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Lei de Liberdade - Liberdade de pensar e liberdade de consciência

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Apresentação em tema: "Lei de Liberdade - Liberdade de pensar e liberdade de consciência"— Transcrição da apresentação:

1 Lei de Liberdade - Liberdade de pensar e liberdade de consciência
- Livre-arbítrio e responsabilidade - Livre-arbítrio e fatalidade - O princípio de ação e reação

2 Liberdade de pensar e liberdade de consciência

3 Significado de Liberdade
Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral Poder de exercer livremente a sua vontade Condição do ser que não vive em cativeiro Independência, autonomia

4 Liberdade absoluta Há posições no mundo em que o homem possa gabar-se de gozar de uma liberdade absoluta? - Não, porque vós todos necessitais uns dos outros, os pequenos como os grandes. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 825

5 Liberdade absoluta Qual seria a condição em que o homem pudesse gozar de liberdade absoluta? - A do eremita no deserto. Desde que haja dois homens juntos, há direitos a respeitar e não terão eles, portanto, liberdade absoluta. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 826

6 Liberdade de pensamento
Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade. Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las. Voltaire - filósofo e dramaturgo foi um dos pensadores do iluminismo e defendia a liberdade de pensamento

7 Liberdade de pensamento
Há no homem qualquer coisa que escape a todo constrangimento, e pela qual ele goze de uma liberdade absoluta? - É pelo pensamento que o homem goza de uma liberdade sem limites, porque o pensamento não conhece entraves. Pode-se impedir a sua manifestação, mas não aniquilá-lo. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 833

8 O homem é responsável pelo seu pensamento?
Liberdade de pensamento O homem é responsável pelo seu pensamento? - Ele é responsável perante Deus. Só Deus, podendo conhecê-lo, condena-o ou absolve-o, segundo a sua justiça. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 834

9 A liberdade de consciência é uma consequência da liberdade de pensar?
- A consciência é um pensamento íntimo, que pertence ao homem como todos os outros pensamentos. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 835

10 Liberdade de consciência
“A consciência é o centro da personalidade. É não somente a faculdade de perceber, mas também o sentimento que temos de viver, agir, pensar, querer.” Léon Dennis- O problema do ser do destino e da dor - capítulo XXI

11 Qual é o resultado dos entraves à liberdade de consciência?
Liberdade religiosa - Constranger os homens a agir de maneira diversa ao seu modo de pensar, o que os tornará hipócritas. A liberdade de consciência é uma das características da verdadeira civilização e do progresso. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 837

12 “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” Paulo de Tarso
Liberdade de consciência “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém” Paulo de Tarso “Enquanto a liberdade de pensar é ilimitada, a liberdade de consciência sofre restrição pois depende do nível evolutivo do Espírito”. A medida que os espíritos evoluem, a consciência do bem e do mal esta mais bem definida neles. A consciência não esclarecida pode alimentar ideias malsãs, gerar e provocar ações morais eticamente abusivas, resultando em sofrimento e desarmonia para si e para o próximo.

13 Liberdade de consciência
A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. Mahatma Gandhi

14 Há homens naturalmente destinados a ser propriedade de outros homens?
Liberdade e Escravidão Há homens naturalmente destinados a ser propriedade de outros homens? - Toda sujeição absoluta de um homem a outro é contrária à lei de Deus. A escravidão é um abuso da força e desaparecerá com o progresso, como pouco a pouco desaparecerão todos os abusos. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 829

15 Livre-Arbítrio e Responsabilidade

16 O homem tem livre-arbítrio nos seus atos?
Livre-Arbítrio - Conceito O homem tem livre-arbítrio nos seus atos? - Pois se tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 843

17 O homem goza do livre-arbítrio desde o nascimento?
- Ele tem a liberdade de agir, desde que tenha a vontade de o fazer. Nas primeiras fases da vida a liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. Estando os pensamentos da criança em relação com as necessidades da sua idade, ela aplica o seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 844

18 Livre-Arbítrio A posição social não é às vezes um obstáculo à inteira liberdade de ação? - O mundo tem, sem dúvida, as suas exigências. Deus é justo e tudo leva em conta, mas vos deixa a responsabilidade dos poucos esforços que fazeis para superar os obstáculos. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 850

19 Livre-Arbítrio [...] O livre-arbítrio é, pois, a expansão da personalidade e da consciência. Para sermos livres é necessário querer sê-lo e fazer esforço para vir a sê-lo, libertando-nos da escravidão da ignorância e das paixões baixas, substituindo o império das sensações e dos instintos pelo da razão. Léon Denis: O problema do ser, do destino e da dor. Terceira parte, cap. 22.

20 Livre-Arbítrio e Fatalidade

21 Fatalidade - Conceito FATALIDADE
Qualidade ou caráter de fatal. Sorte inevitável; destino, fado, fatalismo. FATALISMO Atitude ou doutrina que admite que o curso dos acontecimentos está previamente fixado, nada podendo alterá-lo. Dicionário da Língua Portuguesa. Novo Aurélio.

22 Livre-Arbítrio e Fatalidade
Há uma fatalidade nos acontecimentos da vida, segundo o sentido ligado a essa palavra; quer dizer, todos os acontecimentos são predeterminados, e, nesse caso, em que se torna o livre-arbítrio? A fatalidade não existe senão para a escolha feita pelo Espírito, ao encarnar-se, de sofrer esta ou aquela prova; ao escolhê-la, ele traça para si mesmo uma espécie de destino, que é a própria consequência da posição em que se encontra. Falo das provas de natureza física, porque, no tocante às provas morais e às tentações, o Espírito, conservando o seu livre-arbítrio sobre o bem e o mal, é sempre senhor de ceder ou resistir. [...] Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 851

23 Livre-Arbítrio e Fatalidade
[...] Um bom Espírito, ao vê-lo fraquejar, pode correr em seu auxílio mas não pode influir sobre ele a ponto de subjugar-lhe a vontade. [...]

24 Livre-Arbítrio e Fatalidade
Há pessoas que parecem perseguidas por uma fatalidade, independentemente de sua maneira de agir, a desgraça está no seu destino? - São, talvez, provas que devem sofrer e que elas mesmas escolheram. Ainda uma vez levais à conta do destino o que é, quase sempre, a consequência de vossa própria falta. Em meio dos males que te afligem, cuida que a tua consciência esteja pura e te sentirás mais ou menos consolado. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 852

25 Livre-Arbítrio e Fatalidade
- As ideias justas ou falsas que fazemos das coisas nos levam a vencer ou fracassar, segundo o nosso caráter e a nossa posição social. Achamos mais simples e menos humilhante para o nosso amor-próprio atribuir os nossos fracassos à sorte ou ao destino, do que a nós mesmos. Se a influência dos Espíritos contribui algumas vezes para isso, podemos sempre nos subtrair a ela, repelindo as ideias más que nos forem sugeridas.

26 O Princípio de Ação e Reação

27 Ação e Reação Existe relação entre liberdade de pensar, liberdade de consciência, livre-arbítrio, responsabilidade, fatalidade e ação e reação?

28 Ação e Reação Sendo infinita a Justiça de Deus, o bem e o mal são rigorosamente considerados, não havendo uma só ação, um só pensamento mau que não tenha consequências fatais, como não há uma única ação meritória, um só bom movimento da alma que se perca [...]. Allan Kardec: O céu e o inferno. Primeira parte, cap. 7, n.º 8 (Código Penal da Vida Futura).

29 Ação e Reação Os atos praticados contra a Lei de Liberdade, própria ou alheia, nos conduzem à questão do livre-arbítrio, assim resumida: [...] O homem não é fatalmente levado ao mal; os atos que pratica não foram previamente determinados; os crimes que comete não resultam de uma sentença do destino. Ele pode, por prova e por expiação, escolher uma existência em que seja arrastado ao crime, quer pelo meio onde se ache colocado, quer pelas circunstâncias que sobrevenham, mas será sempre livre de agir ou não agir. Assim, o livre-arbítrio existe para ele, quando no estado de Espírito, ao fazer a escolha da existência e das provas e, como encarnado, na faculdade de ceder ou de resistir aos arrastamentos a que todos nos temos voluntariamente submetido. Cabe à educação combater essas más tendências. Allan Kardec | O Livro dos Espíritos – pergunta 872

30 Ação e Reação A Justiça e Bondade Divinas estão evidentes nas manifestações da lei de causa e efeito. Desde [...] que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Allan Kardec | O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. V, item 3

31 Ação e Reação A quem, então, há de o homem responsabilizar por todas essas aflições, senão a si mesmo? O homem, pois, em grande número de casos, é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para sua vaidade acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria. Allan Kardec | O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. V, item 4

32 Boa noite e Muita Paz!


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