A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O NÚMERO 4 TEM UM SIMBOLISMO ESPECIAL DESDE A ANTIGUIDADE,O DA PLENITUDE,DA TOTALIDADE E DA UNIVERSALIDADE.JÁ O NUMERO 3, ESPELHA O TRANSCEDENTAL,O ESPIRITUAL,O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O NÚMERO 4 TEM UM SIMBOLISMO ESPECIAL DESDE A ANTIGUIDADE,O DA PLENITUDE,DA TOTALIDADE E DA UNIVERSALIDADE.JÁ O NUMERO 3, ESPELHA O TRANSCEDENTAL,O ESPIRITUAL,O."— Transcrição da apresentação:

1 O NÚMERO 4 TEM UM SIMBOLISMO ESPECIAL DESDE A ANTIGUIDADE,O DA PLENITUDE,DA TOTALIDADE E DA UNIVERSALIDADE.JÁ O NUMERO 3, ESPELHA O TRANSCEDENTAL,O ESPIRITUAL,O ABSTRATO, O DIVINO. NAS PALAVRAS DE PLATÃO:O TERNÁRIO É O NÚMERO DAS IDÉIAS;O QUATERNÁRIO, O DA REALIZAÇÃO DAS IDÉIAS.

2 OS FILÓSOFOS GREGOS DA ESCOLA PITAGÓRICA IMAGINARAM O UNIVERSO FORMADO POR 4 ELEMENTOS:TERRA,AR,FOGO E ÁGUA.COM QUALIDADES OPOSTAS AOS PARES:QUENTE E FRIO,SECO E ÚMIDO. A TRANSPOSIÇÃO DA ESTRUTURA QUATERNÁRIA UNIVERSAL PARA O CAMPO DA BIOLOGIA DEU ORIGEM A CONCEPÇÃO DOS 4 HUMORES, (MAIS TARDE 4 TEMPERAMENTOS).

3 SEGUNDO A DOUTRINA DOS 4 HUMORES,O SANGUE É ARMAZENADO NO FÍGADO E LEVADO AO CORAÇÃO,ONDE SE AQUECE, E É CONSIDERADO QUENTE E ÚMIDO. A FLEUMA QUE COMPREENDE TODAS AS SECREÇÕES MUCOSAS,PROVÉM DO CÉREBRO É FRIA E ÚMIDA POR NATUREZA. A BILE AMARELA É SECRETADA PELO FÍGADO E É QUENTE E SECA. A BILE NEGRA É PRODUZIDA NO BAÇO E NO ESTÔMAGO.E É DE NATUREZA FRIA E SECA.

4 O ESTADO DE SAÚDE DEPENDERIA DA EXATA PROPORÇÃO E DA PERFEITA MISTURA DOS 4 HUMORES, QUE PODERIAM ALTERAR-SE POR AÇÃO DE CAUSAS EXTERNAS E INTERNAS. MAIS TARDE,GALENO REVITALIZOU A DOUTRINA DOS 4 TEMPERAMENTOS E RESSALTOU A SUA IMPORTÂNCIA E DO PREDOMÍNIO DE UM DOS 4 HUMORES.

5 A DOUTRINA DA PATOLOGIA HUMORAL GUIOU A PRÁTICA MÉDICA POR MAIS DE ANOS,E SÓ COMEÇOU A PERDER TERRENO COM A DESCOBERTA DA ESTRUTURA CELULAR DOS SERES VIVOS. OS ORGÃOS E TECIDOS DEIXARAM DE SER COMO MASSAS RESULTANTES DA SOLIDIFICAÇÃO DOS HUMORES, E PASSARAM A SER VISTOS COMO AGLOMERADOS DE CÉLULAS INDIVIDUAIS.

6 NA COMPLEXIDADE DAS DIFERENTES FORMAS DE VIDA, UMA SURPRESA: O RESSURGIMENTO DO NÚMERO 4 NAS BASES QUE INTEGRAM O DNA:ADENINA,TIMINA,GUANINA E CITOSINA. E AS 4 BASES POR SUA VEZ SÃO FORMADAS DE 4 ELEMENTOS QUÍMICOS:CARBONO, OXIGÊNIO, HIDROGÊNIO E NITROGÊNIO.

7

8

9

10


Carregar ppt "O NÚMERO 4 TEM UM SIMBOLISMO ESPECIAL DESDE A ANTIGUIDADE,O DA PLENITUDE,DA TOTALIDADE E DA UNIVERSALIDADE.JÁ O NUMERO 3, ESPELHA O TRANSCEDENTAL,O ESPIRITUAL,O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google