A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro 3 – cap. 12 A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA. GOVERNO DUTRA (1946-1951) A Constituição de 1946 Manteve as leis trabalhistas e garantiu a liberdade de pensamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro 3 – cap. 12 A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA. GOVERNO DUTRA (1946-1951) A Constituição de 1946 Manteve as leis trabalhistas e garantiu a liberdade de pensamento."— Transcrição da apresentação:

1 Livro 3 – cap. 12 A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA

2 GOVERNO DUTRA ( ) A Constituição de 1946 Manteve as leis trabalhistas e garantiu a liberdade de pensamento e de imprensa; Manteve as leis trabalhistas e garantiu a liberdade de pensamento e de imprensa; Eleição direta para presidente, com mandato de 5 anos, sem reeleição; Eleição direta para presidente, com mandato de 5 anos, sem reeleição; Voto direto, obrigatório e secreto para homens e mulheres maiores de 18 anos, exceto os analfabetos. Voto direto, obrigatório e secreto para homens e mulheres maiores de 18 anos, exceto os analfabetos.

3 A ECONOMIA Durante a guerra, o Brasil mais exportou do que importou, acumulando enorme saldo em moedas estrangeiras. Durante a guerra, o Brasil mais exportou do que importou, acumulando enorme saldo em moedas estrangeiras. Política econômica: adotou a livre importação de produtos industrializados. Política econômica: adotou a livre importação de produtos industrializados. Resultado: a indústria nacional entrou em crise, o que provocou inflação, desemprego e aumento no custo de vida. Resultado: a indústria nacional entrou em crise, o que provocou inflação, desemprego e aumento no custo de vida. As manifestações populares As manifestações populares de protesto se intensificaram. Para o governo, os responsáveis por tudo aquilo eram os comunistas.

4 A volta de Getúlio Getúlio continuava a ser o político mais popular do Brasil. Getúlio continuava a ser o político mais popular do Brasil. Vence facilmente as eleições de outubro, cumprindo o que havia dito: voltar ao poder nos braços do povo. Obteve 48,7% dos votos. Vence facilmente as eleições de outubro, cumprindo o que havia dito: voltar ao poder nos braços do povo. Obteve 48,7% dos votos. Problemas: Exército, imprensa, Guerra Fria (o comunismo x anticomunismo) Problemas: Exército, imprensa, Guerra Fria (o comunismo x anticomunismo) Investiu na indústria de máquinas e equipamentos, transporte e energia. Investiu na indústria de máquinas e equipamentos, transporte e energia. Criou a Petrobrás e a Eletrobrás (nacionalismo e estatização) Criou a Petrobrás e a Eletrobrás (nacionalismo e estatização)

5 O Petróleo é nosso

6 Amor x ódio Os trabalhadores se mostravam insatisfeitos com o custo de vida e os baixos salários. Aconteceram muitas greves. Os trabalhadores se mostravam insatisfeitos com o custo de vida e os baixos salários. Aconteceram muitas greves. Getúlio resolve aumentar o salário mínimo em 100%. A UDN e o Getúlio resolve aumentar o salário mínimo em 100%. A UDN e o empresariado o atacaram duramente através da imprensa.

7 O crime na rua Toneleiros Carlos Lacerda, jornalista de oposição, sofreu um atentado à bala, mas nele morreu o major da Aeronáutica Rubens Vaz. Nas investigações, descobriu-se que o mandante era o chefe da guarda pessoal de GV, Gregório Fortunato. Carlos Lacerda, jornalista de oposição, sofreu um atentado à bala, mas nele morreu o major da Aeronáutica Rubens Vaz. Nas investigações, descobriu-se que o mandante era o chefe da guarda pessoal de GV, Gregório Fortunato.

8 O suicídio (24/8/1954) A partir de então, as pressões militares para que Getúlio renunciasse se tornaram insuportáveis. GV suicidou-se com um tiro no coração. A partir de então, as pressões militares para que Getúlio renunciasse se tornaram insuportáveis. GV suicidou-se com um tiro no coração.

9 Saio da vida para entrar na história

10 A sucessão do presidente Assume o vice, Café Filho, até que se realizassem eleições. Assume o vice, Café Filho, até que se realizassem eleições. Os vencedores foram Juscelino Kubitschek e João Goulart para vice. A UDN pretendia impedir a posse deles. Os vencedores foram Juscelino Kubitschek e João Goulart para vice. A UDN pretendia impedir a posse deles. Em novembro de 1955, o ministro da Guerra, Henrique Lott, ocupou militarmente o Rio de Janeiro para garantir a posse de JK. Em novembro de 1955, o ministro da Guerra, Henrique Lott, ocupou militarmente o Rio de Janeiro para garantir a posse de JK.

11 Governo Juscelino Kubitschek ( ) O governo JK ficou conhecido como o da estabilidade e do desenvolvimento. O governo JK ficou conhecido como o da estabilidade e do desenvolvimento. Lema: 50 anos em 5. Lema: 50 anos em 5. Plano de Metas: abrangia cinco setores-chave: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação. Plano de Metas: abrangia cinco setores-chave: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação. Indústria automobilística. Indústria automobilística. Construção de Brasília (1960) Construção de Brasília (1960) Abertura de 20 mil quilômetros de estradas. Abertura de 20 mil quilômetros de estradas.

12 Realizações: O PIB cresceu, em média, 7% ao ano; O PIB cresceu, em média, 7% ao ano; A produção industrial aumentou 10% ao ano; A produção industrial aumentou 10% ao ano; A indústria brasileira cresceu cerca de 80% em 5 anos; A indústria brasileira cresceu cerca de 80% em 5 anos; Em 1958 a seleção brasileira conquistou nossa 1ª copa do mundo – anos dourados. Em 1958 a seleção brasileira conquistou nossa 1ª copa do mundo – anos dourados. Porém, os elevados gastos públicos com o Programa de Metas e a construção de Brasília começaram a trazer problemas. Gastando mais do que arrecadava, o déficit das contas públicas dobrou, endividando o Estado. Porém, os elevados gastos públicos com o Programa de Metas e a construção de Brasília começaram a trazer problemas. Gastando mais do que arrecadava, o déficit das contas públicas dobrou, endividando o Estado.

13 Anos dourados

14

15

16 Governo Jânio Quadros A UDN lançou o nome de Jânio Quadros. A UDN lançou o nome de Jânio Quadros. Vitória impressionante: mais de um milhão de votos de diferença. Foi um dos líderes mais carismáticos do Brasil. Vitória impressionante: mais de um milhão de votos de diferença. Foi um dos líderes mais carismáticos do Brasil. Símbolo: uma vassoura, prometendo varrer a corrupção no país. Símbolo: uma vassoura, prometendo varrer a corrupção no país.

17

18

19

20 Estilo Jânio Proibiu o uso de biquíni na praia; proibiu a briga de galo..... Proibiu o uso de biquíni na praia; proibiu a briga de galo..... Reatou relações diplomáticas e comerciais com o bloco comunista; Reatou relações diplomáticas e comerciais com o bloco comunista; Homenageou Che Guevara – figura mais conhecida da Revolução Cubana; Homenageou Che Guevara – figura mais conhecida da Revolução Cubana; Foi acusado de estar tramando para o Brasil um regime análogo ao de Cuba; Foi acusado de estar tramando para o Brasil um regime análogo ao de Cuba; Renunciou em 25 de agosto de Renunciou em 25 de agosto de 1961.

21

22 A renúncia Jânio renunciou – O vice, João Goulart, era tido como comunista, e na época da renúncia, ele estava na China (comunista) A oposição tenta impedir a posse. O Congresso aprovou o Parlamentarismo: João Goulart seria o chefe de Estado, mas com poderes limitados. Jango faz um plebiscito – retorno ao presidencialismo (1963)

23 Plebiscito

24 Governo João Goulart (Jango): 1961 a 1964 O plebiscito deu vitória ao presidencialismo. Restaurados seus poderes, ele volta a governar; O plebiscito deu vitória ao presidencialismo. Restaurados seus poderes, ele volta a governar; A economia não estava bem; os salários perdiam valor a cada dia; A economia não estava bem; os salários perdiam valor a cada dia; Estava preocupado com as grandes desigualdades sociais Estava preocupado com as grandes desigualdades sociais

25 REFORMAS DE BASE Seu objetivo era mudar a distribuição de renda no Brasil, favorecendo as classes mais pobres. Lançou a chamada Reforma de Base: reforma administrativa, reforma fiscal, reforma agrária e reforma bancária. Ele resolve começar as reformas por meio de decretos, promovendo grandes mobilizações populares a favor da Reforma de Base.

26 O anúncio dos decretos caiu como uma bomba nos meios conservadores. 500 mil pessoas saíram às ruas para protestar contra o comunismo do governo João Goulart. Grupos militares preparam o golpe: os altos chefes militares depuseram João Goulart – Começa a DITADURA MILITAR.

27 Marcha da família / militares no poder


Carregar ppt "Livro 3 – cap. 12 A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA. GOVERNO DUTRA (1946-1951) A Constituição de 1946 Manteve as leis trabalhistas e garantiu a liberdade de pensamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google