A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia VOICE OVER IP Alunas: Laura Castro Elisa Lessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia VOICE OVER IP Alunas: Laura Castro Elisa Lessa."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia VOICE OVER IP Alunas: Laura Castro Elisa Lessa

2 O que é VoIP? Tecnologia para Transmissões de Áudio Digitalização do Áudio Redução de Custos

3 Meios Físicos Variados Tipos de VoIP Público Privado Hard e Soft Phone

4 História /2000

5 Milhões de Usuários

6 VoIP x TELEFONIA IP Áudio, Vídeo, Dados Hard Phone. Áudio Soft Phone.

7 PROTOCOLOS H.323 SIP MGCP IP

8 Na Prática Na Prática:

9 SINAL CONTÍNUO QUANTIZADOR AMOSTRADOR CODIFICADOR SINAL DIGITAL CODEC

10 QoS Tráfego em bps com e sem QoS:

11 QoS ATRASOS: Propagação Empacotamento Nós na rede Dijiter buffer PERDA DE PACOTES VOZ METALIZADA ECO

12 Taxa de Amostragem Priorização de Pacotes de Voz Correção do Erro Buferização Supressão de Silêncio Compressão de Voz Técnicas necessárias para a obtenção de QoS

13 TAMANHO DOS PACOTES Pacote grande Reduz a banda Maior atraso Problema na perda

14 SEGURANÇA Redes IP: risco de fraudes, falsificação, interceptação, etc. Proteção feita através do SSL

15 EXERCÍCIOS

16 1.O tamanho do pacote de dados na transmissão por VoIP é variável. Mostre as vantagens e as desvantagens de se utilizar um grande pacote. A vantagem é a redução da banda necessária para a transmissão. Porém isso acarreta um atraso maior devido ao tamanho, além de no caso da perda de um pacote perder uma grande parte da transmissão. 2. O que transforma o sinal analógico em digital na transmissão VoIP? Como é feito? Considerando que um sinal é transmitido a uma freqüência de 15Hz qual a menor freqüência de amostragem, levando em consideração que o sinal irá ser quantizado? Quantos níveis de quantização teria então? CODEC. Primeiro ele deve discretizar o sinal, depois quantizá-lo e então codificá-lo e dessa maneira temos o sinal digital pronto. Como a freqüência de amostragem tem que ser no mínimo duas vezes maior que a do sinal temos que ela tem q ser > 30Hz. Porém como iremos codificar esse sinal podemos colocar como 32= 2^5. Dando um total de 5 níveis de quantização para ser codificado.

17 3. Quais são os principais fatores que influenciam a qualidade do serviço? Atraso: Diferença de tempo entre o envio e o recebimento. Ocorre por problemas na rede e pelo meio de propagação. Perda de pacotes: podem ocorrer erros durante a transmissão, fazendo com que o pacote enviado não chegue ao seu destino Voz metalizada Eco Segurança: ainda não há um sistema próprio de segurança sendo possíveis os mais variados tipos de fraude como em qualquer serviço na rede IP. 4. Porque mesmo com o incentivo ao protocolo H323 o SIP obteve grande crescimento Pois SIP, se comparado com o H.323, é um protocolo mais leve em relação ao estabelecimento da chamada. 5. Qual é a vantagem do protocolo MGCPO preestabelecer que as chamadas e funções de controle estão fora da gateway? Porque simplifica a manutenção, atualização e as implementações de gateway.


Carregar ppt "Tecnologia VOICE OVER IP Alunas: Laura Castro Elisa Lessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google