A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”"— Transcrição da apresentação:

1 “As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”
Cap. X – Ciência e Comportamento Humano

2 As reações emocionais (medo, alegria, raiva, tristeza, excitação sexual, ansiedade etc.) possuem um valor de sobrevivência à espécie, na medida em que reações fisiológicas nos preparam a reagir de acordo com a situação em que estamos. Essas emoções surgem em contextos específicos, ou seja, estão vinculadas a algum evento ambiental que as ativou, mesmo que esse evento não esteja explícito no momento.

3 Emoção não é causal A “causa” faria parte de uma cadeia (tríplice contingência) “O elo médio [emoção] pode ser tomado tanto como psíquico quanto como fisiológico. No caso psíquico, argumenta-se que uma circunstância externa faz com que o indivíduo se sinta emocional e o sentimento o leva a encenar a ação apropriada. (p. 176)”.

4 Por qual motivo atribuímos às emoções as causas dos nossos comportamentos?

5 Ambiente (situações, consequências, respostas)
Organismo (emoções)

6 Precisa-se considerar os vários mecanismos e eventos que influenciam de alguma forma os estímulos que participam de suas relações (não sendo, portanto, apenas uma alteração no organismo).

7 Quando um indivíduo anuncia alguma emoção (estou zangado, por exemplo), traz consigo uma predisposição para agir de maneiras específicas (como emitir respostas de agredir, xingar, ter os batimentos cardíacos aumentados, franzir o cenho – no caso de estar zangado, por exemplo). “Os nomes das assim chamadas emoções servem para classificar o comportamento em relação a várias circunstâncias que afetam sua probabilidade (p. 178)”. É dessa forma, então, que Skinner (1974) relaciona a emoção como sendo uma alteração na predisposição à ação.

8 Skinner (1974) também afirma que algumas emoções alteram apenas uma parte do repertório do organismo (cuidado para não serem considerados como “RÓTULOS”), como simpatia e divertimento, enquanto outras alteram-no como um todo, como tristeza e alegria.

9 I. Modelar o relato privado a partir de uma resposta pública.
RELATO DE SENTIMENTO I. Modelar o relato privado a partir de uma resposta pública. I. Modelar o relato a partir de uma evento público antecedente. I. Uso de metáforas . I. Relatar o que sentimos sem necessariamente termos que nos remeter aos nomes de sentimentos. (SKINNER, 1945/1961; 1957/1978; Apud RICO, GOLFETO & HAMASAKI, 2012)


Carregar ppt "“As Emoções Não São Causas” “O Uso Prático da Emoção”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google