A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS

2 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL DEFINIÇÃO: Ciência que estuda a química dos processos biológicos; Ocorre em todos os seres vivos; Estuda a estrutura e função de biomoléculas.

3 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Divisão da Bioquímica: Componentes Inorgânicos Água (nutrição, temperatura) Sais minerais Componentes Orgânicos Carboidratos; Proteínas, Enzimas, Vitaminas; ácidos nucleicos (DNA e RNA)

4 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Por que estudar Bioquímica? ? Como um organismo armazena e transmite a informação necessária para seu crescimento e reprodução? Quais são as estruturas químicas dos organismos vivos? Como um organismo armazena e transmite a informação cecessária para o seu crescimento e reprodução? Como os organismos extraem energia do seu ambiente para permanecerem vivos? Como as reações químicas são controladas dentro das células?

5 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Tipo de Estudo: Estático: Química Estrutural Dinâmico: Reações bioquímicas e vias metabólicas (metabolismo – catabolismo) Biologia Molecular Informação Biológica – Transmissão e carga genética

6 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Organização Celular Fonte: Básica em Imagens Chavas & Melo Garcia, 2008

7 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL

8 Estudo da Bioquímica conceito nato: existe uma química da vida, ou então que há vida pela química. Antes que um conceito filosófico ou religioso, a vida, aqui, deve ser tratada como o resultado da maximização de fatores físicos e químicos presentes em um sistema aberto extremamente frágil: a célula. conceito nato: existe uma química da vida, ou então que há vida pela química. Antes que um conceito filosófico ou religioso, a vida, aqui, deve ser tratada como o resultado da maximização de fatores físicos e químicos presentes em um sistema aberto extremamente frágil: a célula.

9 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL

10 Macromoléculas: São construídas pela união química de precursores relativamente somples: SUBUNIDADES MONOMÉRICAS para formar polímeros de unidades repetidas. As ligações específicas para cada grupo são formadas por reações de condensação com perda de água, em processos que requerem ENERGIA.

11 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Fonte: Motta, 2007

12 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL BIO-QUIMICA POLÍMEROS BIOLÓGICOS Muitas moléculas biológicas são macromoléculas (polímeros) de alto peso molecular montados a partir de precursores mais simples. A síntese de macromoléculas é a atividade que mais consome energia das células. MONÔMEROS POLÍMEROS radical EXEMPLO: 1. Proteínas: 1. Proteínas: peptídeos (formado por aminoácidos) 2. Ácidos nucléicos: 2. Ácidos nucléicos: polinucleotídeos (DNA e RNA) 3. Polissacarídeos: 3. Polissacarídeos: (formado por açúcares)

13 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Biomoléculas Os organismos vivos são compostos por milhares de moléculas inorgânicas e orgânicas diferentes. Contêm cerca de 27 elementos químicos. O número real depende do tipo de célula e a espécie de organismo. Acima de 99% da massa da maioria das células, são compostas por oito elementos denominados elementos principais. Os outros constituintes são elementos secundários. A grande maioria dos constituintes moleculares dos sistemas vivos contém carbonos ligados covalentemente a outros carbonos e a átomos de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

14 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Generalidades: o corpo compõe e decompõe substâncias por meio de processos químicos. o vermelho do sangue (a hemoglobina) se liga ao oxigênio para transportá-lo via sangue. a grande classe de substâncias denominadas de proteínas é constituída, sem exceção, por apenas vinte tipos de blocos de construção (aminoácidos).

15 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Generalidades... Todo organismo vivo é formado por MACROMOLÉCULAS ORGÂNICAS; Todos os organismos vivos são formados pelas mesmas espécies de moléculas fundamentais e, portanto, parecem ter um ancestral comum. Os organismos vivos trocam ENERGIA E MATÉRIA com o meio ambiente e entre si. Os organismos vivos criam e mantém suas estruturas organizadas e complexas extraindo, transformando e utilizando energia do seu ambiente.

16 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Importante... Toda e qualquer matéria viva é regida por dois princípios básicos, que são denominados Princípios da Lógica Molecular dos Organismos Vivos. Princípio da Entropia Máxima (ou tendência ao Caos) e Princípio da Economia Máxima (ou economia das Partes e dos Processos, ou ainda, Princípio da Conservação Máxima de Matéria e Energia). Toda e qualquer matéria viva é regida por dois princípios básicos, que são denominados Princípios da Lógica Molecular dos Organismos Vivos. Princípio da Entropia Máxima (ou tendência ao Caos) e Princípio da Economia Máxima (ou economia das Partes e dos Processos, ou ainda, Princípio da Conservação Máxima de Matéria e Energia). Quanto maior parece ser a desordem, tanto maior é a quantidade de oportunidades e possibilidades. Isso que torna a coisa toda mágica, mas tudo depende de como você encara e lida com tudo.

17 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Importante: Desde que o Universo foi criado, assim como o entendemos, todo o pool de matéria e energia, é exatamente o mesmo. Ou seja, não ocorre perda ou formação, seja de matéria ou energia. O que se observa, no entanto, são transformações, ou bioconversões, com a consequ ̈ ente realização de trabalho.

18 Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL Próxima AULA! ÁGUA


Carregar ppt "Profa. Denise Esteves Moritz - UNISUL BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google