A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C erto dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C erto dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 C erto dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria. O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...

4 Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto apenas um ponto preto no meio da folha.

5 O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse: - Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo. O ponto preto Na vida o ponto preto nos deprime Aterroriza, nos fazer perder a calma, Sem alma, sem voz... O coração para, Quase resvala De solidão. E a luz que insiste, Quase resiste, Mas os pontos pretos agridem Se proliferam em inúmeros Pontos... Será que existe luz dentro do ponto preto?

6 Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta. Todas, sem exceção, definiram o ponto preto tentando dar explicações por sua presença no centro da folha. Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse:

7 Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós.

8 Ninguém falou sobre o restante da folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto preto.

9 Assim acontece em nossas vidas e em nossas escolas. A cada dia. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar para nossa intervenção, mas sempre nos centralizamos nos pontos pretos.

10 Temos uma velha mania de enxergar os erros cometidos quando eles podem nos ensinar que podem ser um indicador de que a aprendizagem é um processo de acertos e erros. Todos nós queremos ser vencedores, acertar e buscar a perfeição. O ser humano é movido pela necessidade da confirmação, da aceitação, da vontade de acertar...

11 No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto preto. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, O salário que não chega ao final do mês, as notas baixas dos alunos...

12 o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo, as dificuldades no trabalho.

13 Os pontos pretos são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.

14 Pense nisso. Tire os olhos dos pontos pretos da sua vida. Comece a enxergar os erros como possibilidades, como construção, como caminhos para o crescimento e a evolução do ser humano.

15 Pense nas marcas que a desaprovação do erro deixa na alma. Elas constroem menos do que a orientação segura para o alcance dos objetivos.

16 e mais seu lado educador. Exercite menos seu lado juiz, que determina que os erros devem ser punidos severamente...

17 Essa atitude com certeza vai ajudá-lo a enxergar menos os pontos pretos numa extensa folha de papel em branco.....


Carregar ppt "C erto dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google