A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA"— Transcrição da apresentação:

1

2 TEMA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Descobrindo o Valor das Coisas

3 1º Cron.29:11,12 "Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertencem a Ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. Toda riqueza e prosperidade vem de ti; tu governa todas as coisas com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa."

4 A saúde financeira da família é o termôme-tro definitivo, quando se pensa no futuro
Felicidade não tem preço – isso é uma verdade absoluta e indiscutível Mas ter uma expectativa mínima de sucesso e viver um futuro pleno, são questões ligadas ao desejo de bem estar. E tudo isso envolve DINHEIRO: Ex: casa nova, carro, escola dos filhos, escola dos filhos, faculdade... DINHEIRO não compra FELICIDADE! Porque a maioria dos casais ficam INFELIZES quando estão ENDIVIDADOS?

5 ENDIVIDAMENTO E DESCONTROLE PARECE SER UM DESAFIO, MAIS CULTURAL DO QUE FINANCEIRO
Tem pessoas que parecem nunca conseguir ficar um tempo sem fazer uma nova prestação Não estar devendo para ninguém, não é um alivio mas uma “licença” para novas dividas Outros mau conseguem resolver a questão de protestado, já estão endividados de novo Outros agregam valor de limites e créditos bancários ou de cartões, a sua renda mensal “Poupar” para uns é uma palavra de outro mundo Dificuldade de planejamento financeiro existe em decorrência da precária educação financeira individual que os integrantes da família trazem da sua juventude.

6 PRESTE ATENÇÃO NESTAS DICAS:
A infância é a faze da instalação do papel social de consumidor no ser humano Não incentive a cultura da barganha: não relacione o sucesso da criança a promessas de compensações e recompensas materiais Seja exemplo de honestidade financeira: é prejudicial mandar filhos mentirem para credores, fale com cautela sobre dividas não pagas perto deles Propagandas e criança: estimule o senso critico da criança, fale sobre o padrão social “ter, para ser aceito” (adolescentes são reféns do consumo)

7 DINHEIRO INDISCRIMINADAMENTE
NÃO DÊ DINHEIRO INDISCRIMINADAMENTE AOS FILHOS: ESTABELEÇA UMA MESADA Estabeleça um dia para a mesada ou semanada: com isso a criança desenvolverá a postura de espera e paciência Destino da mesada, oriente em relação ao uso da mesada: **estabeleça prioridades de consumo **economize para compras maiores **Guardar um pouco do que recebe, contribui para formação do habito de poupar **Outra parte para consumo pessoal: (figurinhas, doce, esmalte...) **Não seja muito rigoroso: para não tornar esse momento chato e castrador. oferece oportunidade de vivenciar situações econômicas e certa dose de “independência financeira”, proporcionando o desenvolvimento das HABILIDADES de CONSUMIDOR

8 DOAÇÃO: ESTIMULE A SOLIDARIEDADE
Comece incentivando a dividir alimentos e brinquedos com outras crianças Fazer doação de roupas e brinquedos usados EGOÍSMO E DINHEIRO É UMA MISTURA NOCIVA: **Ecl. 5:10 “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente para si” **Itm.6:10 “O amor ao dinheiro é raiz dos males” Com o tempo conforme ela amadurece, estimule a realização de doação para entidade filantrópica (Igreja, asilo, trabalho social...) SEJA, e ensine a criança a ser ofertante e dizimista desde a infancia. DOAÇÃO: ESTIMULE A SOLIDARIEDADE

9 Ensine que a compra aos produtos nacionais pode gerar mais empregos
COMECE COM A TRANSMISSÃO DE VALORES ATRAVÉS DO HÁBITO DE CONSUMO RESPONSÁVEL: Ensine que a compra aos produtos nacionais pode gerar mais empregos Ensine a ponderar o custo-benefício das marcas (as vezes estamos pagando não pela qualidade mas pela grife) Não seda aos apelos de dadas comemorativas: Ex: aniversario, natal, pascoa, ano novo, etc (seja um consumidor esperto) Diversas vezes cedemos aos apelos do consumo pelo consumo, Se nós adultos acabamos atendendo aos nossos desejos e satisfazendo nossas vontades, O que dizer dos jovens ainda em formação e de seu caráter imediatista?

10 Fale com os filhos sobre: diferença entre “querer e precisar”;
Pesquise preço e Estabeleça comparações e escolha o mais apropriado; Seja justo nas transações financeiras: Ex: não seja espertalhão nas negociações, Ex: seja justo no troco, Ex: não faça gatos na energia elétrica, Ex: não aceite “gatonet” em sua casa Isso formará o sistema de crenças e cidadania nos filhos, eles serão o que você ensinou a ser.

11 A cultura do endividamento as vezes já começa com o casamento:
A MAIORIA DOS CASAIS JÁ CASAM MUITO ENDIVIDADOS PORQUE QUEREM AGRADAR FAMILIARES E CONVIDADOS: Apostaram em começar uma vida a dois com uma super festa, e uma dívida enorme Poucas horas de festa e anos p/ pagar. A manutenção de um padrão de vida maior que o real: EX: carro, moveis caros, roupas de grifes, empréstimos para viagens e festas, A cultura do endividamento as vezes já começa com o casamento:

12 QUANDO NASCEM OS FILHOS:
Ao saber da notícia da gravidez, já começam a imaginar e idealizar uma vida perfeita e sem privações para o bebê Ex: roupas caras, moveis de ultima geração, carrinho automatizado... Eles crescem, vem as projeções pessoais: tem que ser o que não fui, ter o que não tive; escolas caras, boas roupas O problemas é quando eles se acostumam a este alto padrão de vida...

13 1. PENSAMENTO ECONÔMICO PRIMITIVO: 
É a fase da dificuldade em estabelecer relações entre social o econômico Acreditam que o dinheiro é disponível para todos usarem (dá em arvores) Acredita-se que o dinheiro provém de fontes sobrenaturais como Deus, ou de loterias, dinheiro encontrado na rua, doações... Não percebe a relação entre dinheiro e trabalho (alguns crescem e não superam esta fase) 2. PENSAMENTO ECONÔMICO SUBORDINADO: nesta fase ocorre a realização da reflexão sobre a realidade social e começa compreender o mecanismo de lucro (dinheiro não dá em arvores) 3. PENSAMENTO ECONÔMICO INFERENCIAL: Desta fase em diante, somos capazes de fazerem articulações entre conceitos assimilados. Conseguimos refletir de modo mais avançado sobre a realidade social e os mecanismos econômicos. Maior entendimento das leis, normas e seu funcionamento. Pesquisas revelam que existem três níveis diferentes de concepção econômica no desenvolvimento de um indivíduo:

14 1º - CASAIS FALAM POUCO SOBRE DINHEIRO
Casais falam sobre filhos, igreja, sexo, projetos...mas dinheiro só quando há alguma problema. Quantas decidiram sentar juntos à mesa para discutir o planejamento financeiro da família, o plano de pagamento das contas e o orçamento doméstico? Provavelmente já discordaram inúmeras vezes sobre finanças, mas já sentaram para resolver este asunto? DISCUTA FINANÇAS COM SEU PAR e defina alguns objetivos e metas para a família como um todo. Transforme o dinheiro em pauta e queira discuti-lo ao menos uma vez por mês. Abra o jogo com os filhos sobre qualquer mudança no padrão de vida da família PRINCIPAIS DESAFIOS FINANCEIROS NA VIDA CONJUGAL: “ tabus sobre dinheiro”

15 2º - MINHA CONTA, MINHA VIDA. SUA CONTA, SUA VIDA
É necessário entrar no espírito do casamento e participar da construção de uma relação duradoura e inteligente Não adianta desfilar com aliança no dedo, se ela não tiver no coração e na vida diária Casar é mais que simplesmente dividir casa, cama e mesa, precisa dividir também as despesas! Conta conjunta: as despesas da casa, a construção do patrimônio e as tarefas devem se conjuntas PRINCIPAIS DESAFIOS FINANCEIROS NA VIDA CONJUGAL: “ DUAS FONTES DE RECEITA E UM ÚNICO ORÇAMENTO”

16 CASAR É ABRIR MÃO DE VIVER SOZINHO
Ambos levam para o casamento, duas realidades financeiras distintas: Ex: Tinham despesas pessoais, com a família anterior (pais, avós, amigos) Os recursos agora, devem ser redirecionado prioritariamente para nova família CASAMENTO É SOMAR, NÃO DIVIDIR. “Regime da separação de bens”: quem casa pensando em separar a vida, já começa mal. “Edifique a sua casa os alicerces da união e dos objetivos familiares comuns”  CASAR É ABRIR MÃO DE VIVER SOZINHO

17 “Sonhar não paga nada, mas concretiza-lo sim!”
Sem criar compromisso não se cria patrimônio, nem amor duradouro. Não adianta ser romântico se você só pensa em si, gastar os recursos com seus projetos: Ex: Vão comprar uma casa ou ter um filho, quem paga a conta? Como? Quando? **Faça planos realistas, realizáveis **Expectativas irreais, são combustível para conflitos **planejem considerando a felicidade do parceiro (dos dois) PRINCIPAIS DESAFIOS FINANCEIROS NA VIDA CONJUGAL: “ muitos planos, pouco compromisso”

18 JURAM AMOR ETERNO, MAS NÃO PENSAM NA VELHICE
Quem está casado quer envelhecer ao lado de seu parceiro (a), pense então... Como será esta velhice? É bom em algum tipo de aposentadoria. Cuidar da saúde enquanto meia idade, para ter uma velhice saudável. Pensar em adquir sua casa própria para viver a sua velhice sem incomodar ninguém. Não permita, filhos ou terceiros tomarem espaço maior que o devido, viva para o conjugue. invista em uma relação que sobreviva na ausência de deles. PRINCIPAIS DESAFIOS FINANCEIROS NA VIDA CONJUGAL: “ O AMOR PODE SER ETERNO, MAS O DINHEIRO PODE ACABAR”

19 Segredo para vencer o ENDIVIDAMENTO
Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. COMECE TUDO COM LOUVOR DE GRAÇAS POR TUDO, SEJA GRATO Tudo o que existe no céu e na terra pertencem a Ti; tu és o Rei, o supremo governador de tudo. SOMOS MORDOMOS DE TUDO, E DONOS DE NADA. TUDO QUE ELE TE DEU É PARA VOCE CUIDAR PARA ELE Segredo para vencer o ENDIVIDAMENTO

20 Toda riqueza e prosperidade vem de ti; tu governa todas as coisas
ESPERE SUA PROSPERIDADE DO SENHOR É PRECISO ESTAR DENTRO DA VONTADE DELE ARA DAR CERTO com o teu poder e a tua força e podes tornar grande e forte qualquer pessoa.“ CONFIE NO PLANO DE DEUS PRA SUA VIDA, CADA UM, TEM UM A ULTIMA PALAVRA VEM DO CEU

21 VAMOS ORAR... Mudança da cultura financeira (não dá em arvore)
Ser pais formadores de filhos conscientes e responsáveis Administrar melhor o $ que entra em nossa casa Criar compromisso com o conjugue na vida financeira VAMOS ORAR...

22


Carregar ppt "TEMA: O DESAFIO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google