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Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.

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1 Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University
Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in Scientific Inquiry 2002: The Fate of Knowledge 2013: Studying Human Behavior: How Scientists Investigate Aggression and Sexuality

2 Visões usuais de objetividade na ciência:
Ciência origina-se da descrição precisa e detalhada de fatos Objetividade relaciona-se com métodos de investigação Defende a ideia de que a objetividade da ciência é assegurada pelo caráter social da investigação.

3 Atividade científica: objetiva ou subjetiva?
Papel da experimentação e papel da teoria na atividade científica ”Como as alegações e demonstrações de interação entre ciência e valores sociais podem afetar nossa concepção de conhecimento científico?” Parte do pressuposto de que a prática científica é regulada por normas e valores gerados pelo entendimento dos objetivos da investigação científica.

4 Ciência como prática. E porque é prática, é social.
Importante distinguir duas perspectivas de objetividade: Objetividade como característica dos métodos de investigação Objetividade como característica dos investigadores ou de suas atitudes e práticas Ciência como prática. E porque é prática, é social.

5 3 aspectos do caráter social da ciência:
Ciência como empreendimento social e a dependência dos indivíduos uns dos outros para sua prática ; Iniciação em ciência requer educação; Atividade científica em rede; depende dos valores da sociedade para ser praticada.

6 ”O conhecimento científico é, afinal, o produto de muitos indivíduos trabalhando em conjunto (reconhecendo isso ou não). (...) Investigação científica é complexa e consiste de diferentes tipos de atividades. Consiste não apenas em produzir teorias mas também em (produzir) interações concretas, bem como modelos de processos naturais. (...) A integração e a transformação destas atividades em um entendimento coerente sobre um dado fenômeno é assunto de negociações sociais.”

7 Algumas ideias de Longino sobre a prática científica:
A investigação científica é uma prática humana colaborativa; Teorias são resultado da investigação e não o processo; Como atividade humana, a atividade científica é socialmente organizada em modos que afetam seus objetivos e critérios de sucesso; Desenvolve-se em contexto social e político com o qual tem dinâmica interação.

8 avaliação por pares e aplicações de verba
Acrescenta dois grandes elementos para sua consideração da ciência como prática social: avaliação por pares e aplicações de verba E destaca o tratamento crítico que envolve estes elementos como crucial para refinar ideias e técnicas

9 Ainda sobre o dilema do que consistiria e regularia a objetividade na ciência:
”Uma vez que a relação entre hipóteses e evidência é mediada por conhecimentos existentes que não podem ser, eles mesmos, sujeitos a confirmação ou não confirmação empírica e que podem surgir de inspirações metafísicas e normativas, seria um erro identificar a objetividade de métodos científicos apenas por suas características empíricas.” O conhecimento científico é, portanto, social, tanto pelos modos como é gerado como por seus usos.

10 Critérios para a dimensão crítica:
Locais/espaços reconhecidos para a crítica: fóruns, reuniões científicas, periódicos, conferências etc, como espaços em que conhecimentos propostos são apresentados para debate. Padrões/critérios compartilhados: conhecimentos teóricos, empíricos e metodológicos que são compartilhados em que permitem a crítica. Réplica/resposta da comunidade: a comunidade deve estar aberta e ser tolerante com o discordância. Igualdade de autoridade intelectual: a qualquer indivíduo que reconheça as normas e práticas desta comunidade está aberta a possibilidade de crítica.


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