A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Apresentar a Monografia Marcelo Musci Universidade Iguaçu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Apresentar a Monografia Marcelo Musci Universidade Iguaçu."— Transcrição da apresentação:

1 Como Apresentar a Monografia Marcelo Musci Universidade Iguaçu

2 Nome do aluno; Curso; Tema da monografia; Objetivos propostos; Metodologia; Desenvolvimento; Conclusão Apresentação básica A apresentação do aluno deve compreender de forma sucinta os seguintes itens: Tempo máximo previsto para apresentação: 30 minutos

3 Desenvolvimento do trabalho: Introdução – o problema de forma resumida (porquê do trabalho e a questão central); Os capítulos – em tópicos e de forma resumida, destacando apenas os pontos mais fortes; Conclusão As respostas encontradas para o problema descrito na introdução (resultados do estudo) Itens da Apresentação:

4 Recursos Didáticos Deve-se utilizar preferencialmente o uso do datashow. Caso o aluno escolha uma outra mídia (retroprojetor), este deverá informar antecipadamente. Deve-se utilizar como meio de armazenamento, preferencialmente o CD-ROM. Levar também uma cópia em outra mídia (pen-drive ou outro CD-ROM). DICA:

5 Recursos Didáticos Regras de formatação - Slides Se usar transparências usar formato A4; Utilizar corpo de letra adequado e de fácil visualização; Geralmente um slide/transparência por minuto (máx); Não poluir o slide com muitas informações, procure dividir o conteúdo; Procure dividir o conteúdo em mais slides facilitando o processo de leitura; Opte pelo trabalho com tópicos essenciais; Evite utilizar textos com mais de 4 linhas;

6 Regras de formatação – Letras e cores Utilizar corpo de letra adequado, de fácil visualização; Utilização de corpo de letra Arial – mais arredondada e de fácil visualização; Dê preferência a um fundo claro, como o branco por exemplo, e letras em cores escuras, como o preto.

7 Regras de formatação – Letras e cores Evitar decorações e fundos com paisagens e outras coisas que confundam a leitura; As letras grandes podem ser lidas por todas as pessoas da sala; Se for preciso destaque em negrito títulos e demais termos chave de seu estudo.

8 Regras de formatação – Letras Título: Corpo 44/40 Tópicos: corpo 36/32 Textos de parágrafos:corpo 26/24 Legendas: 22 (evitar usar) Exemplos:

9 Regras de formatação – Texto Desafio: CORPO 14 – você está enxergando bem? A partir da profundidade dos conhecimentos do professor, cabe a ele formular os conteúdos (respeitando os objetivos) que serão ministrados em sala de aula e as atividades (dinâmicas ou trabalhos acadêmicos) a serem adotadas. As técnicas de ensino e aprendizagem adotadas devem seguir um roteiro que será disponibilizado também para o corpo discente, para que o educando possa cobrar do professor, caso os objetivos não sejam alcançados. OBS. Caso haja uma defasagem dos conteúdos em relação ao mercado de trabalho ou ordem social, cabe ao professor (se profundo conhecedor for e atualizado) promover os câmbios dando ciência ao aluno e posteriormente a instituição (caso a mesma se mostre irredutível em relação aos câmbios). Também é importante relacionar os livros texto ou de consulta como exemplo a seguir. Conseguiu ler?

10 Transparência - Arial Transparência – Times New Roman Transparência – Arial Rounded MT Bold Transparência – Book Antigua Transparência – Century Gothic Transparência – Copperplate Gothic Ligt Transparência - Dauphin Transparência – Impact Regras de formatação – Letras e cores Exemplos de Tipologias:

11 Ao utilizar figuras, gráficos, desenhos, charges, entre outros, deve-se colocar uma legenda, identificando ou explicando o que significa a gravura; A coluna colorida de um gráfico seria apenas uma coluna se não fosse corretamente identificada por uma legenda; Os desenhos devem estar relacionados ao conteúdo, ilustrando o mesmo e proporcionando uma melhor estética ao slide. Regras de formatação Figuras, gráficos e desenhos

12 Regras de formatação – Gráficos

13 Faça o arredondamento do número para facilitar a compreensão do público. Ex: Se você escrever 3 milhões entendemos com mais facilidade do que R$ , assim dificulta a leitura e dispersa a atenção perante o palestrante. Regras de formatação – Algarismos Cifras e Números:

14 Regras de formatação – Colorir Visuais coloridos ajudam a destacar os dados mais importantes e criam contrastes que facilitam as comparações. Não Sim Fundos Letras

15 A cor vermelha seria apropriada para indicar prejuízo, perigo, proibido. A cor azul demonstra lucro, boa notícia, objetivos alcançados. Evite o uso excessivo de cores, pois isso pode prejudicar a estética da apresentação. Regras de formatação – Colorir Confira as dicas sobre a utilização das cores

16 Formatação Evite dar as costas para a platéia; Evite ler na íntegra o texto do slide, na monografia ou papeis avulsos (isso não significa que você não poderá consultar tais materiais em um ou outro momento); Fale numa altura que o último da sala consiga ouvi-lo; Cronometre sua apresentação, um ensaio antes da apresentação vai bem. Veja quanto tempo você utiliza em cada tópico; Dicas Gerais:

17 Formatação Ensaie diante de um espelho e chame alguns amigos que possam servir de platéia; Tenha calma pois você não será interrompido por perguntas de outros alunos da platéia. Somente o professor fará perguntas, se necessário; Esteja seguro de si. Lembre-se de que ninguém sabe mais sobre o seu trabalho do que você mesmo que o desenvolveu. Dicas Gerais:


Carregar ppt "Como Apresentar a Monografia Marcelo Musci Universidade Iguaçu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google