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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Juliana Cordeiro Soares Branco Maria Rita Neto Sales Oliveira III Encontro Nacional de Educação a Distância.

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1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Juliana Cordeiro Soares Branco Maria Rita Neto Sales Oliveira III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo

2 1 – analisar a EaD no contexto das condições de estudo do professor em serviço, envolvendo as formas de organização de professores-cursistas quanto a tempo, estudo individual ou em grupo e espaço para a realizar a formação; 2– verificar as dificuldades e as facilidades de realização de um programa de EaD para professores em serviço, ainda no contexto dessas condições, segundo cursistas;

3 3– identificar em que medida a EaD implica aprendizagens novas para o professor em serviço, na visão dos cursistas; 4– verificar os motivos que levaram os professores a realizar um curso a distância para professores em serviço.

4 1- Pesquisa bibliográfica e documental 2- Entrevistas com cursistas e ex-cursistas de programas ou cursos de formação de professores em serviço e a distância 3- Análise dos dados ETAPAS DO TRABALHO

5 1- Educação a distância 2- Condições do trabalho docente 3- Formação de professores em serviço e a distância

6 Documento Legal LDBEN n , de 20/12/1996

7 - 23 professores-cursistas e ex-cusistas de 4 escolas - Cursos pesquisados: 1- Projeto Veredas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG 2- Curso de Licenciatura em Educação Básica – anos iniciais da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

8 Aprendizagem proporcionada pelos cursos Agora a gente tem formas diferentes de abordar determinados temas que antes; a gente abordava de uma forma e agora a gente vê que não é aquele caminho, é um caminho diferente. Então a gente já está abordando esse outro caminho diferente, que vai proporcionar uma aprendizagem melhor para essas crianças. (Sujeito 1, Escola A).

9 Dificuldades: falta de tempo para dedicação e falta de professor no dia-a-dia Eu lia tudo, eu lia... sabe eu ficava até tarde da noite porque eu tinha uma criança pequena na época. Então, depois que ela dormia é que eu pegava nos livros para ler, então foi difícil demais e meu marido reclamava: ´nossa você está estudando demais´. À noite, na hora que ele chegava e que ela dormia é que eu tinha tempo para fazer isto: para dedicar. (Sujeito 1, Escola A). Agora dificuldade é a gente não ter um professor no dia-a-dia para tirar as dúvidas. Quanto tinha dúvidas tinha que guardar as dúvidas e esperar o dia certo da orientação. (Sujeito 19, Escola D).

10 Facilidades: possibilidade de controlar o tempo e o espaço de estudo. Eu acho que facilitou sim por causa da questão de tempo. A gente não tinha muito tempo para ficar, para ir para a escola. A gente perderia muito tempo se tivesse que ir para a escola; só nisso eu gastaria umas duas horas do meu dia. (Sujeito 15, Escola C).

11 Formas de organização para estudo Quando nós começamos, nós montamos um grupinho, depois começou a não dar muito certo por causa do horário que não coincidia: o horário que se estava livre com o dos colegas. Aí nós passamos a estudar individualmente. (Sujeito 10, Escola C).

12 Consciência das condições precárias trabalho docente e a não valorização da profissão do magistério A questão salarial... eu acho que pode melhorar mais, valorizar. Eu acho que nós professores somos pouco valorizados. O professor é pouco valorizado, no social também é pouco valorizado. As condições de trabalho são precárias e é muito trabalho. (Sujeito 16, Escola B).

13 Motivos para realização do Curso Por que eu fui fazer? Ah! Falaram que em 2006 iam exigir o curso superior, toda professora tinha que ter, é a Lei, aí a gente foi fazer. Era meu sonho fazer curso superior, tinha uma vontade de fazer e quando apareceu o Veredas não pensei duas vezes. Foi uma chance que tive, uma oportunidade muito grande, aí fiquei muito feliz.

14 Os cursos estudados contribuíram para: -qualificação formal dos professores -mudanças em sua prática -trocas de experiências Considerações

15 Principais vantagens da EaD e da formação em serviço -flexibilidade de tempo e espaço para estudo -oportunidade de reflexão sobre a prática Considerações

16 Principais limitacões -raro contato entre os professores e alunos -sobrecarga de trabalho -falta de tempo para estudo -dificuldade de estudo em grupo Considerações

17 Obrigada! Juliana Branco


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