A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A República Populista (1946-1964) 1. O governo Dutra (1946 – 1950): Redemocratização; Redemocratização; Constituição de 1946 – liberal; Constituição de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A República Populista (1946-1964) 1. O governo Dutra (1946 – 1950): Redemocratização; Redemocratização; Constituição de 1946 – liberal; Constituição de."— Transcrição da apresentação:

1 A República Populista ( ) 1. O governo Dutra (1946 – 1950): Redemocratização; Redemocratização; Constituição de 1946 – liberal; Constituição de 1946 – liberal; Abertura para o capital estrangeiro; Abertura para o capital estrangeiro; Posicionamento ao lado dos Estados Unidos na Guerra Fria. Posicionamento ao lado dos Estados Unidos na Guerra Fria.

2 O Governo Vargas (1951 – 1954) Volta ao poder eleito pelo povo; Volta ao poder eleito pelo povo; Governo marcado pelo: Governo marcado pelo: Nacionalismo com a criação da Petrobrás em 1953; Nacionalismo com a criação da Petrobrás em 1953; Desenvolvimento econômico – criação da Eletrobrás e do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico); Desenvolvimento econômico – criação da Eletrobrás e do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico); O trabalhismo – 100% de aumento do salário mínimo. O trabalhismo – 100% de aumento do salário mínimo.

3

4 O Governo Vargas (1951 – 1954) Sofreu oposição dos setores ligados ao capital estrangeiro e dos empresários nacionais; Sofreu oposição dos setores ligados ao capital estrangeiro e dos empresários nacionais; Oposição implacável de Carlos Lacerda Oposição implacável de Carlos Lacerda O episódio da Rua Toneleros; O episódio da Rua Toneleros; Getúlio comete suicídio no dia 24/08/1954; Getúlio comete suicídio no dia 24/08/1954; Assume o vice Café Filho. Assume o vice Café Filho.

5 O governo de Juscelino Kubistschek ( ) Lema: 50 anos em 5; Lema: 50 anos em 5; O Plano de Metas: educação, alimentação,transportes, energia e indústria; O Plano de Metas: educação, alimentação,transportes, energia e indústria; Construção de hidrelétricas: Furnas e Três Marias; Construção de hidrelétricas: Furnas e Três Marias; A construção de Brasília; A construção de Brasília; Instalação das indústrias de bens de consumo duráveis (automobilística e eletro domésticos); Instalação das indústrias de bens de consumo duráveis (automobilística e eletro domésticos); Crescimento da dívida externa, inflação e desemprego. Crescimento da dívida externa, inflação e desemprego.

6

7 O governo de Jânio Quadros (1961) O populismo caricato; O populismo caricato; Adotou uma vassoura como símbolo de campanha; Adotou uma vassoura como símbolo de campanha; Preocupou-se com em proibir brigas de galo e utilização de biquínis nas praias; Preocupou-se com em proibir brigas de galo e utilização de biquínis nas praias; Aproximou-se de países comunistas : Cuba, URSS e China; Aproximou-se de países comunistas : Cuba, URSS e China; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul; Condecorou Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul; Renunciou o mandato. Renunciou o mandato.

8 O governo de João Goulart ( ) Grupos se dividem em: os que eram a favor da posse e os que eram contra; Grupos se dividem em: os que eram a favor da posse e os que eram contra; A Voz da Legalidade – organizada por Leonel Brizola; A Voz da Legalidade – organizada por Leonel Brizola; O regime parlamentarista é instaurado; O regime parlamentarista é instaurado; Por meio de um plebiscito o regime republicano retorna; Por meio de um plebiscito o regime republicano retorna; As Reformas de Base – agrária, política e educacional. As Reformas de Base – agrária, política e educacional. No dia 31/03/1964, Jango é deposto pelos militares. No dia 31/03/1964, Jango é deposto pelos militares.

9 João Goulart (Jango)


Carregar ppt "A República Populista (1946-1964) 1. O governo Dutra (1946 – 1950): Redemocratização; Redemocratização; Constituição de 1946 – liberal; Constituição de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google