A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MERCADO DE SEMENTES NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MERCADO DE SEMENTES NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 O MERCADO DE SEMENTES NO BRASIL
ABRASEM Associação Brasileira de Sementes e Mudas O MERCADO DE SEMENTES NO BRASIL 54º SIMPAS Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável Belo Horizonte – MG Paulo Campante

2 SISTEMA BRASILEIRO DE SEMENTES
Organização do Setor de Sementes no Brasil Mercado de Sementes Superando Desafios com o Uso de Tecnologia Sustentabilidade do Mercado de Sementes

3 A SEMENTE É indutora de novas tecnologias;
Garante o valor agregado pela pesquisa; Garante os ganhos de produtividade; É veículo para erradicação ou prevenção de doenças e pragas e evita sua proliferação; Parcela muito reduzida no custo total da lavoura;

4 SEMENTE COMO A BASE DA AGRICULTURA
Gene Específico Ciclo variado Qualidade nutricional Teor de Proteína Teor de Óleo Ampla adaptação Tipo de solo Tolerância a acamamento Resistência a doenças Rusticidade Tamanho de Sementes Produtividade Lucratividade

5 AGRICULTOR PESQUISA PRODUTOR DE SEMENTE ELO ENTRE A PESQUISA
E O AGRICULTOR AGRICULTOR

6 Estrutura da ABRASEM Sede: Brasília (DF) 5 Funcionários;
Orçamento Anual Fixo: R$ 1 milhão; Conselho de Administração Conselho Diretor Presidente: Ywao Miyamoto (APASEM) Vice-Presidente: Narciso Barison (APASSUL) Diretores: José Roberto Rodrigues Peres (Embrapa-SNT) Silmar Peske (ABRATES/UFPel) Ivo Carraro (BRASPOV/Coodetec) Superintendente Executivo: José Américo Pierre Rodrigues Assessores da Diretoria: Paulo Campante e Ilson Afonso

7 ASSOCIADAS ABRASEM ABRATES ABCSEM BRASPOV APROSMAT UNIPASTO AGROSEM
APSEMG APROSSUL APPS APASEM APASSUL APROSESC

8 ESTRUTURA DO SETOR DE SEMENTES NO BRASIL
Produtores Associados Agricultores Cooperantes Unidades Armazenadoras Unidades de Beneficiamento Técnicos Envolvidos Vendedores Laboratórios Laboratórios OGM Empregos Indiretos

9 SISTEMA INTERNACIONAL DE SEMENTES
ASPRODES FIS – Federação Internacional de Sementes FELAS – Federação Latino-americana das Associações de Sementes SAA - Seed Association of the Americas

10 Mercado Global de Sementes (2007)
US$ 36,5 bilhões NAFTA ISF, 2008 10 10

11 VALOR DO MERCADO DOMÉSTICO DOS PAISES
(USD bilhões)

12 EXPORTAÇÃO DE SEMENTES
Milhões USD PAÍSES GRANDES CULTURAS HORTALIÇAS TOTAL 1 Holanda 186 854 1040 2 USA 650 369 1019 3 França 698 216 914 4 Alemanha 442 41 483 5 Canadá 265 82 347 6 Dinamarca 281 44 325 7 Chile 124 80 204 8 Hungria 10 196 9 Itália 114 70 184 México 162 171 20 Brasil 45 53 Fonte: ISF, 2008

13 IMPORTAÇÃO DE SEMENTES
Milhões USD PAISES GRANDES CULTURAS HORTALIÇAS TOTAL 1 USA 461 211 672 2 França 331 91 422 3 México 258 156 414 4 Holanda 182 199 381 5 Alemanha 304 64 368 6 Itália 197 130 327 7 Espanha 121 171 292 8 Canadá 181 56 237 9 Ucrânia 204 31 235 10 Reino Unido 133 65 198 23 Brasil 39 19 58 Fonte: ISF, 2008

14

15 DADOS PRELIMINARES DA PRODUÇÃO DE SEMENTES EM MINAS GERAIS
Espécie Produção de Semente Oficial Safra 07/08 (t) Área (ha) Inscrita Oficial Safra 08/09 para Produção Própria 08/09 ALGODÃO 2.645 2.836 465 FORRAGEIRAS 9.461 36.621 FEIJAO 1.299 2.985 SORGO 2.047 1.769 MILHO 25.079 SOJA 46.784 64.142 1.146 OUTRAS 460 2.204 Fontes: SFA-MG/MAPA - SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA NO ESTADO DE MINAS GERAIS

16 PROJEÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES DAS PRINCIPAIS CULTURAS
(safra 2008/09) CULTURA Demanda Potencial (toneladas) Demanda Efetiva Taxa de Utilização (%) ALGODÃO 12.817 5.640 44 ARROZ 40 FEIJÃO 32.191 13 FORRAGEIRAS TROPICAIS 74.415 61 MILHO 87 SOJA 60 SORGO 8.781 7.727 88 TRIGO 66 Fonte: ABRASEM, 2009

17 Novos Desafios da Agricultura
Crise Mundial; Crescimento Populacional; Aumento da Demanda por Alimentos; Aumento da Produtividade; Produção Sustentável; Geração de novas Fontes de Energias.

18 PROJEÇÃO DO CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL (BILHÕES DE HABITANTES)
Fontes: FAO e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

19 CRESCIMENTO DA DEMANDA SOBRE OS ALIMENTOS NA ÚLTIMA DÉCADA
+12% Taxa de crescimento da população mundial nos últimos 10 anos +25% Taxa de crescimento no consumo mundial de carne de porco nos últimos 10 anos +29% Taxa de crescimento no consumo mundial de carne de frango nos últimos 10 anos +23% Taxa de crescimento do consumo mundial de milho nos últimos 10 anos +39% Taxa de crescimento do consumo mundial de soja nos últimos 10 anos +4% Taxa de crescimento da área cultivada no mundo Fonte: Adaptado de Pioneer Global Marketing - MREADS

20 DESAFIOS DA PRODUTIVIDADE CASO DA CULTURA DA SOJA
Fonte: Abrasem, 2007

21 EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE DOS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS NO BRASIL
Fonte: CONAB

22 SISTEMA DE SEMENTES NO BRASIL
Pesquisa Genética / Básica Básica C 1 C2 S1 S2 Produtor de Sementes Agricultor Produto Comercial

23 SUSTENTABILIDADE DA PESQUISA
Geração de soluções Licenciamento Royalties Produtor de Sementes Multiplicação de soluções Venda de sementes Compra de sementes Produção agrícola Demanda Soluções Uso das soluções Resultados

24 TEMPO LONGO PARA MELHORAR UMA SEMENTE
Sem. Básica S.Certificada Comércio VCU Purificação Hibridação Seleção 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Anos

25 TEMPO LONGO PARA CRIAR UM ATRIBUTO (TRAIT) COM BIOTECNOLOGIA
Pesquisa básica 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Produção de eventos Prova de Conceito Tempo Incerto ...?... Produção de Eventos Seleção de Evento Elite Introgressão em germoplasma Anos

26 TEMPO LONGO PARA MELHORAR UMA SEMENTE
Saúde Animal Avaliação e aprovação de importação e consumo Avaliação e aprovação de uso Saúde Humana Caracterização Meio Ambiente

27 CTNBio/Eventos aprovados
RR – Monsanto (1998) Bollgard – Monsanto (2005) LL Cotton 25 – Bayer (2008) RR MON 1445 – Monsanto (2008) T25 – Bayer (2007) Mon 810 – Monsanto (2007) Bt11 – Syngenta (2007) RR 2 (NK603) – Monsanto (2008) GA21 – Syngenta (2008)

28 Marco Legal Atual Propriedade Intelectual Produção e Comércio
Lei de Patentes (9.279 de 14/05/96) Lei de Proteção de Cultivares ( de 25/04/97) Produção e Comércio Lei de Sementes ( de 05/08/03) Biossegurança e Biotecnologia Lei de Biossegurança ( de 24/03/2005)

29 NÚMERO DE ESPÉCIES PROTEGIDAS
Fonte: SNPC, 2007

30 TITULARES DE PROTEÇÃO DE CULTIVAR
Fonte: SNPC/MAPA

31 NACIONAIS X ESTRANGEIROS
OBTENTORES NACIONAIS X ESTRANGEIROS Estrangeiros 69 47 Nacionais 413 cultivares 634 cultivares TOTAL = 116 Fonte: SNPC/MAPA

32 OBTENTORES NACIONAIS PÚBLICOS X PRIVADOS
374 cultivares Privado 34 260 cultivares TOTAL: 47 Fonte: SNPC/MAPA

33 TITULARES DE PROTEÇÃO DE CULTIVAR (%)
Fonte: SNPC/MAPA

34

35 TIPOS DE SEMENTE INFORMAL
SEMENTE DE USO PRÓPRIO (SALVA) Reservada pelo agricultor para seu uso PIRATA OU BOLSA BRANCA (ILEGAL) Produzida e vendida fora do sistema Não autorizada ou não fiscalizada CONTRABANDEADA

36 O QUE MOTIVA A PIRATARIA
Tentativa de agregar valor ao grão (oportunismo) Dificuldades de fiscalização Falhas na Legislação Fiscalização dificultada (falta de recursos) Prioridade e foco Impunidade pela infração Mercado crescente com valor elevado

37 O QUE MOTIVA A “SEMENTE SALVA”
Tradição Familiar ou Regional Tentativa de redução de custos Escassez de sementes ou cultivares Preços acima do valor aceito pelo mercado Baixa qualidade da semente comercial

38 OS RISCOS PARA AGRICULTOR
Fitossanitários Disseminação de pragas e doenças Pureza genética Misturas, baixo desempenho, desuniformidade Adaptação regional Queda na produtividade Cultivar falsificada Baixa qualidade fisiológica da semente Distanciamento da tecnologia e treinamento Baixa produtividade

39 OS RISCOS PARA AGRICULTURA
Desestruturação da pesquisa Desestruturação do parque sementeiro Vulnerabilidade a novas pragas e doenças Evasão de impostos Redução de produtividade Perda de competitividade externa

40 SEMENTE FORMAL X SEMENTE INFORMAL
A PIRATARIA CONTINUA EM NÍVEIS ASSUSTADORES; SEMENTE INFORMAL - 50% DO MERCADO DE SEMENTES DO PAÍS; SOJA (60%); ALGODÃO (44%); ARROZ (40%) ; FEIJÃO (13%); TRIGO (66%); EXIGÊNCIAS QUE O PRODUTOR DE SEMENTE FORMAL TEM QUE CUMPRIR: GARANTIR A IDENTIDADE E A QUALIDADE DA SEMENTE; INVESTIR EM UNIDADES DE BENEFICIAMENTO; CONTRATAR TÉCNICOS ESPECIALIZADOS; INSCREVER CAMPOS NO MAPA; RECOLHER INÚMERAS TAXAS; PAGAR ROYALTIES; MANTER A PESQUISA; RECOLHER IMPOSTOS AOS COFRES PÚBLICOS, ETC. O FOCO DA FISCALIZAÇÃO TEM QUE SER NA INFORMALIDADE; - SALVA ILEGAL, PIRATA, CONTRABANDEADA E NO USUÁRIO. REVISÃO DA LEGISLAÇÃO ATUAL.

41 CONCLUSÕES O Sistema Nacional de Sementes é estratégico para o Brasil;
O potencial agrícola do Brasil depende do uso de semente melhorada; A semente é o insumo básico em qualquer sistema de produção agrícola;

42 CONCLUSÕES Custo da Semente representa ainda uma parcela muito pequena quando comparada aos demais insumos agrícolas; A crescente queda na taxa de utilização de sementes das principais culturas é preocupante e tem reflexos diretos em todo o sistema; Governo e empresas devem trabalhar juntos contra a informalidade.

43 www,abrasem.com.br (61)


Carregar ppt "O MERCADO DE SEMENTES NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google