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ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
A função compras faz parte integrante do processo de logística das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos (supply chain). A gestão da função compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios, em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos. O valor total gasto nas compras de insumos para a produção, seja do produto ou do serviço final, pode variar de 50 a 80% do total das receitas brutas. A aquisição de recursos ou bens materiais quer sejam produtivos (aqueles que se incorporam ao produto final), não-produtivos (não se incorporam ao produto final) ou itens de revenda, é tratada pelas empresas de suas unidades de compras.

2 ATIVIDADES DE UMA UNIDADE DE COMPRAS PESQUISA FORNECEDORES AQUISIÇÃO
Estudo de mercado. Estudo de materiais. Análise de custos. Investigação das fontes de fornecimento. Inspeção das fábricas dos fornecedores. Desenvolvimento de fontes de fornecimento. Desenvolvimento de fontes de materiais alternativos ATIVIDADES DE UMA UNIDADE DE COMPRAS Conferência de requisições. Análise das cotações. Decidir entre comprar por meios de contratos ou no mercado aberto. Entrevistar vendedores. Negociar contratos. Efetuar as encomendas de compras. Acompanhar o recebimento de materiais AQUISIÇÃO ADMINISTRAÇÃO Manutenção de estoques mínimos. Transferências de materiais. Evitar excessos e obsolescência de estoque. Padronizar o que for possível. Fazer estimativa de custo. Dispor de material desnecessário, obsoleto ou excedente. Cuidar das relações comerciais recíprocas.

3 Q2 c caso n haja alternativas de fornecimento. Q4
RISCO Risco para parceria Não se estabelecem esforços conjuntos para fortalecimento de relacionamento futuro. Contrato médio prazo Q1 ESTRATEGICO Parceria estratégica Joint Venture Confiança mútua Intensa troca de informações Suplay chain Management (Gerenciamento cadeia suprimentos ) Q3 Alta Centralidade MERCADO Nível de relacionamento de mercado puro Limitação na troca de informações Negociação baseada em cotações e preços Oportunidade de compra Não se estabelecem parcerias Q2 c caso n haja alternativas de fornecimento. DEPENDENCIA Contratos de longo prazo Possível dependência do fornecedor quando a parceria não é bem administrada Q4 Baixa Centralidade Alto custo de troca Baixo custo de troca

4 Single - Sourcing Multi - Sourcing DESVANTAGENS VANTAGENS
Qualidade potencialmente melhor devido a maiores possibilidades de sistemas de garantia de qualidade Relações mais fortes e mais duráveis Maior dependência favorece maior comprometimento Melhor comunicação Cooperação mais fácil no desenvolvimento de novos produtos e serviços Mais economia de escala Maior confidencialidade Comprador pode forçar preço para baixo por meio da competição dos fornecedores Possibilidade de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento Várias fontes de conhecimento e especialização disponíveis DESVANTAGENS Maior vulnerabilidade a problemas, caso ocorram falhas do fornecimento Fornecedor individual mais afetado por flutuações no volume de demanda Fornecedor pode forçar preços para cima caso não haja alternativas de fornecimento. Dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor. Mais difícil desenvolver sistema de garantia da qualidade eficazes. Maior esforço requerido para comunicação. Maior dificuldade de obter economias de escala.


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