A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Computação e Cálculo Numérico"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Rodrigo Cristiano Silva

2 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Agenda Operadores Funções de entrada e saída Exercício Estrutura de decisão (if) Estruturas de decisão aninhadas Exercícios Introdução a Computação e Cálculo Numérico

3 Operador de Atribuição (=)
Sintaxe: nome_var = expressão; Exemplos: x = 2; y = x + 3; Conversão de tipos em atribuições Regra: o valor do lado direito de uma atribuição é convertido para o tipo do lado esquerdo Exemplo: int x; float y; x = y = 3.5; y = x = 3.5; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

4 Operadores Aritméticos
Unários – atuam sobre apenas um operando Menos unário (-): multiplica o operando por -1 A expressão -x equivale a x = x * (-1) Decremento (--): decrementa o operando em uma unidade A expressão x-- equivale a x = x – 1 Incremento (++): incrementa o operando em uma unidade A expressão x++ equivale a x = x + 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

5 Operadores Aritméticos
Binários – atuam sobre dois operandos Adição (+) Subtração (-) Multiplicação (*) Divisão (/) Mod (%) Utilizado para encontrar o resto de uma divisão Exemplos: x = ; x igual a 15 x = ; x igual a 5 x = 10 * 5; x igual a 50 x = 10 / 5; x igual a 2 x = 11 % 5; x igual a 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

6 Operadores Relacionais
São usados para comparar expressões e resultam em falso ou verdadeiro Igual (==) Maior que (>) Menor que (<) Maior ou igual (>=) Menor ou igual (<=) Diferente (!=) Exemplos: 1 == 1 retorna verdadeiro 2 > 1 retorna verdadeiro 2 < 1 retorna falso 2 >= 1 retorna verdadeiro 2 <= 2 retorna verdadeiro 2 != 2 retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico

7 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Operadores Lógicos São usados para relacionar duas expressões Operador AND (&&) Resulta em verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras Operador OR (||) Resulta em verdadeiro se pelo menos uma expressão for verdadeira Operador NOT (!) Resulta em verdadeiro se a expressão for falsa Exemplos: 1 == 1 && 2 == 2 retorna verdadeiro 2 > 1 && 2 != 2 retorna falso 1 != 1 || 2 != 2 retorna falso 2 >= 1 || 2 != 2 retorna verdadeiro !(2 > 2) retorna verdadeiro !(2 == 2) retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico

8 Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h
Sintaxe: printf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Texto: printf(“Boa noite!”); Códigos de barra invertida: printf(“Boa \n noite!”); Especificadores de formato: printf(“O valor de x é %i”,x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento pritnf(“FLOAT = %f INT = %i CHAR = %c”, f, i, c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

9 Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h
printf(“Int: %i Float: %.2f Char: %c”, iInt, fFloat, cChar); Variável tipo int (iInt) Variável tipo float (fFloat) Variável tipo char (cChar) Introdução a Computação e Cálculo Numérico

10 Especificadores de Formato
Introdução a Computação e Cálculo Numérico

11 Códigos de Barra Invertida
Introdução a Computação e Cálculo Numérico

12 Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h
Sintaxe: scanf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Especificadores de formato: scanf(“%i”,&x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento e devem ser precedidos pelo operador & (endereço de) scanf(“%f %i %c”, &f, &i, &c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

13 Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h
scanf(“%i %f %c”, &iInt, &fFloat, &cChar); Armazena o valor da variável de tipo int (iInt) Armazena o valor da variável de tipo float (fFloat) Armazena o valor da variável de tipo char (cChar) Introdução a Computação e Cálculo Numérico

14 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Exercícios Criar um algoritmo para calcular o perímetro de uma circunferência. O perímetro é calculado por 2πr, onde r é o raio da circunferência. Criar um programa em linguagem C para calcular o perímetro de uma circunferência. Introdução a Computação e Cálculo Numérico

15 Resolução do Exercício Algoritmo
Declarar uma variável para armazenar o raio Solicitar ao usuário o raio da circunferência e armazenar o valor na variável Calcular o perímetro através da expressão 2πr, onde r é o raio Exibir o resultado do cálculo para o usuário Introdução a Computação e Cálculo Numérico

16 Resolução do Exercício Programa em linguagem C
#include <stdio.h> #define PI void main() { //Declarando as variáveis necessárias float fltRaio; //Imprimindo o cabeçalho printf(“*** Cálculo de Perímetro ***\n\n”); //Imprimindo a solicitação do raio printf(“Digite o raio da circunferência: ”); //Recebendo o valor do raio scanf(“%f”,&fltRaio); //Imprimindo o resultado para o usuário printf(“O perímetro da circunferência é: %f”, 2 * PI * fltRaio); } Introdução a Computação e Cálculo Numérico

17 Estrutura de Decisão (if)
Usada para decidir que comando, ou bloco de comandos, será executado com base no valor de uma expressão. Sintaxe: if(expressao) comando1; else comando2; if(expressao) { comando1; //Bloco de comandos 1 comando2; } else comando3; //Bloco de comandos 2 comando4; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

18 Características do comando if
O comando else é opcional Blocos de comandos devem ser precedidos pela chave “{” e finalizados com a chave “}” Podemos aninhar comandos if-else A endentação auxilia na compreensão do programa, porém o compilador não a leva em consideração Introdução a Computação e Cálculo Numérico

19 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Comandos if aninhados if(expressao) comando; else if(expressao) comando; else { } Cuidado! Introdução a Computação e Cálculo Numérico

20 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Exercício Criar um algoritmo que receba dois números do usuário e indique qual deles é o maior. Criar um programa em linguagem C que implemente o algoritmo do item anterior Introdução a Computação e Cálculo Numérico

21 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Exercício Criar um algoritmo que receba duas notas do usuário, calcule a média e exiba na tela: APROVADO se média >= 7 EXAME se 4 <= média < 7 REPROVADO se média < 4 Criar um programa em linguagem C que implemente o algoritmo do item anterior Introdução a Computação e Cálculo Numérico


Carregar ppt "Introdução a Computação e Cálculo Numérico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google