A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018"— Transcrição da apresentação:

1 Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018

2 FUNDAMENTOS LEGAIS PNE – 2014 META 7 ESTRATÉGIA 7.1. “estabelecer e implantar, mediante pactuação inter-federativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do ensino fundamental e médio, respeitada a diversidade regional, estadual e local”.

3 FUNDAMENTOS LEGAIS Art. 26 da LDB (redação dada pela Lei nº /2013): “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.

4 FUNDAMENTOS LEGAIS LEI Nº 13.415, 16/02/17
Art. 35-A. A BNCC definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, (...) nas seguintes áreas do conhecimento (4) § 2º BNCC - incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia. § 3º Ensino de LP e Matemática: obrigatório nos três anos do ensino médio. § 4º Língua Inglesa : obrigatória - Caráter optativo: preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.

5 FUNDAMENTOS LEGAIS LEI Nº 13.415, 16/02/17 Art. 35-A.
§ 5º Carga horária da BNCC – Até 1800 horas do total da carga horária do ensino médio, de acordo com a definição dos sistemas de ensino. § 7º Curriculos : formação integral do aluno (aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais) / construção de seu projeto de vida. Art. 36. Currículo do EM : BNCC e itinerários formativos (5) : linguagens , matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. § 3º itinerário formativo integrado

6 FUNDAMENTOS LEGAIS Parecer CNE/CP nº 15/2017 e Resolução CNE/CP nº 02/2017, de 22/12/ Aprovação e homologação da BNCC para as etapas da Educação Infantil e dos nove anos de Ensino Fundamental. Art. 5º A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

7 RESOLUÇÃO CNE/CP No 2, DE 22/12/ 2017
SUMÁRIO DA BNCC Apresentação 1. INTRODUÇÃO 2. A ESTRUTURA DA BNCC 3. A ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 4. A ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL 5. A ETAPA DO ENSINO MÉDIO RESOLUÇÃO CNE/CP No 2, DE 22/12/ 2017 Anexo 1 – Educação Infantil Anexo 2 – Ensino Fundamental Anexo 3 – Ensino Médio

8 2. A ESTRUTURA DA BNCC

9

10 - Define aprendizagens básicas para até 1800 horas;
IMPORTANTE : A BNCC - Define aprendizagens básicas para até 1800 horas; - Não define “estrutura curricular”.

11 NÚMEROS DA BNCC - ENSINO MÉDIO COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
ÁREAS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS HABILIDADES Linguagens 7 27 Língua Portuguesa 53 Matemática 5 45 Ciências da Natureza 3 23 Ciências Humanas 6 31 Total 21 179

12 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES - EXCERTOS

13 ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
C3. Analisar situações-problemas e avaliar as aplicações do conhecimento científico e tecnológico nas diversas esferas da vida humana para propor soluções (inclusive tecnológicas) que considerem demandas e contextos locais e/ou globais e suas interferências na vida social e no mundo contemporâneo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza e estabelecendo diálogos com diferentes públicos, contextos, mídias e TDIC.

14 ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
(EM13CNT312) Investigar os efeitos de programas de melhoria de infraestrutura de saneamento básico e energia elétrica, de cobertura vacinal, de atendimento primário à saúde, e de produção de alimentos, entre outros, a fim de identificar necessidades e promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população, especialmente em âmbito local e regional.

15 ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS APLICADAS
C2. Analisar a conformação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão dos processos de conflito e negociação, desigualdade e igualdade, exclusão e inclusão e de situações que envolvam o exercício arbitrário do poder.

16 ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS APLICADAS
(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas de povos e grupos de diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação dos grupos, a construção de rotas comerciais e a circulação de pessoas e produtos. (EM13CHS202) Avaliar e analisar a interferência das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas das sociedades contemporâneas (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.).

17 AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BNCC EXPRESSAM CONHECIMENTOS DAS ÁREAS/COMPONENTES?

18 Resultados de survey – encontro consed
8 e 9/março Respondentes Instituições N % Secretaria da Educação 191 87,2 Escola pública 4 1,8 Escola (rede) particular 9 4,1 Outra 15 6,8 Total 219 100,0

19 Resultados de survey – encontro consed
8 e 9/março/2018 Respondentes Áreas/componentes N % Linguagens 43 19,6 Língua Portuguesa 39 17,8 Matemática 44 20,1 Ciências da Natureza Ciências Humanas 50 22,8 Total 219 100,0

20 Sobre as competências específicas
Elas têm...

21 Sobre as competências específicas
Estão articuladas ao Ensino Fundamental?

22 Sobre as habilidades Elas têm...

23 Linguagens e suas Tecnologias
Sobre as competências específicas

24 Língua Portuguesa Sobre as habilidades

25 Matemática e suas Tecnologias
Sobre as competências específicas

26 Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Sobre as competências específicas

27 Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Sobre as competências específicas

28 BNCC - INCORPORAÇÃO DAS SUGESTÕES PERTINENTES
SURVEY SEMELHANTE FOI REALIZADO CONTRIBUIÇÕES VIA CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇAO BNCC - INCORPORAÇÃO DAS SUGESTÕES PERTINENTES

29 “Ensino médio – do jeito que está não dá para ficar”
Considerações finais “A Base é a Base” “Ensino médio – do jeito que está não dá para ficar” ” (...) não dá para ver a reforma do Ensino Médio só olhando a escola como está organizada hoje”.


Carregar ppt "Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google