A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA"— Transcrição da apresentação:

1 RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI 06 e 07 de dezembro de 2017 RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA Kelly Maiara Masur da Silva do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rodrigo Cabanha do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Dr. Emerson Lazzarotto docente do Curso de Licenciatura em Matemática da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, RESUMO: Todos os anos os professores encontram diversas dificuldades de aprendizagem da matemática nos alunos que chegam no ensino fundamental II. Diante deste problema, na disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática, da Unioeste – campus de Foz do Iguaçu, foi desenvolvido um projeto que, além de promover o contato do acadêmico estagiário com a sala de aula, visava resgatar conteúdos matemáticos. O projeto buscou aperfeiçoar e aplicar metodologias diferenciadas que pudessem auxiliar no processo de ensino/aprendizagem e incentivar os alunos a estudar a matemática. Sua aplicação deu-se em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Foz do Iguaçu, em quatro turmas de 6º ano. A metodologia empregada foi a aplicação de atividades e jogos lúdicos sobre conteúdos matemáticos de sua série e das séries anteriores a dos participantes. Os jogos e atividades contemplaram desde operações fundamentais até sólidos geométricos. Em média, participaram 120 alunos do projeto que teve a duração total de 60 horas. Os impactos do projeto foram avaliados mediante a aplicação de um questionário realizado com os alunos participantes. Obtivemos resultados positivos, 97% gostaram do projeto e despertaram maior interesse pela Matemática, e 80% acreditam que o projeto ajuda a compreender melhor as aulas de Matemática. Através deste projeto foi possível identificar as dificuldades dos alunos dentre os conteúdos de matemática e tentar sanar as dúvidas da melhor maneira, sempre de forma lúdica, mas nunca perdendo o foco de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: Despertar Interesse; Jogos Lúdicos; Matemática; Práticas de Ensino.


Carregar ppt "RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google