A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rocha Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rocha Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou."— Transcrição da apresentação:

1

2 Rocha Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou metamórficas. O nosso planeta está em constante actividade. Em certas zonas mais profundas da crosta terrestre, devido às elevadas temperaturas, os materiais estão em fusão, formando o magma.

3 Ciclo das rochas Conjunto de fenómenos geológicos, verificados sobretudo na crosta terrestre, que consistem em movimentos mecânicos e alterações físico-químicas pelos quais, ao longo do tempo, rochas de certo tipo se convertem em rochas de outro tipo, em sequência ininterrupta. A Terra em geral, e especialmente a crosta, apesar da sua aparente estabilidade, não se encontra em equilíbrio.

4 Granito A presença do quartzo como componente fundamental, em quantidade compreendida entre 10 e 40%, é característica, e indica que o granito se forma a partir de um magma muito rico em sílica em relação com a quantidade de substâncias ferromagnesianas e cálcicas. Devido à grande percentagem de sílica existente no banho magmático, a sílica ficou livre e cristalizou sob a forma de quartzo.

5 Mosaico Os mosaicos eram compostos por pequenos cubos de pedra colorida (porfírio, mármores, granitos, quartzos, etc.), por fragmentos de vidro colorido ou esmaltado, por pastas ou por minerais, como o ouro. A partir do século VI, o vidro tornou-se o material preferido para a execução dos painéis pela variedade cromática que permitia. O uso de ouro e de prata (geralmente em forma de finas películas, integradas em peças de vidro) tornou-se mais frequente nos mosaicos bizantinos a partir do século XI, permitindo a realização de vastas superfícies douradas que constituíam os requintados fundos das composições figurativas.

6 Esmeralda Pedra preciosa translúcida, em geral de cor verde devido ao seu alto teor em cromo. É um silicato de alumínio, podendo conter metais alcalinos. Encontra-se nos calcários metamórficos e micaxistos. É uma variedade de berilo. As maiores e mais bonitas esmeraldas são exploradas na Colômbia. Nas últimas décadas do século XX foram encontradas esmeraldas no Zimbabwe, na Zâmbia e na Tanzânia.

7 Curiosidades Vários Tipos de Rochas QuartzoEsmeralda Turquesa SafiraBasalto GranitoDiamanteCorindo

8 Bibliografia Texto : “ Diciopédia 2006” Imagens : “Diciopédia 2006” Música : “Dreamcatchere atrapasueños” – faixa 2

9


Carregar ppt "Rocha Uma rocha é um agregado, consolidado ou não, de minerais. Quanto à sua origem, as rochas podem ser classificadas como magmáticas, sedimentares ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google