A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

2 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda Operadores Funções de entrada e saída Exercício Estrutura de decisão (if) Estruturas de decisão aninhadas Exercícios

3 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operador de Atribuição (=) Sintaxe:nome_var = expressão; Exemplos:x = 2; y = x + 3; Conversão de tipos em atribuições Regra: o valor do lado direito de uma atribuição é convertido para o tipo do lado esquerdo Exemplo:int x; float y; x = y = 3.5; y = x = 3.5;

4 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Aritméticos Unários – atuam sobre apenas um operando Menos unário (-): multiplica o operando por -1 A expressão -x equivale a x = x * (-1) Decremento (--): decrementa o operando em uma unidade A expressão x-- equivale a x = x – 1 Incremento (++): incrementa o operando em uma unidade A expressão x++ equivale a x = x + 1

5 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Aritméticos Binários – atuam sobre dois operandos Adição (+) Subtração (-) Multiplicação (*) Divisão (/) Mod (%) Utilizado para encontrar o resto de uma divisão Exemplos: x = ;x igual a 15 x = ; x igual a 5 x = 10 * 5; x igual a 50 x = 10 / 5; x igual a 2 x = 11 % 5; x igual a 1

6 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Relacionais São usados para comparar expressões e resultam em falso ou verdadeiro Igual (==) Maior que (>) Menor que (<) Maior ou igual (>=) Menor ou igual (<=) Diferente (!=) Exemplos: 1 == 1retorna verdadeiro 2 > 1retorna verdadeiro 2 < 1retorna falso 2 >= 1retorna verdadeiro 2 <= 2retorna verdadeiro 2 != 2retorna falso

7 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Lógicos São usados para relacionar duas expressões Operador AND (&&) Resulta em verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras Operador OR (||) Resulta em verdadeiro se pelo menos uma expressão for verdadeira Operador NOT (!) Resulta em verdadeiro se a expressão for falsa Exemplos: 1 == 1 && 2 == 2retorna verdadeiro 2 > 1 && 2 != 2retorna falso 1 != 1 || 2 != 2retorna falso 2 >= 1 || 2 != 2retorna verdadeiro !(2 > 2)retorna verdadeiro !(2 == 2)retorna falso

8 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: printf(a1, a2, a3,..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Texto: printf(Boa noite!); Códigos de barra invertida: printf(Boa \n noite!); Especificadores de formato: printf(O valor de x é %i,x); Demais argumentos (a2... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento pritnf(FLOAT = %f INT = %i CHAR = %c, f, i, c);

9 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h printf(Int: %i Float: %.2f Char: %c, iInt, fFloat, cChar); Variável tipo int (iInt) Variável tipo float (fFloat) Variável tipo char (cChar)

10 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Especificadores de Formato

11 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Códigos de Barra Invertida

12 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: scanf(a1, a2, a3,..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Especificadores de formato: scanf(%i,&x); Demais argumentos (a2... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento e devem ser precedidos pelo operador & (endereço de) scanf(%f %i %c, &f, &i, &c);

13 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h scanf(%i %f %c, &iInt, &fFloat, &cChar); Armazena o valor da variável de tipo int (iInt) Armazena o valor da variável de tipo float (fFloat) Armazena o valor da variável de tipo char (cChar)

14 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercícios Criar um algoritmo para calcular o perímetro de uma circunferência. O perímetro é calculado por 2πr, onde r é o raio da circunferência. Criar um programa em linguagem C para calcular o perímetro de uma circunferência.

15 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Resolução do Exercício Algoritmo 1.Declarar uma variável para armazenar o raio 2.Solicitar ao usuário o raio da circunferência e armazenar o valor na variável 3.Calcular o perímetro através da expressão 2πr, onde r é o raio 4.Exibir o resultado do cálculo para o usuário

16 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Resolução do Exercício Programa em linguagem C #include #define PI void main() { //Declarando as variáveis necessárias float fltRaio; //Imprimindo o cabeçalho printf(*** Cálculo de Perímetro ***\n\n); //Imprimindo a solicitação do raio printf(Digite o raio da circunferência: ); //Recebendo o valor do raio scanf(%f,&fltRaio); //Imprimindo o resultado para o usuário printf(O perímetro da circunferência é: %f, 2 * PI * fltRaio); }

17 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Estrutura de Decisão (if) if(expressao) comando1; else comando2; if(expressao) { comando1;//Bloco de comandos 1 comando2; } else { comando3; //Bloco de comandos 2 comando4; } Usada para decidir que comando, ou bloco de comandos, será executado com base no valor de uma expressão. Sintaxe:

18 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Características do comando if O comando else é opcional Blocos de comandos devem ser precedidos pela chave { e finalizados com a chave } Podemos aninhar comandos if-else A endentação auxilia na compreensão do programa, porém o compilador não a leva em consideração

19 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Comandos if aninhados if(expressao) comando; else comando; else comando; if(expressao) comando; else comando; if(expressao) { comando; } else comando; Cuidado!

20 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Criar um algoritmo que receba dois números do usuário e indique qual deles é o maior. Criar um programa em linguagem C que implemente o algoritmo do item anterior

21 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercício Criar um algoritmo que receba duas notas do usuário, calcule a média e exiba na tela: APROVADOse média >= 7 EXAMEse 4 <= média < 7 REPROVADOse média < 4 Criar um programa em linguagem C que implemente o algoritmo do item anterior


Carregar ppt "Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google