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Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva Aula-01.

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1 Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva Aula-01

2 Objetivos da disciplina: Conhecer as técnicas e saber realizar o levantamento de requisitos de sistemas; Identificando os envolvidos e os problemas a resolver em um determinado domínio; Definir o escopo do projeto; Saber modelar os sistemas com diagramas UML de Atividades, Caso de Uso e Classes de Objetos.

3 Bibliografia

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5 Agenda:  Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos  Objetos e Classes  Encapsulamento  Herança  Polimorfismo

6 Análise Estruturada X Orientada a Objetos

7 Sistema de uma biblioteca O sistema deve disponibilizar a consulta, atualização e cadastro de um novo livro.

8 DBLivros Realizar cadastro Paradigma Estruturado Realizar consultaRealizar atualização

9 Titulo Autor ISBN Cadastrar Consultar Atualizar Livro titulo autor isbn cadastrar consultar atualizar Paradigma Orientado a Objeto

10 AE: centrada na identificação de procedimentos. – Dados representados como variáveis globais. – Programa: agrupamento de procedimentos. AOO: centrada da identificação de objetos. – Dados e operações unidos. – Programa: conjunto de objetos.

11 Análise Estruturado X Orientado a Objetos

12 “Um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software que propõe a composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos”. O que é Orientação a Objetos?

13 Paradigma: Forma de abordar um problema Análise: Investigação do problema, em vez da solução. Análise OO: Investigação dos objetos do domínio. O que é Orientação a Objetos?

14 “Analogia biológica de Alan Kay”

15 Conceitos da Orientada a Objetos. ENCAPSULAMENTOHERANÇAPOLIMORFISMO ABSTRAÇÃO OBJETOCLASSE

16 Abstração Abstrair é – O processo de retirar do domínio do problema detalhes relevantes e representá-los na linguagem da solução. – A criação de modelos que serão utilizados para a resolução do problema.

17 Abstração

18 O que são Objetos?

19 Coisas tangíveis

20 Eventos

21 Transações

22 Objetos reúnem características (dados) e comportamento (procedimentos) Dados Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Procedimentos Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura

23 Características (dados): elasticidade, pressão, resistência, x, y, z, rotacao, velocidade, aceleracao,... Quais são as características e comportamentos deste objeto? Comportamento (procedimentos): mover, encher, esvaziar,...

24 O que são Classes?

25 A abstração das características e comportamentos de um grupo de objetos

26 Qual a classe destes Animais??? Características Vertebrados Endotérmicos Cérebro Audição Visão Comportamento Comer Dormer Locomover

27 Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.

28 Classe Carro Marca Modelo Cor Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.

29 Classificação é o meio pelo qual ordenamos o conhecimento

30 Carro anoFabricacao marca modelo darPartida acelerar

31 Classes e Objetos Como você classifica estes objetos?

32 Encapsulamento

33 Esconder a estrutura interna (implementação) de um objeto. Encapsulamento saldoDaConta realiarDeposito realiarSaque exibirSaldo Realizar Saque saldo_da_ conta Realizar Deposito Exibir Saldo Objeto conta contêm todas as informações e comportamentos

34 Permite Classes coesas e desacopladas. Encapsulamento

35 Herança

36 É o compartilhamento de características entre classes com base em um relacionamento hierárquico. – Possibilita a derivação de tipos mais específicos a partir de um tipo mais genérico – Uma classe pode ser definida de forma abrangente e depois ser refinada em sucessivas subclasses. – Subclasses herdam os atributos e os métodos da super-classe, permitindo ainda modificações nos mesmo. Herança

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38 Polimorfismo Reduz o esforço necessário para ampliar as funcionalidade de um sistema OO.

39 Cada variação do método gerar(), é isolado um classe de objeto com um comportamento especifico; Cada subclasse reescreve o método gerar() de acordo com sua necessidade Apenas uma chamada, relatorio.gerar(), pode disparar o método de qualquer subclasse. Polimorfismo

40 Para inclusão de um novo formato, cria-se uma nova classe, sem a necessidade de modificar a camada ao método. Polimorfismo

41 Exercício 1.Defina e relacione os termos objeto e classe. Dê exemplos de cada um desses conceitos. 2.Descreva os seguintes conceitos da Orientação a Objetos 1.Herança 2.Encapsulamento 3.Polimorfismo


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