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Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

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Apresentação em tema: "Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva

2 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda Revisão da aula anterior Definição de Dados Tipos de Dados Variáveis Constantes Operadores Funções de entrada e saída

3 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Processo de desenvolvimento de software Processo a ser melhorado Algoritmo Análise do Processo Codificação CompilaçãoTestesDocumentação

4 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Características básicas da linguagem C Permite definir estruturas de dados Permite recursividade de funções Não possui comandos de entrada e saída, utiliza-se funções de bibliotecas Forte integração com o hardware Diferencia letras maiúsculas e minúsculas Poucas palavras-chave As instruções são separadas por ;

5 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Palavras reservadas da linguagem C autoconstdoublefloatintshortstructunsigned breakcontinueelseforlongsignedswitchvoid casedefaultenumgotoregistersizeoftypedefvolatile chardoexternifreturnstaticunionwhile

6 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Estrutura de um programa em linguagem C #include float soma(float a, float b); main( ) { float x, y, z; x=y=z=0; printf(\n Este programa calcula a expressão Z=X+Y ); printf(\n\n Digite o valor para x: ); scanf(%f, &x); printf(\n\n Digite o valor para y: ); scanf(%f, &y); z=soma(x, y); printf(\n A expressão z=x+y para x=%.2f e y=%.2f é %.2f, x, y, z); } float soma(float a, float b) { return(a + b); }

7 Introdução a Computação e Cálculo Numérico O que são dados? Dados são informações brutas (números ou caracteres) que precisam ser processadas por um programa para se tornarem significativas.

8 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Tipos de dados da linguagem C Tipos básicos: char- apenas 1 caractere alfanumérico int- números inteiros float- números fracionários com precisão simples double- números fracionários com precisão dupla void- indica que uma função não retorna nada Modificadores: signed unsigned long short

9 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Tipos de dados da linguagem C Palavra-chave Tamanho em Bytes Faixa de Dados char1-128 a 127 unsigned char10 a 255 int a unsigned int20 a long int a unsigned long int40 a float4Seis dígitos de precisão double8Dez dígitos de precisão long double16Dez dígitos de precisão

10 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Variáveis representam localizações de memória onde são armazenados dados que podem ser modificados pelo programa.

11 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Nomes de variáveis Pode conter letras, números e caracter de sublinhado (underscore) O primeiro caractere do nome não pode ser numérico Não é permitido utilizar palavras-chave como nome de variáveis Por convenção, variáveis são criadas com letras minúsculas (maiúsculas são diferentes de minúsculas)

12 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Declaração de variáveis Sintaxe:tipo nome_var; Exemplos:int x; float y, z; Inicialização de variáveis Sintaxe:nome_var = valor; Exemplos:x = 10; y = z = 10.5; Declaração e inicialização de variáveis Sintaxe:tipo nome_var = valor; Exemplo:int x = 10;

13 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes Constantes representam localizações de memória onde são armazenados dados que não podem ser modificados durante a execução do programa.

14 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes Nome de constantes Por convenção, constantes são criadas com letras maiúsculas Declaração e inicialização de constantes Sintaxe:#define NOME_CONST valor Exemplos:#define PI #define MAX 1000

15 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operador de Atribuição (=) Sintaxe:nome_var = expressão; Exemplos:x = 2; y = x + 3; Conversão de tipos em atribuições Regra: o valor do lado direito de uma atribuição é convertido para o tipo do lado esquerdo Exemplo:int x; float y; x = y = 3.5; y = x = 3.5;

16 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Aritméticos Unários – atuam sobre apenas um operando Menos unário (-): multiplica o operando por -1 A expressão -x equivale a x = x * (-1) Decremento (--): incrementa o operando em uma unidade A expressão x-- equivale a x = x – 1 Incremento (++): decrementa o operando em uma unidade A expressão x++ equivale a x = x + 1

17 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Aritméticos Binários – atuam sobre dois operandos Adição (+) Subtração (-) Multiplicação (*) Divisão (/) Mod (%) Utilizado para encontrar o resto de uma divisão Exemplos: x = ;x igual a 15 x = ; x igual a 5 x = 10 * 5; x igual a 50 x = 10 / 5; x igual a 2 x = 11 % 5; x igual a 1

18 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Relacionais São usados para comparar expressões e resultam em falso ou verdadeiro Igual (==) Maior que (>) Menor que (<) Maior ou igual (>=) Menor ou igual (<=) Diferente (!=) Exemplos: 1 == 1retorna verdadeiro 2 > 1retorna verdadeiro 2 < 1retorna falso 2 >= 1retorna verdadeiro 2 <= 2retorna verdadeiro 2 != 2retorna falso

19 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Lógicos São usados para relacionar duas expressões Operador AND (&&) Resulta em verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras Operador OR (||) Resulta em verdadeiro se pelo menos uma expressão for verdadeira Operador NOT (!) Resulta em verdadeiro se a expressão for falsa Exemplos: 1 == 1 && 2 == 2retorna verdadeiro 2 > 1 && 2 != 2retorna falso 1 != 1 || 2 != 2retorna falso 2 >= 1 || 2 != 2retorna verdadeiro !(2 > 2)retorna verdadeiro !(2 == 2)retorna falso

20 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: printf(a1, a2, a3,..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Texto: printf(Boa noite!); Códigos de barra invertida: printf(Boa \n noite!); Especificadores de formato: printf(O valor de x é %i,x); Demais argumentos (a2... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento pritnf(FLOAT = %f INT = %i CHAR = %c, f, i, c);

21 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: scanf(a1, a2, a3,..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Especificadores de formato: scanf(%i,&x); Demais argumentos (a2... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento e devem ser precedidos pelo operador & (endereço de) scanf(%f %i %c, &f, &i, &c);

22 Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercícios Criar um algoritmo para calcular o perímetro de uma circunferência. O perímetro é calculado por 2πr, onde r é o raio da circunferência. Criar um programa em linguagem C para calcular o perímetro de uma circunferência.


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