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1 2 3 UM CASO DE SUCESSO NO PODER PÚBLICO MUDANÇA DE CULTURA COM RESULTADOS CONCRETOS NA ÁREA DE RH E DE GESTÃO ADMINISTRATIVA.

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4 3 UM CASO DE SUCESSO NO PODER PÚBLICO MUDANÇA DE CULTURA COM RESULTADOS CONCRETOS NA ÁREA DE RH E DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

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6 5 Tribunal de Contas do Município de São Paulo Órgão da Administração Direta Municipal Órgão de auxílio do Legislativo – Câmara Municipal Atribuição constitucional: 1 - Julgamento das contas dos gestores municipais e da Câmara Municipal; 2 - Parecer Prévio das Contas do Executivo e do TCM. Quadro de Colaboradores: - nomeação após concurso público - cargos comissionados dentre servidores efetivos - cargos em comissão - regime estatutário – Lei 8.989/79

7 6 MISSÃO Fiscalizar a gestão dos recursos públicos do Município de São Paulo, com o fim de assegurar que os mesmos sejam arrecadados, aplicados ou utilizados em conformidade com os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, tendo em vista a plena satisfação do interesse público.

8 7 Q Qualidade sempre, contínua e crescente no atendimento aos requisitos estabelecidos TTodos envolvidos na melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade C Custos reduzidos e aumento da produtividade M Moral elevado do grupo de colaboradores S Segurança aos colaboradores P Prazos e condições de entrega cumpridos

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10 9 Percepção pela Sociedade do Setor Público: Ineficiência Desperdício de recursos Desmazelo para com o bem público Morosidade Corrupção Falta de planejamento e transparência Baixo comprometimento do servidor e funcionário públicos Serviços públicos sem qualidade

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14 13 Liderança Servidora CLIENTE Presidente Diretor Gerente Supervisores Colaboradores

15 14 SOCIEDADE Presidente Colegiado Secretários Coordenadores Supervisores Colaboradores

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17 16 Atividade Econômica Causa primária – o homem Causa final – o homem

18 17 O que é uma Empresa? O que é uma Organização? É a reunião de pessoas para atingir metas.

19 18 Só haverá razão para a existência de uma empresa se for para satisfazer as necessidades das pessoas.

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21 20 MOTIVAÇÃO É O GRANDE MOTE DA MUDANÇA: pessoas altamente motivadas que todos respirem a missão, a visão e os objetivos da organização

22 21 Responsabilidade X Autonomia X Responsabilidade é o comprometimento para atingir as metas.

23 22 Elementos da Qualidade Cliente Fornecedor Colaborador Acionista Vizinho

24 23 SENSO DE UTILIZAÇÃO SENSO DE ORDENAÇÃO SENSO DE LIMPEZA SENSO DE SAÚDE SENSO DE AUTO-DISCIPLINA

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26 25 Qualidade intrínseca Custo Prazo Moral Segurança Meio Ambiente

27 26 MÉTODO PDCA Planejar(estabelecer meta e método), Executar (treinar e fazer), Checar (controlar) e Agir (preventiva e corretivamente). MISSÃO, VISÃO, OBJETIVOS 5 SENSOS Utilização Organização Limpeza Saúde Auto-Disciplina ELEMENTOS Cliente Fornecedores Colaboradores Acionista Vizinho DIMENSÃO Qualidade Intrínseca Custo Prazo Moral Segurança Meio Ambiente

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29 28 Mudança de Paradigmas: Decisão de Mudar Ano Zero da Gestão pela Qualidade (1996) Foco: SER HUMANO Estabelecimento das metas: Implementação do TQM e Obtenção da Certificação ISO 9000 PRAZO DE UM ANO!

30 29 Líder Geral Coordenador do Programa 5S Coordenador do Programa ISO 9000 Gestor do processo de mudança GESTAOPELASCOMPETÊNCIASGESTAOPELASCOMPETÊNCIAS Planejamento da mudança: Gerenciamento pelas Diretrizes

31 30 Ações Institucionais formalizadas: Criação do Comitê Interfuncional e do Comitê de Desenvolvimento Profissional Criação do Escritório da Qualidade: Órgão Gestor do Programa de Qualidade Objetivo estratégico: Estas ações visaram à integração de todas as pessoas da organização no processo de mudança!

32 31 Educação e Treinamento Lema: Educar,Treinar e Realizar. Educação contínua e planejada. O trabalho em grupo deve ser estimulado (5S, Cumbuca, CCQ, MIASP).

33 32 Educação e Treinamento CCQ: Círculos de Controle da Qualidade; MIASP: Metodologia de Identificação, Análise e Solução de Problemas (anomalias); 5S: Sensos de utilização (seiri), ordenação (seiton), limpeza (seisou), saúde (seiketsu) e autodisciplina (shitsuke).

34 33 Educação e Treinamento Estimular o auto-desenvolvimento para aperfeiçoamento contínuo, aumentando as condições de empregabilidade. Desafios para a solução de problemas e a identificação de oportunidades de melhorias (MIASP), Necessidades de treinamento: discussão da visão de futuro no âmbito de sua atuação, alinhada à visão de futuro da organização. Levantamento das Necessidades de Treinamento

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36 35 Grupo de Cumbuca – funcionamento: Reunião de 4 a 6 pessoas interessadas em estudar um assunto. - Tema é escolhido e estudado previamente. - Freqüência, dia e hora estabelecidos. - Não haverá atrasos ou ausências. - Sorteio do relator. - Discussão do assunto de forma ordenada. - Todos devem conhecer e participar da discussão e conclusões. - Tempo máximo: 1 hora.

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38 37 Sistema de Sugestões (Banco de Idéias) Efeitos esperados: Estimular a participação ativa dos colaboradores com sugestões. Soluções de problemas. Oportunidade de melhorias. Estimular a integração, o entusiasmo, a tolerância e a generosidade.

39 38 Cafés da Manhã Objetivos: Quebrar barreiras hierárquicas, Facilitar a comunicação, Promover a integração do pessoal; Discutir e avaliar as metas e a visão de futuro da organização, Disseminar os conceitos do sistema de gestão, Identificar soluções para as anomalias encontradas, Uniformizar a linguagem. Ação altamente motivadora

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41 40 Ação altamente motivadora Café da Manhã Sistema de Reconhecimento Eventos Cívicos e Sociais Eventos Culturais Eventos Esportivos

42 41 MOTIVAÇÃO: Promoção de Eventos: Eventos cívicos como o hasteamento da bandeira com corais dos vizinhos e com as bandas das Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana; Palestras de motivação e qualidade de vida; Palestras de cuidados com a saúde, anti-tabagismo, stress, nutrição, obesidade, hipertensao, educação sexual e outras; Reconhecimento da colaboração de servidores e funcionários em Plenário; Comemoração dos Dias dos Pais, Mães e Servidores Públicos; Concursos de corais e apresentação do Coral do TCMSP.

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45 44 Atributos do líder: - Avaliar o momento e o contexto. - Identificar as forças. - Conhecer os recursos disponíveis. - Ser reconhecido como líder. - Buscar o comprometimento de todos com as metas da organização. - Motivar. Planejando a Mudança

46 45 Quebra de Paradigmas da Mudança de Conduta: Mudança de conduta é a palavra-chave. O Líder e seus colaboradores devem estar convencidos da mudança de conduta. A mudança de conduta deve ser planejada considerando a participação de todos na formatação da missão, visão e objetivos. O colaborador mais indicado para sugerir, estudar e implementar mudanças é próprio profissional da área. Usar ferramentas gerenciais adequadas para a mudança.

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49 48 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA Case Tribunal de Contas do Município

50 49 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA

51 50 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA

52 51 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA

53 52 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA

54 53 SETOR DE TRANSPORTES E OFICINA MECÂNICA

55 54 Resultados alcançados mais relevantes: Obtenção da certificação ISO 9001 em 8 meses!; Melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho e eliminação de passos desnecessários; Colocação dos julgamentos em dia e maior celeridade dos trabalhos internos; Criação de um sistema de controle de anomalias e rastreabilidade dos papéis de trabalho utilizados nas auditorias; O índice de retrabalho, em um prazo de dez meses, caiu de 46% para 11%

56 55 Diminuição do absenteísmo (0,53%!); Maior reconhecimento e percepção pela sociedade da atuação do TCMSP; Visível crescimento do ser humano e comprometimento dos servidores e funcionários com a gestão pública e cidadania responsável; Grande parte dos servidores de carreira de nível operacional ingressou em cursos superiores. Resultados alcançados mais relevantes (continuação):

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