Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLorena Pinho da Conceição Alterado mais de 6 anos atrás
1
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes
2
Em geral as pessoas consideram os movimentos sociais sob um só ponto de vista: o de suas reivindicações. Mas existem as dimensões dos valores, das crenças, história e diferenças internas como as ações sociais.
3
Os movimentos são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Em geral, envolve o conflito político e tem relação de oposição ou parceria com o Estado.
4
Principalmente entre as décadas de 1950 e 1960 os movimentos eram compreendidos como nocivos para a ordem social. Ele era um gerador de conflito, uma anomia social.
5
Características comuns
- Não apresentam coordenação única, pois comportam uma diversidade muito grande de ideias e valores, bem como de atuação e de organização; - suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento, para criar uma nova sociabilidade; - a organização varia de acordo com o grau de burocratização.
6
MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO
MOVIMENTO REFORMISTA
7
Movimento tradicional: apresenta uma organização hierárquica; está ligado principalmente ao movimento trabalhista; dão origem aos sindicatos, associações e partidos
8
Novos movimentos: desloca a pauta da economia para os aspectos culturais; geralmente o poder é organizado de forma horizontal; buscam transformar os comportamentos e valores dos diversos segmentos sociais.
9
MOVIMENTO SOCIAL E JUVENTUDE
São pluriclassista (jovens de várias camadas sociais); maior transitoriedade dos protagonistas (sempre se renova); ganha papel de destaque a partir de 1960, quando exige mudanças no sistema educacional.
10
Entre os problemas sociais que afetam um grupo minoritário, o que pode ser entendido como de maior gravidade, ao nos voltarmos para o foco institucional, é: a) a precária representação política, o que ocasiona negligência de direitos básicos que deveriam ser assegurados para todos os indivíduos em um Estado democrático. b) a falta de leis rigorosas e explicitamente voltadas para atender as necessidades específicas de uma minoria. c) a resistência em reconhecer a existência dos grupos minoritários por parte de nosso governo. d) a falta de ONGs que se voltem para a resolução dos problemas que os grupos minoritários possuem.
11
REFERÊNCIAS ARAÙJO, Silvia M. de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Cidadania Política e Estado. In: Sociologia – ensino médio – volume único. São Paulo: Moderna, SILVA, Afrânio et al. Movimentos sociais. In: Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2013.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.