A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Danielle Nery É a ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças de estado físico de uma substância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Danielle Nery É a ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças de estado físico de uma substância."— Transcrição da apresentação:

1

2 Professora Danielle Nery

3

4 É a ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças de estado físico de uma substância. CALOR DE REAÇÃO É o nome dado à quantidade de calor liberado ou absorvido numa reação. TERMOQUÍMICA

5 ENTALPIA: É o nome dado ao conteúdo de calor (H), a qual depende das substâncias e das quantidades. Para o estudo da termoquímica o que nos interessa é a variação da entalpia ( H)

6 REAÇÃO QUÍMICA: ESTADO INICIALESTADO FINAL REAGENTESPRODUTOS H INICIAL = H REAGENTESH FINAL = H PRODUTOS CALOR DA REAÇÃO = H = Hp - Hr OU H = H FINAL - H INICIAL

7 TIPOS DE REAÇÕES EXOTÉRMICA: EXO TÉRMICA REAÇÕES QUE LIBERAM CALOR H < 0 PRA FORACALOR

8 ENDOTÉRMICA : ENDO TÉRMICA REAÇÕES QUE ABSORVEM CALOR H > 0 PRA DENTRO CALOR

9

10 Diagramas de Entalpia Reação Exotérmica Ex.: C 2 H 6 O (l) + 3O 2(g) 2 CO 2(g) + 3H 2 O (l) + calor

11 Reação Endotérmica Ex.: H 2 O (l) + calor H 2 O (g)

12 A Termoquímica e os estados de agregação.

13 EQUAÇÕES TERMOQUÍMICA AS EQUAÇÕES TERMOQUÍMICAS PODEM SER REPRESENTADAS DE DUAS FORMAS: A + B C + D H = Kcal H = - x Kj Exotérmica H = + x KJ Endotérmica OU COM O CALOR DIRETO NA REAÇÃO: A + B + CALOR C + D (ENDO) A + B C + D + CALOR (EXO)

14 obs: nas reações termoquímicas devemos sempre colocar o estado físico das substâncias e /ou seu estado alotrópico (as entalpias são diferentes). O estado-padrão É impossível determinar experimentalmente a entalpia(H) absoluta de uma substância. O estado-padrão de uma substância é o seu estado físico mais comum e a variedade alotrópica mais estável em condições ambientes. Se uma substância simples estiver no estado-padrão, a ela será atribuída, por convenção, a entalpia zero (H = 0 ) ex.: O 2(g), C (gr), S (R), H 2(g), N 2(g), etc.

15 Calor(entalpia) de formação: H form É o calor liberado ou absorvido na reação de formação de 1,0 mol de uma substância a partir de substância simples no estado padrão. O calor de formação de uma substância é numericamente igual a entalpia de 1,0 mol da substância. Ex.: H 2(g) + 1/2 O 2(g) H 2 O (l) H = -285,8 kJ/mol C (gr) + O 2(g) CO 2(g) ΔH = -393,5 KJ/mol C (gr) + 2H 2(g) CH 4(g) ΔH = - 74,8 KJ/mol Calcule a variação de entalpia para a combustão do metano.

16

17 Entalpia de ligação é a energia absorvida no rompimento de um mol de ligações entre dois átomos, supondo-se todas as substâncias no estado gasoso, a 25ºC e 1 atm. Sendo que: Quebra de ligação: absorção de calor. Formação de ligação: liberação de calor. Ex: A variação de entalpia de uma reação, a partir das entalpias de ligação, é definida como: H = H lig. rompidas + H lig. formadas É interessante notar que podemos analisar vários tipos de entalpias, de acordo com a transformação estudada: entalpia de dissolução, entalpia de neutralização, entalpia de síntese,...

18 11. (Fuvest-SP) Com base nos dados: Ligação Energia de ligação (kJ/mol) H – H 436 Cl – Cl 243 H – Cl 432 Pede-se estimar que o H da reação representada por : H 2 (g) + Cl 2 (g) 2 HCl (g) dado em kJ por mol de HCl (g) é igual a: a) – 92,5 b) –185 c) -247 d) +185 e) +92, *432 H = *(-432) H = -185 kJ 2 mol 1 mol -92,5 kJ

19 1. Observe o gráfico e responda qual a variação de entalpia (H)? H = H p - H r H = 10 – 22 H = - 12

20 2. Observe o gráfico e responda qual a energia de ativação? 18

21


Carregar ppt "Professora Danielle Nery É a ciência que estuda as transferências de calor associadas a uma reação química ou mudanças de estado físico de uma substância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google