A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Juliana Cordeiro Soares Branco Maria Rita Neto Sales Oliveira III Encontro Nacional de Educação a Distância da Rede de Escolas de Governo

2 1 – analisar a EaD no contexto das condições de estudo do professor em serviço, envolvendo as formas de organização de professores-cursistas quanto a tempo, estudo individual ou em grupo e espaço para a realizar a formação; 2– verificar as dificuldades e as facilidades de realização de um programa de EaD para professores em serviço, ainda no contexto dessas condições, segundo cursistas; 2

3 3– identificar em que medida a EaD implica aprendizagens novas para o professor em serviço, na visão dos cursistas; 4– verificar os motivos que levaram os professores a realizar um curso a distância para professores em serviço. 3

4 ETAPAS DO TRABALHO 1- Pesquisa bibliográfica e documental
2- Entrevistas com cursistas e ex-cursistas de programas ou cursos de formação de professores em serviço e a distância 3- Análise dos dados 4

5 1- Educação a distância 2- Condições do trabalho docente 3- Formação de professores em serviço e a distância

6 Documento Legal LDBEN n , de 20/12/1996

7 - 23 professores-cursistas e ex-cusistas de 4 escolas
- Cursos pesquisados: 1- Projeto Veredas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE-MG 2- Curso de Licenciatura em Educação Básica – anos iniciais da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP 7

8 Aprendizagem proporcionada pelos cursos
Agora a gente tem formas diferentes de abordar determinados temas que antes; a gente abordava de uma forma e agora a gente vê que não é aquele caminho, é um caminho diferente. Então a gente já está abordando esse outro caminho diferente, que vai proporcionar uma aprendizagem melhor para essas crianças. (Sujeito 1, Escola A). 8

9 Dificuldades: falta de tempo para dedicação e falta de professor no dia-a-dia
Eu lia tudo, eu lia... sabe eu ficava até tarde da noite porque eu tinha uma criança pequena na época. Então, depois que ela dormia é que eu pegava nos livros para ler, então foi difícil demais e meu marido reclamava: ´nossa você está estudando demais´. À noite, na hora que ele chegava e que ela dormia é que eu tinha tempo para fazer isto: para dedicar. (Sujeito 1, Escola A). Agora dificuldade é a gente não ter um professor no dia-a-dia para tirar as dúvidas. Quanto tinha dúvidas tinha que guardar as dúvidas e esperar o dia certo da orientação. (Sujeito 19, Escola D). 9

10 Facilidades: possibilidade de controlar o tempo e o espaço de estudo.
Eu acho que facilitou sim por causa da questão de tempo. A gente não tinha muito tempo para ficar, para ir para a escola. A gente perderia muito tempo se tivesse que ir para a escola; só nisso eu gastaria umas duas horas do meu dia. (Sujeito 15, Escola C). 10

11 Formas de organização para estudo
Quando nós começamos, nós montamos um grupinho, depois começou a não dar muito certo por causa do horário que não coincidia: o horário que se estava livre com o dos colegas. Aí nós passamos a estudar individualmente. (Sujeito 10, Escola C). 11

12 Consciência das condições precárias trabalho docente e a não valorização da profissão do magistério
A questão salarial... eu acho que pode melhorar mais, valorizar. Eu acho que nós professores somos pouco valorizados. O professor é pouco valorizado, no social também é pouco valorizado. As condições de trabalho são precárias e é muito trabalho. (Sujeito 16, Escola B). 12

13 Motivos para realização do Curso
Por que eu fui fazer? Ah! Falaram que em 2006 iam exigir o curso superior, toda professora tinha que ter, é a Lei, aí a gente foi fazer. Era meu sonho fazer curso superior, tinha uma vontade de fazer e quando apareceu o Veredas não pensei duas vezes. Foi uma chance que tive, uma oportunidade muito grande, aí fiquei muito feliz.

14 Considerações Os cursos estudados contribuíram para:
-qualificação formal dos professores -mudanças em sua prática -trocas de experiências 14

15 Considerações Principais vantagens da EaD e da formação em serviço
-flexibilidade de tempo e espaço para estudo -oportunidade de reflexão sobre a prática 15

16 Considerações Principais limitacões
-raro contato entre os professores e alunos -sobrecarga de trabalho -falta de tempo para estudo -dificuldade de estudo em grupo 16

17 Obrigada! Juliana Branco julianab28@gmail.com
17


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google