A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho renatinho.777@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho renatinho.777@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho Campina Grande – PB 19 de agosto de 2008

2 Introdução Ao longo da bolsa de iniciação científica PIBIC-Jr, foram realizadas visitas à diferentes lugares com o intuito de ver o dia-a-dia das pessoas que fazem o projeto Cisternas, o qual estou incluso, além de presenciar o processo que se dá para verificar a qualidade da água, fazer testes, entre outros. Foram visitados três laboratórios da UFCG, os quais são: Bacia-Escola em São João do Cariri; Laboratório de Hidráulica I da UFCG e Laboratório de Saneamento II e Microbiologia da UFCG.

3 Visita à Bacia-Escola Foi feita uma visita à Bacia-Escola, a qual está localizada no município de São João do Cariri – PB Foram vistos os equipamentos de medição de umidade relativa do ar, pluviometria, radiação global, e outros instalados em tal localidade.

4 Também foi vista a realidade hídrica e climática da região.
Além disso, se viu a prática do nosso projeto por meio dos modelos utilizados para testes de vazão ou qualidade da água captada. A seguir, algumas anotações sobre os equipamentos da estação pluviométrica.

5 Equipamento Função e Observações Anemômetro Pluviógrafo Pluviômetro
É um instrumento que mede a intensidade e direção dos ventos. Foi observada a presença de vários deles, um de solo, um de 2m, um de 10m, entre outros. Pluviógrafo É responsável pela medição da intensidade e duração das chuvas. Pode-se observar que havia vários deles na estação. Pluviômetro Mede a quantidade de chuva precipitada; a leitura da medição deste equipamento é feita várias vezes ao dia. Heliógrafo Este mede a duração e intensidade da radiação solar, na estação observou-se dois tipos do mesmo. Psicrômetro É um instrumento que mede a umidade relativa do ar. Ele é composto de dois tubos, um com um “copinho de água” na ponta e o outro ao ar livre; para obter esta medição, faz-se a média entre os dois tubos. Geotermômetro Equipamento utilizado na medição da temperatura do solo em vários níveis de profundidade. Termômetro de máxima e mínima Instrumento que afere a temperatura ambiente. Semelhante ao psicrômetro, esse é composto de dois tubinhos, um paralelo ao chão, e o outro concorrente (mas não toca o chão); por questões físicas, eles medem a temperatura máxima e média ao mesmo tempo. Para o resultado, é feita uma média entre os dois. Evaporímetro Este fica na superfície de um tanque Classe A com água, à exposição solar, onde é medida a quantidade de água antes e na hora da coleta, a diferença dessas é a quantidade de água que evaporou.

6 Visita ao laboratório de Hidráulica I
Foi visitado o laboratório de hidráulica I no dia 11/06/2008 com Marília e Dennyele. Foram apresentados por Zacarias, o monitor da disciplina Fenômenos de Transportes, e Ismael José Pereira, técnico do mesmo, os equipamentos que lá estão instalados. A listagem dos mesmos, segue.

7 Equipamentos que estão no laboratório de Hidráulica I
Tubo de Pitot; Orifícios e Bocais; Cronômetros; Termógrafo; Medidor de Profundidade de Poços; Micromolinete; Pluviômetro; Pluviógrafo; Linígrafo; Vertedores; Manômetro; Bourdon; Diferencial em U; Piezômetros; Provetas; Flutuadores; Termômetros; Barômetros; Vacuômetro; Micrômetro; Régua Linimétrica; Heliógrafo; Instrumentos para determinação da tensão superficial e estudo do golpe de aríete; Sifões; Túnel de Fumaça. Molinete;

8 Viu-se como se fazem cálculos precisos sobre determinados assuntos como pressão, vazão, qualidade de líquidos, e outros por meio de teoremas, cálculos, e com a ajuda dos equipamentos citados. O laboratório desenvolve atividades didáticas através de experimentos relacionados à água e outros fluídos, além de atividades de pesquisa na área de recursos hídricos.

9 Visita ao laboratório de Saneamento II e Microbiologia
Foi visitado o laboratório de Saneamento II e Microbiologia da UFCG, o qual está localizado no bloco CV do campus de Campina Grande . A visita foi supervisionada pela professora Adriana Tavares, estudante de Mestrado do laboratório visitado.

10 Foi vista a importância de uma base de experiências para se fazer análises da água que está sendo armazenada pelo sistema de armazenamento de água de chuvas por cisternas. O objetivo foi de conhecer o laboratório, entender como se analisa a qualidade da água armazenada pelo sistema de captação de água de chuvas por cisternas, além de presenciar um exemplo do dia-a-dia das pessoas que fazem parte do projeto até então desconhecida.

11 Considerações Finais Pôde-se, com todas estas visitas, aprender muito sobre a parte prática do projeto Cisternas, o qual faço parte no laboratório de hidráulica II. Muitas curiosidades também puderam ser vistas com o desenrolar das mesmas, como o aprendizado do processo de coleta dos dados climáticos e pluviométricos, que puderam ser aprendidos na estação pluviométrica de São João do Cariri.

12 Fotos

13


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho renatinho.777@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google