A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5º SENSE Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5º SENSE Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006."— Transcrição da apresentação:

1 5º SENSE Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006

2 Melhores Práticas da Relação Bipartite em prol da Segurança e Saúde no Trabalho - Empregador e Empregado Eng. Carlos Alberto Crepaldi Gerente da Unidade de Produção Porto Primavera

3 POLÍTICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE A CESP, em consonância ao compromisso com a excelência na geração de energia elétrica, considera o respeito à vida, a proteção à saúde e a segurança no trabalho de seus empregados e de prestadores de serviço como componentes essenciais do desempenho empresarial e responsabilidade fundamental da gerência em todos os níveis.

4 POLÍTICAS DE SEGURANÇA E SAÚDE A CESP fundamenta a gestão da Segurança e Saúde na busca permanente do bem estar dos empregados e de prestadores de serviço, no cumprimento da legislação pertinente em vigor e na busca da melhoria contínua dos processos produtivos, através da prevenção, controle e eliminação dos riscos associados ao trabalho e da promoção da saúde e qualidade de vida.

5 HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO ª CIPA no Escritório Central - SP Início do registro de Índices de Acidentes do Trabalho e Análise Científica. 1975/76 - Início das atividades da Engenharia de Segurança do Trabalho.

6 HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO OBRIGATORIEDADE DO SEESMT - Lei nº 6514 e a Portaria nº /12/77 e 08/06/ Descentralização dos Técnicos de Segurança do Trabalho Primeiras ações voltadas à ergonomia.

7 HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO Após análise de riscos efetuada pela Segurança do Trabalho da CESP, é obtida a autorização do MINISTÉRIO DO TRABALHO para que os trabalhadores em atividades de campo, nas situações livres de risco de queda de objetos, fizessem o uso do chapéu de palha em substituição ao capacete.

8 HISTÓRICO CESP SEGURANÇA DO TRABALHO Gerenciamento de Riscos Instituí-se a Comissão Paritária de Segurança e Saúde, com cláusula específica no Acordo Coletivo de Trabalho Mandato das CIPAs por 2 anos, obtido por autorização especial do Ministério do Trabalho, a partir de solicitação conjunta CESP e Sindicatos.

9 CESP x SINDICATOS A CESP, na busca de propiciar as melhores condições de saúde e segurança em suas instalações, vem realizando parcerias com os Sindicatos, indicando e/ou sugerindo temas e palestrantes para as SIPATs, visando o incentivo na participação com o intuito de melhor conscientização e disseminação destas informações aos empregados.

10 CESP x SINDICATOS Reuniões de CIPA: verdadeiros fóruns de análise das questões relativas à Saúde e Segurança. Contam com a participação intensa das gerências das unidades e empregados em geral. As questões são debatidas e analisadas em profundidade visando esclarecer ocorrências e providenciar incremento de medidas preventivas.

11 DIRETRIZES DE SEGURANÇA E SAÚDE Segurança e saúde integram os processos de trabalho em todas as suas fases. Ações e medidas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho devem estar presentes do planejamento à finalização das tarefas de cada empregado e envolver a identificação de riscos, as orientações técnicas dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho, assim como as sugestões das CIPA e demais comissões com representação de empregados.

12 DIRETRIZES DE SEGURANÇA E SAÚDE A internalização de valores relativos à Segurança e Saúde é objetivo permanente da CESP buscado por meio de educação, capacitação e envolvimento de seus empregados.

13 SINDICATO x CESP

14

15 CONCLUSÃO A CESP sempre primou pela Segurança e Saúde dos seus empregados e terceirizados, buscando a solução e a eliminação dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas. A parceria com as classes representativas dos empregados é um fato e com o objetivo principal de buscar em conjunto as melhores condições de trabalho, temos obtido excelentes resultados, onde quem ganha é a Empresa, seus empregados e principalmente, os seus familiares.


Carregar ppt "5º SENSE Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro Belo Horizonte - 20 a 23/08/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google