A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF"— Transcrição da apresentação:

1 12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Proposta de indicadores sistêmicos de inovação para Avaliação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL Renata Lèbre La Rovere Antonio Pedro Lima Guilherme de Oliveira Santos Instituto de Economia, UFRJ

2 Apresentação O setor elétrico (SE) tem importante política pública de indução de inovação através do fomento à Pesquisa e Desenvolvimento: o Programa de P&D da ANEEL, criado pela Lei nº 9.991, de 2000. O Programa obriga as concessionárias a investirem um percentual de ROL em projetos inovadores. No Programa, adotou-se uma abordagem linear de inovação, o que limita os resultados obtidos pelo Programa. No âmbito do Programa é preciso incorporar uma sinergia entre os projetos inovadores e os instrumentos do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para aumentar a eficácia do Programa.

3 Objetivos Este trabalho tem como objetivos:
Sistematizar crítica à abordagem linear de inovação. b) Indicar a importância de se definirem um conjunto de indicadores para a avaliação do Programa de P&D da ANEEL relacionados à inovação tecnológica, aprendizagem tecnológica, à cooperação e ao desempenho tecnológico no SEB, que permitam analisar o desempenho inovativo da empresa de forma mais abrangente.

4 Visão linear de inovação da ANEEL
Visão linear de inovação baseada nos modelos lineares: inovação é vista como um processo simples de caráter linear e sequencial (technology push e demand pull – anos 70). Pesquisa básica Produção Comercialização Desenvolvimento Pesquisa aplicada

5 Visão sistêmica de inovação
A visão sistêmica de inovação é mais ampla. O proceso de inovação se caracteriza pela constante interação entre os usuários e os produtores de inovações (Cassiolato e Podcameni, 2016). O processo inovativo é resultado de aprendizagem coletiva, a partir de vínculos dentro da empresa, e entre a empresa e outras organizações (Lundvall, 1985). A abordagem de SNI incorpora o conjunto de instituições que contribuem e afetam o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, de uso e de criação de competencias (Freeman, 1987).

6 Devido à crescente sofisticação e complexidade das inovações, cada vez mais inovações são resultado de processos de colaboração e de produção por meio de uma rede de atores: startups, universidades, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil. O foco em conhecimento, interatividade e aprendizado constituem a base do conceito de sistemas de inovação.

7 Resultados Objetivo da ANEEL: fomentar “Iniciativas que disponham de escala apropriada para desenvolver conhecimento e transformar ideias, experimentos laboratoriais bem- sucedidos e qualidade de modelos matemáticos em resultados práticos” Etapas da avaliação da ANEEL Avaliação inicial do projeto de acordo com critérios de originalidade, aplicabilidade, relevância, razoabilidade de custos Realiza-se uma avaliação ex-post, centrada na análise do Relatório Final e de Auditória Financeira dos projetos, observando os resultados alcançados, os recursos empregados e os gastos realizados. Analisa-se um produto final do projeto de P&D (ex. software, sistema, máquina)

8 Resultados O conceito de inovação da ANEEL também precisa incluir mudanças organizacionais, que podem, inclusive, impactar o funcionamento das concessionárias. A análise ex-post realizada pela ANEEL se limita a projetos de P&D relacionados a novas tecnologias, havendo, portanto, o risco de subestimar o conteúdo específico de P&D, por não se tratar de atividade que resulta em tecnologia objetivamente mensurável. Os indicadores da ANEEL de avaliação de projetos focam apenas no que é tangível. Os resultados intangíveis, como os resultantes de inovações em processos, serviços ou modelos de negócios não são considerados e devidamente analisados. A visão linear do processo de inovação se sustenta na percepção de que inovação seria um fenômeno essencialmente interno às empresas de tal ordem que as interações com os agentes teriam sua importância limitada à capacidade de gerar inputs para inovações.

9 Contribuições de impacto para a Ciência e Tecnologia do país: Proposta de indicadores sistêmicos para o SE [adaptado de Stalivieri, Campos e Britto (2009) e Matos e Stalivieri (2016)]

10 Contribuições de impacto para a Ciência e Tecnologia do país: Proposta de indicadores sistêmicos para o SE

11 OBRIGADA! renata@ie.ufrj.br
Contribuições de impacto para a Ciência e Tecnologia do país: Proposta de indicadores sistêmicos para o SE OBRIGADA!


Carregar ppt "12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google