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Ferramenta Eficiente e Eficaz

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Apresentação em tema: "Ferramenta Eficiente e Eficaz"— Transcrição da apresentação:

1 Ferramenta Eficiente e Eficaz
Gestão da Qualidade Ferramenta Eficiente e Eficaz

2 A Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas.

3 Gestão da Qualidade Total (GQT)
Quando esta gestão ultrapassa seus limites organizacionais (internos da empresa) e passa a visar a qualidade em níveis mais amplos como a dos parceiros de negócios, dos fornecedores e distribuidores esta gestão é chamada de Gestão de Qualidade Total.

4 A Gestão da Qualidade Total (GQT)
A Gestão pela Qualidade Total - GQT - é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma organização por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível. É útil em todos os tipos de organização.

5 Gestão da Qualidade Para que esta gestão seja bem aproveitada é necessário planejamento, organização, controle e liderança. Uma vez que todos essas etapas promovem a possibilidade de acesso mais fácil a novos mercados, reduzem os custos internos, aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, aumenta a produtividade entre outros benefícios.

6 Qualidade Total A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão.

7 Gestão da Qualidade Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje tem sido para a gestão da qualidade, que pode estar voltada para produtos ou serviços. A qualidade dos serviços e dos produtos de uma instituição atualmente são reconhecidos como de extrema importância, sendo assim, houve a criação de certificação de sistemas de gestão da qualidade.

8 Sistemas de Gestão da Qualidade
Proporcionando redução de custos, aumento da confiança e satisfação dos clientes, melhora da produtividade, da imagem e dos processos, possibilitando fácil acesso aos mercados, a certificação de sistemas de gestão de qualidade avalia as concordâncias que a empresa determina.

9 Sistemas de Gestão da Qualidade
São exemplos de sistemas de gestão da qualidade: o ISO 9000; 5’S; o Controle de Qualidade; Fluxogramas

10 O ISO 9000 A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade. O ISO 9000 pode ser aplicado em qualquer negócio, se resume a melhor capacitação dos funcionários, melhora de processos internos, análise da confiabilidade e satisfação dos clientes, entre outros estudos sobre a qualidade do funcionamento e serviços prestados de uma organização.

11 5’S A Ferramenta 5'S não é apenas um programa, mas uma filosofia de vida. Com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e seguro, as empresas vêem aplicando os princípios japoneses dos 5'S. Mediante treinamento e conscientização, os colaboradores são incentivados a implementarem ações de melhoria para cada um dos princípios do 5'S.

12 5’S SEIRI (organização e senso de utilização)
SETON (arrumação e ordenação) SEISO (Limpeza) SEIKETSU (padronização) SHITSUKE (disciplina)

13 Controle de Qualidade PDCA - Trata-se de um método simples para organizar e sequenciar a busca de soluções de problemas e melhoria de processos. O “ciclo PDCA”, aplicado no método para o desenvolvimento de novos projetos, tem como objetivo elevar o desempenho a níveis inéditos, ou seja, um melhoramento contínuo como   sinônimo de avaliação. Sempre que se completa um ciclo considera-se que alguma melhoria no processo aconteceu. Portanto, toda vez que se "roda" o ciclo PDCA, algum novo problema será descoberto e o processo (Empresa) encontrará um novo nível de excelência. 

14 PDCA Plano - A primeira coisa a ser feita é um plano onde deverá ser investigado as causas e conseqüências dos problemas. Após o levantamento feito em cada área levantando os principais pontos relacionados abaixo, é elaborado um plano para que o problema deixe de acontecer ou que pelo menos se possa isolar o problema. Problema - Descreva os possíveis problemas que são enfrentados pela empresa em alguma área. Causas - Por que está acontecendo o problema? Tem a ver com Material, Método, Mão de Obra, Máquina, Medida? Tem origem em outras áreas? Quais? Conseqüências - O que irá acontecer se o problema não for resolvido? Vai influenciar em outras áreas ou Clientes? Quais? Soluções Possíveis - Quais são as soluções possíveis para a resolução do problema? Qual o tempo estimado para a resolver o problema?

15 PDCA P - Plan (Plano): Consiste nas etapas anteriores.
D- Do (Fazer): É o estágio de implementação do plano, onde é determinado o que fazer, quem irá fazer e quando deverá agir. C- Check (Verificar): É o estágio onde as pessoas envolvidas para resolução do problema ou melhoria do método atuarão para saber se as medidas tomadas para eliminação do problema ainda estão sendo tomadas. A- Action (Ação): É o momento em que, percebendo que o problema (falha) voltou, toma-se as medidas necessárias para correção. O ciclo PDCA é seqüencial, ou seja, cada vez que se chega na letra A, começa tudo de novo, na letra P.

16 PDCA O PDCA, aplicado à solução de problemas é o caminho racional para atingir as metas. Ao analisar o PDCA, se a meta foi alcançada com eficácia então essa pode tornar-se uma “meta padrão” e o ciclo será novamente aplicado para manter o resultado. O método PDCA sendo bem empregado no sistema pode solucionar os problemas, manter as metas alcançadas, melhorar os resultados e até mesmo auxiliar o desenvolvimento de novos projetos.

17 Fluxogramas O fluxograma é um gráfico que demonstra a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.

18 FAP - Fluxograma de Análise de Processos.
Como instrumento de múltiplas funções, o FAP, mediante sua representação gráfica, permite visualizar e compreender melhor os processos de trabalho em execução, as diversas fases operacionais, a interligação com outros processos e todos os documentos envolvidos.

19 Fluxogramas Toda situação e/ou processo apresenta problemas específicos de mapeamento. Há muitos tipos diferentes de fluxograma. Cada um para cada aplicação específica. As 4 básicas são: 1. Diagrama de blocos que fornece uma rápida noção do processo; 2.  O fluxograma padrão da American National Standards Institute (ANSI), que analisa os inter-relacionamentos detalhados de um processo; 3.  Fluxogramas funcionais, que mostram o fluxo do processo entre organizações ou áreas; 4.  Fluxogramas geográficos, que mostram o fluxo do processo entre localidades.

20 Considerações A qualidade sempre foi uma preocupação.
Ultimamente a qualidade passou a ser uma questão estratégica, ligada à sobrevivência da empresa. Hoje em dia, se uma empresa não for capaz de ser competitiva em nível mundial, ela estará arriscada a perder seu mercado para qualquer outro que consiga produzir com boa qualidade e preços baixos.  


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