A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tabelas de Decisão Árvores de Decisão Aplicações Informáticas Rui Hilário, Eng.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tabelas de Decisão Árvores de Decisão Aplicações Informáticas Rui Hilário, Eng."— Transcrição da apresentação:

1 Tabelas de Decisão Árvores de Decisão Aplicações Informáticas Rui Hilário, Eng.

2 Tabelas de Decisão A Tabela de Decisão é a ferramenta mais utilizada quando o processo deve produzir alguma saída ou executar acções com base em decisões complementares.

3 Tabelas de Decisão A Tabela de Decisão ajuda a considerar um programa de acção em sua composição, para avaliá-lo quanto à perfeição e consistência. Ela nos fornece uma maneira objectiva de identificar todas as combinações possíveis.

4 Tabelas de Decisão A Tabela de Decisão deve ser usada quando a seleção de subprograma de ação depende de combinações de condições. A vantagem da Tabela de Decisão é ajudar a documentar o entendimento do analista com o usuário, e ajudam a encontrar situações que não foram totalmente especificada.

5 Vantagens da Tabela de Decisão Ajuda a considerar um programa de acção em sua composição, para avaliá-lo quanto à perfeição e consistência. Ela nos fornece uma maneira objectiva de identificar todas as combinações possíveis Deve ser usada quando a selecção de subprograma de acção dependendo de combinações de condições. Ajuda a documentar o entendimento do analista com o utilizador. Ajuda a encontrar situações que não foram totalmente especificada.

6 Desvantagens da Tabelas de Decisão Difícil saber algumas vezes quando iniciar uma formulação na Tabela de Decisão Os utilizadores não estão familiarizados com a Tabela. Ela não nos fornece um quadro nítido da estrutura As Tabelas de Decisões são confusas para aqueles que nunca tenham-na visto antes.

7 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA Obs. : S/N -> eqüivale a ¨se X-> eqüivale a ¨então¨

8 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA Existe várias maneiras de nos certificarmos de que todas as possibilidades foram cobertas e que nenhuma tenha sido repetida. 1. Calcular o número total de regras -> N1 x N2 x Nn ( onde Ni = nº de condições)

9 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA 2. Criar as linhas de condição e acção e números de colunas para todas as regras.

10 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA 3. Considerar a última condição e alternar suas possibilidades ao longo de toda linha.

11 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA 4. Observar quantas vezes o padrão se repete. Considerar a condição imediatamente acima e cobrir cada padrão com um valor para esta próxima condição ( e assim sucessivamente).

12 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA 5. Combinações de condições ligadas às acções

13 EXEMPLOS 1- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA LIMITADA Logo para consolidarmos a Tabela de Decisão temos : 1. Encontrar um par de regras para as quais : 2. Substituir o par por uma regra e usar o símbolo de indiferença; 3. Repetir para qualquer par que atenda os critérios a acção seja a mesma ; os valores de condição sejam os mesmos, excepto em uma.

14 EXEMPLOS 2- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA AMPLIADA Neste caso as condições tem mais de dois valores : ( Nº DE LINHA = 2 x 3 x 3 x 2 = 36)

15 EXEMPLOS 2- EXEMPLO DE TABELAS DE ENTRADA AMPLIADA Neste caso as condições tem mais de dois valores : Obs. Observar as combinações inerentemente impossíveis, ( C1- Aéreo + C2 - Local )

16 Árvore de Decisão Árvore de Decisão é a representação gráfica de uma Tabela de Decisão, nada mais, nada menos. Devido à sua aparência familiar e apresentação gráfica, uma Árvore de Decisão funciona como uma ferramenta autodidática.

17 Árvore de Decisão A representação gráfica do exemplo seria :

18 Tabelas de Decisão X Árvores de Decisão 1 - Utilizar Árvore de Decisão quando o número de decisões for pequeno e nem toda combinação de condições for possível; usar uma Tabela de Decisão quando o número de acções for grande e ocorram muitas combinações de condições. 2 - Utilizar uma Tabela de Decisão se existirem dúvidas de que a Árvore de Decisão mostra toda a complexidade do problema. 3 - Mesmo que se utilize a Tabela de Decisão para se descobrir a lógica, procurar representá-la como uma Árvore, desde que a norma 1 não seja violada.

19 Vantagens / Desvantagens das Ferramentas

20


Carregar ppt "Tabelas de Decisão Árvores de Decisão Aplicações Informáticas Rui Hilário, Eng."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google