A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluxogramas e Pseudo-código

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluxogramas e Pseudo-código"— Transcrição da apresentação:

1 Fluxogramas e Pseudo-código
Aula 03 – 13/01/11

2 Método para construir um algoritmo
Ler atentamente o enunciado: Deve-se reler o enunciado de um exercício quantas vezes for necessário, até compreendê-lo completamente. Retirar a relação das entradas de dados do enunciado: Através do enunciado, descobrimos quais são os dados que devem ser fornecidos ao programa, via teclado, a partir dos quais são desenvolvidos os cálculos. Retirar do enunciado, a relação das saídas das informações: Através do enunciado podemos descobrir quais são as informações que devem ser mostradas para compor o resultado final, objetivo do algoritmo. Determinar o que deve ser feito para transformar as entradas nas saídas especificadas: Nessa fase é que teremos a construção do Algoritmo propriamente dito. Devemos determinar qual sequência de passos ou ações é capaz de transformar um conjunto de dados nas informações de resultado. Para isso, utilizamos os fatores descritos anteriormente, tais como legibilidade, portabilidade, método cartesiano e planejamento reverso, e finalmente podemos construir o algoritmo.

3 Representação de Algoritmos
As formas mais comuns de representação de algoritmos são as seguintes: Linguagem Natural Os algoritmos são expressos diretamente em linguagem natural. Fluxograma Convencional Esta é um representação gráfica que emprega formas geométricas padronizadas para indicar as diversas ações e decisões que devem ser executadas para resolver o problema. Pseudo-linguagem Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos. Não existe consenso entre os especialistas sobre qual seria a melhor maneira de representar um algoritmo. Atualmente a maneira mais comum de representar-se algoritmos é através de uma pseudo-linguagem ou pseudo-código. Esta forma de representação tem a vantagem de fazer com que o algoritmo seja escrito de uma forma que está próxima de uma linguagem de programação de computadores.

4 Formas Geométricas

5 Fluxograma para um domingo

6 calcular a solução de uma equação de primeiro grau
ax+b=0 que vale x=-(b/a)

7 Pseudo Linguagem Modo de representação de algoritmos que procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível. A idéia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem. Normalmente estas linguagens são versões ultra reduzidas de linguagens de alto nível do tipo Pascal ou C.

8 Exemplos variaveis media,n1,n2 :numerico Leia (n1) Leia (n2)
principal () início imprimir "Alo mundo." fim variaveis media,n1,n2 :numerico Leia (n1) Leia (n2) media := (n1+n2)/2 escreva (“Média:”, media)


Carregar ppt "Fluxogramas e Pseudo-código"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google