A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica
19 de Maio de 2008

2 Apresentação das opções de 5º ano (MIEM)
Horário 15:00 Automação 15:20 Energia Térmica 15:40 Gestão da Produção 16:00 Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel 16:20 Projecto e Construção Mecânica 16:40 Regras para a colocação de alunos nas diferentes opções Funcionamento das disciplinas de Projecto / Tese de Investigação 17:00 Final

3 Concurso para Colocação nas Opções
O concurso "on-line" decorrerá de 24 a 29 de Maio; A gestão do processo será efectuada pelo Dr. Nuno Casimiro (secretariado de Mecânica).

4 Concurso para Colocação nas Opções
Regras para a colocação Cada aluno deverá seleccionar pelo menos 2 opções (máx. 3); Critérios para a seriação dos alunos: menor nº de disciplinas em falta para terminar o 4º ano (nesta data); melhor média de curso (até à data); É garantida a colocação aos 20 primeiros alunos que seleccionarem cada uma das diferentes opções. A colocação dos restantes alunos será efectuada em função do n.º de vagas existente.

5 Projecto / Tese de Investigação
Disciplina de Projecto Trabalho individual, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso à resolução de problemas complexos de engenharia; Pode ser um trabalho de aplicação industrial ou de desenvolvimento tecnológico. Pode realizado em ambiente académico, empresarial ou misto.

6 Projecto / Tese de Investigação
Disciplina Tese de Investigação Trabalho individual a realizar em ambiente académico, conducente à elaboração de uma dissertação científica sobre um tema da área de conhecimento do curso; Trabalho de investigação ou de desenvolvimento que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico. A candidatura de alunos com média inferior a 13,5 valores à realização de uma tese de investigação fica dependente de aprovação pela direcção do curso.

7 Projecto / Tese de Investigação
Modo de Funcionamento: Regime de Exclusividade Durante a execução do Projecto / Tese de Investigação, os alunos não poderão frequentar / estar inscritos em nenhuma outra disciplina, nem submeter-se a nenhuma prova de avaliação (exame ou outra). Ocorrências 1º Semestre - Setembro a Fevereiro; 2º Semestre - Fevereiro a Julho.

8 Projecto / Tese de Investigação
Inscrição Podem-se inscrever na disciplina de Projecto / Tese de Investigação (30 ECTS) os alunos que tenham, no máximo, 7 disciplinas (42 ECTS) às quais ainda não obtiveram aprovação. Ex.: 5 disciplinas da opção (30 ECTS), mais duas disciplinas atrasadas (12 ECTS).

9 Projecto / Tese de Investigação
Informação do director de curso: Os alunos que pretenderem frequentar esta disciplina durante o semestre “n” (regime de exclusividade), devem solicitar a antecipação de exames de disciplinas atrasadas do semestre “n” para a época de exames TE imediatamente anterior; Outubro/Novembro/Dezembro para disciplinas do 2º semestre; Março/Abril/Maio para disciplinas do 1º semestre;

10 Projecto / Tese de Investigação
Calendário de funcionamento No início do ano lectivo Inscrição dos alunos na disciplina. Até ao início do semestre Propostas e aprovação de temas e respectivos orientadores até 1 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Concurso para atribuição de temas até 20 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Atribuição dos temas (que inclui a aceitação pelo aluno e pelo orientador) até 30 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Marcação da data prevista para a apresentação final.

11 Projecto / Tese de Investigação
Calendário de funcionamento Durante o semestre O aluno deverá colocar, numa página do SiFEUP, documentos que permitam o acompanhamento pelos elementos do júri, da evolução do seu trabalho. Relatório (s) de progresso Até ao fim das 4 primeiras semanas, o aluno deverá apresentar um relatório preliminar; Relatório final, até 2 semanas antes do fim da ocorrência.

12 Projecto / Tese de Investigação
Calendário de funcionamento Avaliação final pelo júri Apresentação pública do trabalho; Discussão do trabalho, da apresentação e do relatório; Atribuição de classificação pelo júri.

13 Projecto / Tese de Investigação
Atribuição dos temas aos alunos Aos docentes cabe promover a apresentação de propostas de temas para trabalhos de Projecto / Tese de Investigação; Pretende-se fomentar a iniciativa dos alunos para a fixação de temas de trabalho; Aos alunos cabe estabelecer contactos com os docentes, que promovam o aparecimento de temas nas suas áreas de interesse.

14 Projecto / Tese de Investigação
Atribuição dos temas aos alunos A atribuição dos temas de trabalho aos alunos: É da responsabilidade do coordenador de cada opção; Será procurada a obtenção de consenso entre os interessados. Poderão ser considerados casos de pré-alocação de trabalhos, nomeadamente: quando existam colaborações em curso entre o aluno interessado e o docente proponente; se verifique a integração do aluno interessado em equipas de investigação; por iniciativa do aluno este tenha proposto efectuar o seu trabalho numa empresa ou entidade exterior à FEUP.


Carregar ppt "Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google