A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNOS POPULISTAS. Quais são as características do populismo? Políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNOS POPULISTAS. Quais são as características do populismo? Políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações;"— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNOS POPULISTAS

2 Quais são as características do populismo? Políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações; o desenvolvimento de ideologias nacionalistas que pregavam a união das diferentes classes sociais sobre a tutela do estado, tendo o líder muitas vezes sido confundido ou se fazendo confundir com o próprio estado e o antagonismo com aqueles que fossem contrários aos governos populistas; fenômeno urbano que se utiliza das massas para se apoiar; criação de políticas trabalhistas e controle de sindicatos pelo poder público possibilitava um maior controle sobre as massas trabalhadoras urbanas; práticas antiimperialista, como nacionalização de "setores estratégicos" para o país ( petróleo, estradas de ferro...)

3 Sai Getúlio, entra Dutra e volta Getúlio Eurico Gaspar Dutra ( ) Instituiu mandato presidencial de 5 anos Plano S.A.L.T.E Governo Getúlio Vargas ( ) Nacionalismo econômico Criação do BNDE Campanha O petróleo é nosso Criação da Petrobrás Aumento de 100% do salário mínimo Crime da Rua Toneleiros Suicídio de Vargas Café-Filho, vice de Getúlio, assume o poder

4 Golpe preventivo Café Filho afastou-se do governo por problemas de saúde. Quem assume o poder é Carlos Luz, presidente da Câmara. No entanto é deposto pelo Marechal Lott, a fim de garantir a posse do presidente eleito JK. Até a posse, quem comandou o país foi Nereu Ramos, presidente do Senado.

5 Governo de JK ( ) Plano de Metas – 50 anos em 5 Indústria automobilística Criação da SUDENE Altas taxas de crescimento do PIB

6

7 Construção de Brasília Execução de um projeto antigo, remonta ao começo da República; Justificativa: segurança e integração; projeto planejado por Niemeyer, artista de grande expressão no cenário internacional, que representa a modernidade; a construção contou com a participação de imigrantes nordestinos, chamados candangos em 1960 JK inaugura a nova capital do Brasil.

8 Dificuldades do Governo JK O governo tem gastos exorbitantes, que culminam em quadro de inflação; A atração do capital estrangeiro gera o discurso da oposição tomando o governo de Juscelino como entreguista, que colocou o Brasil nas mãos das forças imperialistas.

9

10 Governo Jânio Quadros (1961) Campanha da Vassourinha Governo desastrado, que começa a tomar decisões que fugiam ao que mais interessava ao governo (proibições de lança perfume, biquíni e briga de galo); Condecoração de Che Guevara; Políticas ortodoxas de controle inflacionário Novos empréstimos com FMI Renúncia de Jan, que alegou que forças ocultas o levaram a abandonar o cargo.

11

12 Cadê o Jango pra assumir?

13 Sucessão presidencial Crise no quadro político pela divisão das forças armadas entre apoiar ou vetar a volta de Jango; Apoio maciço vindo do sul, encabeçado por Leonel Brizola; Resolução: congresso formula parlamentarismo, que entra em vigor pela porta dos fundos, não tendo fundamentos para uma maior durabilidade. Tancredo Neves durante o período Parlamentarista é o Primeiro Ministro; Plebiscito em 1963 confirma a opção pelo presidencialismo, correspondendo a normalização do governo João Goulart.

14 Governo de João Goulart ( ) Ligas Camponesas; Regulamentação do trabalho rural; Fortalecimento do movimento estudantil, sendo representado pela UNE; Reformas de Base Plano Trienal O sucesso do Plano Trienal dependia do apoio dos setores que dispunham de voz na sociedade. O que não ocorreu. O fracasso do plano foi evidenciado na estagnação das taxas de crescimento do PIB

15 A gestação do Golpe de 1964 Radicalização da atuação das Ligas Camponesas Crescimento da oposição, que mesmo divergente quanto aos rumos políticos do país, tinham como opositor comum o governo de Jango. O setor militar passa a difundir a idéia de que somente através de um golpe a política brasileira seria restaurada e as ameaças radicais afastadas Jango tenta implementar as reformas de base por meio de decretos anunciados em comícios, gerando temor por parte das camadas mais conservadoras da sociedade. As forças armadas mobilizaram-se, a partir de MG, acreditando que um golpe seria a única saída para a ameaça de um possível golpe de estado, esse visto de diversas formas; Marcha de Deus pela Família e pela liberdade

16

17


Carregar ppt "GOVERNOS POPULISTAS. Quais são as características do populismo? Políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google