A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Strings: Cadeia de Caracteres. Strings Uma string é um vetor que armazena uma cadeia de caracteres. Declaração: Declare [tamanho] LITERAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Strings: Cadeia de Caracteres. Strings Uma string é um vetor que armazena uma cadeia de caracteres. Declaração: Declare [tamanho] LITERAL."— Transcrição da apresentação:

1 Strings: Cadeia de Caracteres

2 Strings Uma string é um vetor que armazena uma cadeia de caracteres. Declaração: Declare [tamanho] LITERAL

3 Inicialização Pode-se realizar por atribuição Texto que será armazenado Ou com um valor recebido pelo teclado Leia( )

4 Copiando É possível copiar uma string inteira ou apenas um pedaço da mesma para outra variável do tipo string. Copia(,, ) – A função copia irá copiar a cadeia de caracteres 1, a partir da posição dada, o número de caracteres estipulados. Para copiar a cadeia inteira:

5 Concatenando Para realizar a junção de cadeias de caracteres, pode-se utilizar a função Concatena ou o símbolo +. = Concatena(, ) Ou +

6 Comparação Utiliza-se os sinais de comparação ( =, >,, <,, ) Lembre-se que: – Letras maiúsculas são diferentes de letras minúsculas – A comparação é sempre realizada utilizando ordem alfabética. Exemplo: Aba > aba VERDADEIRO, pois 'A maiúsculo é maior que a minúsculo 2 > 11 VERDADEIRO, pois 2 é maior que 1, observe que se a comparação fosse numérica isso retornaria falso

7 Tamanho A função Tamanho retorna o número de caracteres de uma string Tamanho( ) – Observe que variável deverá ser declarada como uma variável que armazena um valor numérico

8 Verificando a posição Para verificar a posição de uma cadeia de caracteres dentro de outra cadeia de caracteres, utilizamos a função Pos : Pos (, ) – Retorna a posição inicial em que a cadeia 1 aparece dentro da cadeia 2

9 ASCII A função Ascii retorna para variável o caracter ascii que é representado pelo número: Ascii( ) A função NumAscii retorna para variável o valor numérico que representa o caracter na tabela ascii: NumAscii ( )

10 Convertendo… Pode-se converter a cadeia toda ou apenas um caractere: – Para maiúsculo Maiusculo( [ ]) Maiusculo( ) – Para minúsculo Minusculo( [ ]) Minusculo( )


Carregar ppt "Strings: Cadeia de Caracteres. Strings Uma string é um vetor que armazena uma cadeia de caracteres. Declaração: Declare [tamanho] LITERAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google