cerco no mar (controlando, pirateando, dominando áreas da Ásia e África, criando a companhia do comércio); Sua política agressiva dá condições para o pioneirismo industrial; Sua política agressiva dá condições para o pioneirismo industrial; Puritanos calvinistas atacam a Igreja anglicana; Puritanos calvinistas atacam a Igreja anglicana;

7 Morre Elizabeth I - dinastia dos Tudors: auge do Absolutismo (Henrique VIII). É substituída por Jaime I - da dinastia Stuart (Parlamento x Rei). Jaime I = Pouca habilidade política. Cria novos impostos, agrada a nobreza e promove o Anglicanismo. (Situação financeira ruim) Persegue católicos, puritanos e opositores ao governo. Muitos puritanos fogem para o Novo Mundo, dando início às colônias de povoamento ð descontentamento puritano. Dinastia Stuart e a crise do Absolutismo Elizabeth I e Jaime I: representantes do Absolutismo inglês.

8 Revolução Puritana ( ) Carlos I prende arbitrariamente opositores e dissolve o parlamento; Carlos I prende arbitrariamente opositores e dissolve o parlamento; Cromwell lidera a burguesia, pequena nobreza e camponeses e prende Carlos I; Cromwell lidera a burguesia, pequena nobreza e camponeses e prende Carlos I; Se torna lorde protetor, com poderes de ditador; Se torna lorde protetor, com poderes de ditador; Cria o ATO DE NAVEGAÇÃO (1651): somente navios ingleses ou do país produtor poderiam transportar produtos; Cria o ATO DE NAVEGAÇÃO (1651): somente navios ingleses ou do país produtor poderiam transportar produtos; Desagrada a Holanda e provoca guerra ( ); Desagrada a Holanda e provoca guerra ( ); Internamente, as condições de miséria e exclusão social só cresciam. Internamente, as condições de miséria e exclusão social só cresciam.

9 ATOS DE NAVEGAÇÃO Atos de Navegação ð toda mercadoria que entrasse ou saísse da Inglaterra deveria ser transportada por navios ingleses. A partir deste ato criou-se uma base para a Revolução Industrial. A Holanda entra em guerra com a Inglaterra por causa dos Atos de Navegação e perde a guerra. Esta derrota acaba com a Holanda.

10 Parlamento Inglês

11 O mapa acima mostra a divisão da Inglaterra em áreas dominadas pelos partidários da monarquia Stuart (de lilás) e pelos adeptos do Parlamento (de verde) durante a guerra civil, que culminou com a implantação da República puritana.

12 Para o historiador inglês Christopher Hill, "As regiões partidárias do Parlamento eram o sul e o leste economicamente avançados; a força dos realistas residia no norte e no oeste, ainda semifeudais. Todas as grandes cidades eram parlamentares; freqüentemente, contudo, suas oligarquias privilegiadas sustentam o rei... Só uma ou duas cidades episcopais, Oxford e Chester, eram realistas. Os portos eram todos pelo Parlamento... "mesma divisão encontramos no interior dos condado., os setores industriais eram pelo Parlamento, mas os agrícolas pelo rei."

13 Revolução Gloriosa ( ) Cromwell morre em 1658, seu filho renuncia e Carlos II assume; Cromwell morre em 1658, seu filho renuncia e Carlos II assume; Passa a apoiar os católicos, tendo o irmão, Jaime II como mediador; Passa a apoiar os católicos, tendo o irmão, Jaime II como mediador; O parlamento trama dar o trono para o genro de Jaime II, Guilherme de Orange; O parlamento trama dar o trono para o genro de Jaime II, Guilherme de Orange; Guilherme desembarca e toma o trono sem derramar sangue. Guilherme desembarca e toma o trono sem derramar sangue. Em 1689 ele jura o Bill Of Rights (Declaração de Direitos), onde reconhece que o parlamento está acima do rei, reconhece o direito à habeas corpus, a liberdade religiosa, etc. Em 1689 ele jura o Bill Of Rights (Declaração de Direitos), onde reconhece que o parlamento está acima do rei, reconhece o direito à habeas corpus, a liberdade religiosa, etc.

14 O novo rei aceitou a "Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa, marcando o fim do choque entre rei e Parlamento. O novo rei aceitou a "Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa, marcando o fim do choque entre rei e Parlamento. Essa declaração eliminava a censura política e reafirmava o direito exclusivo do Parlamento em estabelecer impostos, e o direito de livre apresentação de petições. Destaca-se ainda a questão militar, onde o recrutamento e manutenção do exército somente seriam admitidos com a aprovação do Parlamento. Declaração de Direitos

15 As revoluções Inglesas marcam um momento significativo na história do capitalismo na medida em que ela contribuiu para abrir definitivamente o caminho para a superação dos resquícios feudais e, portanto, para tornar possível a consolidação do modo de produção capitalista. Ela foi, antes de tudo, um gesto de ousadia de uma classe em ascensão que não hesitou em virar a mesa para atingir os seus objetivos políticos! Imagens: google.

16

17

18

19

20

21

22 Características coloniais 1 3 colônias na csta do Atlântico (Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jérsei, Pensilvânia, Maryland, Delaware, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia) ; 1 3 colônias na costa do Atlântico (Massachusetts, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Connecticut, Nova Jérsei, Pensilvânia, Maryland, Delaware, Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia) ; Norte: imigrantes fugidos de perseguições religiosas e políticas, sem intensa fiscalização metropolitana – mais liberdade e diversificação econômica, minifúndio, trabalho livre, mercado interno; Norte: imigrantes fugidos de perseguições religiosas e políticas, sem intensa fiscalização metropolitana – mais liberdade e diversificação econômica, minifúndio, trabalho livre, mercado interno; Colônia de exploração; solo propício para cultivo; latifúnido; escravidão; exportação. Sul: Colônia de exploração; solo propício para cultivo; latifúnido; escravidão; exportação.

23 A Inglaterra aperta os cintos Na europa floreciam idéias de liberdade, igualdade, democracia, defendidas por filósofos iluministas; Na europa floreciam idéias de liberdade, igualdade, democracia, defendidas por filósofos iluministas; Essas idéias não demoraram a chegar as colônias, através da burguesia que estudava na Europa. Essas idéias não demoraram a chegar as colônias, através da burguesia que estudava na Europa. Crescimento indústrial inglês – aumenta a necessidade de explorar as colônias, para obter mais lucros para a burguesia inglesa. Crescimento indústrial inglês – aumenta a necessidade de explorar as colônias, para obter mais lucros para a burguesia inglesa. Guerra dos 7 anos contra a França ( ): afeta das colônias da América, aumenta os impostos e as obrigações. Guerra dos 7 anos contra a França ( ): afeta das colônias da América, aumenta os impostos e as obrigações. Isso tudo é traduzido em leis e impostos: Isso tudo é traduzido em leis e impostos:

24 Lei do Melaço (1733) Lei do Melaço (1733) Pensilvânia é proibida de trabalhar o ferro (1750) Pensilvânia é proibida de trabalhar o ferro (1750) Lei do Açúcar (1764) Lei do Açúcar (1764) Lei do Selo (1765) Lei do Selo (1765) * Houve boicote das mercadorias inglesas. Apesar da lei retroceder, os conflitos continuaram, até que houve a Festa do Chá de Boston Leis intoleráveis (1774): a metrópole promove ocupações militares, fecha assembléias, aumenta a repressão... Leis intoleráveis (1774): a metrópole promove ocupações militares, fecha assembléias, aumenta a repressão mas os tiros saíram pela culatra...

25

26 Rumo à independência Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): pediu o fim das medidas restritivas ao deenvolvimento da colônia; deixou claro que nem todos queriam a independência; Primeiro Congresso da Filadélfia (1774): pediu o fim das medidas restritivas ao deenvolvimento da colônia; deixou claro que nem todos queriam a independência; Segundo Congresso da Filadélfia (1776): todas as colônias participaram; Segundo Congresso da Filadélfia (1776): todas as colônias participaram; Thomas Jefferson redigiu a Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América, baseado em idéias iluministas. Thomas Jefferson redigiu a Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América, baseado em idéias iluministas. George Washington lidera as tropas; com as vitórias, Espanha e França apoiam a luta. George Washington lidera as tropas; com as vitórias, Espanha e França apoiam a luta. Em 1783 a Inglaterra reconhece a independência. Em 1783 a Inglaterra reconhece a independência.

27

28

29

30 Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário um povo dissolver laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação. Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário um povo dissolver laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que lhe dão direito as leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação.

31 Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

32 Nós, Por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela retidão de nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes, que estão desoneradas de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como Estados livres e independentes, têm inteiro poder para declarar guerra, concluir paz, contratar alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na proteção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.

33 Para refletir... Sentimento Nacional ou sentimento antibritânico? Sentimento Nacional ou sentimento antibritânico? Nós, o povo dos Estados Unidos...? Nós, o povo dos Estados Unidos...? 4 de julho de 1776, o dia da independência. Por quê? 4 de julho de 1776, o dia da independência. Por quê? Por que, mesmo defendendo ideais democráticos, o povo aceita a dominação imperialista sobre o mundo? Por que, mesmo defendendo ideais democráticos, o povo aceita a dominação imperialista sobre o mundo?

34 A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e eles pareciam invencíveis. Mas, no final, sempre caem. Pense nisso...sempre.... (Mahatma Gandhi) E era isso...


Carregar ppt "REVOLUÇÕES INGLESAS. Religiões e classes sociais na Inglaterra As classes sociais usavam a religião para resolver os seus problemas. Católicos e Anglicanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google