A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Zona Euro Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Zona Euro Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em."— Transcrição da apresentação:

1 Zona Euro Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram os critérios de convergência acordados no tratado de Maastricht que determinam um conjunto de exigências. Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em 2002 e cumpriram os critérios de convergência acordados no tratado de Maastricht que determinam um conjunto de exigências. No primeiro grupo da U.E.M (União económica monetária) fizeram parte 11 países sendo eles a Bélgica, a Alemanha, a Espanha, a França, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, a Áustria, Portugal e a Finlândia. A Grécia não satisfazia todos os critérios (aderiu em 2000). A Dinamarca. A Suécia e o Reino Unido optaram por não aderir, embora satisfizessem os critérios. No primeiro grupo da U.E.M (União económica monetária) fizeram parte 11 países sendo eles a Bélgica, a Alemanha, a Espanha, a França, a Irlanda, a Itália, o Luxemburgo, a Áustria, Portugal e a Finlândia. A Grécia não satisfazia todos os critérios (aderiu em 2000). A Dinamarca. A Suécia e o Reino Unido optaram por não aderir, embora satisfizessem os critérios.

2 Os Países da Zona Euro têm que cumprir os seguintes critérios: A Taxa de inflação não pode exceder em mais de 1.5% a média dos três Estados com inflação mais baixa. A Taxa de inflação não pode exceder em mais de 1.5% a média dos três Estados com inflação mais baixa. Taxas de juro de longo prazo não podem exceder em mais de 2% a média das taxas de juro dos três estados com as taxas de inflação mais baixas. Taxas de juro de longo prazo não podem exceder em mais de 2% a média das taxas de juro dos três estados com as taxas de inflação mais baixas. A dívida pública deverá ser inferior a 60% do PIB. A dívida pública deverá ser inferior a 60% do PIB. O défice orçamental deverá ser inferior a 3% do PIB. O défice orçamental deverá ser inferior a 3% do PIB. As taxas de câmbio deverão ter-se mantido na margem de flutuações autorizadas pelos S.M.E, durante pelo menos os dois anos anteriores. As taxas de câmbio deverão ter-se mantido na margem de flutuações autorizadas pelos S.M.E, durante pelo menos os dois anos anteriores.

3 No que toca à política monetária da Zona Euro, esta é conduzida pelo B.C.E (Banco Central Europeu), no sentido de manter os preços estáveis. Obviamente, os países que não se incluem na Zona Euro manterão liberdade sobre as suas políticas monetárias. Obviamente, os países que não se incluem na Zona Euro manterão liberdade sobre as suas políticas monetárias.

4 PEC ( Pacto de Estabilidade e Crescimento ) O Pacto de Estabilidade e Crescimento tem em vista garantir a disciplina e solidez das Finanças Públicas na fase da moeda única e dar mais credibilidade ao projecto da União Monetária traduzindo-se numa restrição à política orçamental dos Estados-Membros, mais pesada e apertado do que a imposta pelo tratado de Maastricht. De acordo com a PEC, os estados membros da Zona Euro têm de obrigatoriamente apresentar programas de estabilidade plurianuais, descrevendo a situação orçamental e a sua previsão a médio prazo, também define as sanções que deverão ser aplicadas aos países que apresentarem défices excessivos.

5 Limitações do PEC: Compromete os Estados a manterem os limites acordados em Maastricht para adesão a moeda ú nica. Compromete os Estados a manterem os limites acordados em Maastricht para adesão a moeda ú nica. Reequilibro financeiro: 3% como limite do d é fice p ú blico e 60% do PIB para a d í vida p ú blica. Reequilibro financeiro: 3% como limite do d é fice p ú blico e 60% do PIB para a d í vida p ú blica. Manter o emprego no primeiro plano das preocupa ç ões das pol í ticas da União Europeia. Manter o emprego no primeiro plano das preocupa ç ões das pol í ticas da União Europeia.

6 Let í cia Oliveira 11E


Carregar ppt "Zona Euro Zona Euro Espaço monetário homogéneo constituído por todos os países (membros da EU), que decidiram adaptar o Euro como unidade monetária em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google