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Biografia Produção Arquitetural Ideologia Tendências

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Apresentação em tema: "Biografia Produção Arquitetural Ideologia Tendências"— Transcrição da apresentação:

1 Biografia Produção Arquitetural Ideologia Tendências
Peter Cook Biografia Produção Arquitetural Ideologia Tendências

2 Peter Cook

3 Biografia Arquiteto inglês, nascido em 1936, na cidade costeira de Southend-on-Sea na Inglaterra. Peter Cook estudou no Bournemonth College of Art de 1953 até 1958 e em 1960 com 23 anos, concluiu o curso da Associação de Arquitetura de Londres(London Architectural Association).

4 Biografia Em 1960, trabalhou com mais dois amigos, James Gowan e Peter Smithson, durante um ano no escritório de James Cubitt e Sócios, em Londres. Foi o fundador do movimento Archigram no ano de 1961, porém o grupo fez neste ano apenas uma publicação sem muita repercussão, mas no ano de 1968, foi divulgada a primeira revista do Grupo Archigram. Desde o fim do grupo Archigram, em 1976, trabalha em união com Christine Hawley, onde ele entende que seu trabalho é apenas um complemento. Também a partir do fim do Grupo Archigram, atua como professor titular da Bartlett School of Architecture e da University College of London, como teórico da arquitetura.

5 Fundação do Grupo Archigram
Produção Arquitetural Fundou o Grupo Archigram em união com mais cinco arquitetos no ano de 1961, porém esse periódico só viria a fazer sucesso em 1968; O Grupo Archigram foi uma união de duas gerações de arquitetos, onde Peter Cook estava entre os mais novos; Além de Peter Cook, era composto por mais cinco arquitetos: David Greene, Dennis Crompton, Ron Herron, Mike Webb e Warren Chalk, assim apresentavam duas características diferentes: três eram ligados à linguagem visual de concepção e os outros três trabalhavam a parte técnica dos projetos; O Grupo Archigram foi formado em 1961, embora só tenha publicado um periódico nesta data. Mais tarde, em 1968, o grupo estava unido novamente e publicou outro periódico, ai então já assinado pelo Grupo Archigram, que viria a publicar outras seis edições com intervalos periódicos de um ano, antes de encerrar os projetos no ano de 1976.

6 Objetivos e Projetos elaborados
Produção Arquitetural Esses arquitetos ingleses não temiam romper todos os vínculos com a tradição e com os padrões estabelecidos. As suas propostas tinham sempre um caráter inovador e desafiador. O grupo não teve uma influência exata, viveu num contexto da década de 1960, quando se projeta para tornar a arquitetura uma forma de arte, quando a prática é deixada de lado e ainda quando aparecem as mega-estruturas. Os projetos apresentados em nome do grupo foram: Living City; Plug-in-City; Walking City; Cápsulas de morar. Peter Cook explica o que o grupo construiu: “Um conjunto de atitudes, um conjunto de referências, uma ampliação de vocabulário da arquitetura não apenas no sentido formal, mas também no sentido ‘do quê’ podia ser discutido por arquitetura.”

7 Produção Arquitetural
Plug-in-City Além do projeto da cápsula de morar, elaborou sozinho (mas novamente em nome do Archigram), toda uma cidade, a Plug-in-City, essa a qual é totalmente futurista (tanto o projeto da cidade quanto o das cápsulas, é pré-moldado, capaz de ser apenas colocado em um determinado espaço e já ficar próprio para morar), mais uma vez mostrando sua idéia de mobilidade na arquitetura de imóveis.

8 Produção Arquitetural
Plug-in-City Produção Arquitetural

9 A Cápsula de Plug-in-City
Produção Arquitetural A Cápsula de Plug-in-City Nesta obra ele expressa totalmente a capacidade de fazer um projeto funcional e ao mesmo tempo formal; Projeto audacioso de moradia completa que revela uma construção altamente futurista; Teria que ser construída uma torre para suportar as cápsulas que estariam dispostas como hotéis flutuantes, completamente diferenciadas dos nossos atuais projetos de moradia coletiva.

10 A Cápsula de Plug-in-City e algumas criações semelhantes
Produção Arquitetural A Cápsula de Plug-in-City e algumas criações semelhantes Cápsula de Plug-in-City Residência projetada pelo arquiteto John Lautner A Casa dos Jetsons

11 Produção Arquitetural
A Galeria de Arte de Graz Projetou a Galeria de Arte da cidade de Graz, na Áustria, a Kunsthaus. Obra esta que ele desenvolveu para o concurso no qual foi o vencedor, pois a obra estava enquadrada ao contexto do local, já que a galeria está justaposta ao Núcleo Histórico da cidade de Graz.

12 A Galeria de Arte de Graz, na Áustria, a Kunsthaus
Produção Arquitetural A Galeria de Arte de Graz, na Áustria, a Kunsthaus

13 Produção Arquitetural
A Walking City Produção Arquitetural Tem também atribuída a seu nome e com grande repercussão até os dias de hoje (o projeto está pronto desde 1964), porém nunca foi executada, a Walking City. Uma cidade inteira que estaria o dia todo flutuando sobre os mares do mundo em viagens sem destino pré-definido, e o objetivo deste projeto é tornar a cultura mundial acessível a todos, já que dentro da cidade a população estaria dividida entre várias etnias, e além do mais, a “cidade andante” estaria sempre em um país diferente, tornando mais saliente ainda seu principal objetivo, a mistura das raças, um dos principais objetivos de Cook ao fazer o projeto.

14 Produção Arquitetural
A Walking City Produção Arquitetural

15 Ideologia Procurava projetar algo que não agredisse os olhos e nem mesmo o ego do observador, mesmo esse observador sendo um leigo ou até um profundo entendedor do assunto; Projetava unidades de moradia de fácil execução e manutenção; Pode-se tentar mostrar uma idéia que Cook com certeza deve seguir: a busca pelo moderno, pela tecnologia, a vontade de mostrar as “entranhas” e a obra, com o famoso lema “menos é uma chatice” de Robert Venturi; Peter estava mais interessado em projetar usando do apelo imaginário da era espacial do que mais precisamente em visar os processos de produção e de usar técnicas tão sofisticadas que se tinha em mãos para as tarefas de necessidades do momento; Ele e sua equipe não viam motivos relevantes para preocupar-se com as conseqüências sociais e geológicas de suas diversas propostas mega-estruturais, como por exemplo a Plug-In-City.

16 Tendências A teoria de Cook é que uma pessoa pode ser funcionalista e ao mesmo tempo estar observando a vida. Peter gosta de observar as pessoas, observar tudo ao seu redor, e quando esta fazendo arquitetura usa esse tipo de informação, assim escolhe a melhor forma para projetar. Usa dois conceitos fundamentais: corpo e movimento e também analisa durante seus projetos, como as pessoas agem. Peter por ser crítico, crê que todos os arquitetos são muito modernistas em relação a certos períodos pós-modernos, pois o que fazemos é muito moderno, quer dizer, continuamos o progresso não importa se os detalhes são modernos.

17 Tendências Ele preferiu ter seu estilo arquitetônico confundido a tê-lo como mais uma característica dos arquitetos contemporâneos. Preferiu definir-se como um sem estilo a ter que dar sua “cara a tapa” por ter colocado um elemento que pudesse gerar uma contestação entre os críticos. Sua idéia é que ainda é um funcionalista, mas que pensa na obra como um todo, para que ela não fique pronta agredindo aos olhos dos leigos e ao ego dos outros profissionais da área; A teoria de Cook é que uma pessoa pode ser funcionalista e ao mesmo tempo estar observando a vida; Usa dois conceitos fundamentais: corpo e movimento; Peter por ser crítico, crê que todos os arquitetos são muito modernistas em relação a certos períodos pós-modernos; Ele preferiu ter sua tendência arquitetônica confundida a tê-la como mais uma característica dos arquitetos contemporâneos; Sua idéia é que ainda é um funcionalista.


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