A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008

2 Apresentação das opções de 5º ano (MIEM) n Horário –15:00Automação –15:20Energia Térmica –15:40Gestão da Produção –16:00 Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel –16:20Projecto e Construção Mecânica –16:40Regras para a colocação de alunos nas diferentes opções Funcionamento das disciplinas de Projecto / Tese de Investigação –17:00Final

3 Concurso para Colocação nas Opções n Concurso –O concurso "on-line" decorrerá de 24 a 29 de Maio; –A gestão do processo será efectuada pelo Dr. Nuno Casimiro (secretariado de Mecânica).

4 Concurso para Colocação nas Opções n Regras para a colocação –Cada aluno deverá seleccionar pelo menos 2 opções (máx. 3); –Critérios para a seriação dos alunos: 1. menor nº de disciplinas em falta para terminar o 4º ano (nesta data); 2. melhor média de curso (até à data); –É garantida a colocação aos 20 primeiros alunos que seleccionarem cada uma das diferentes opções. A colocação dos restantes alunos será efectuada em função do n.º de vagas existente.

5 Projecto / Tese de Investigação n Disciplina de Projecto –Trabalho individual, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso à resolução de problemas complexos de engenharia; »Pode ser um trabalho de aplicação industrial ou de desenvolvimento tecnológico. –Pode realizado em ambiente académico, empresarial ou misto.

6 Projecto / Tese de Investigação n Disciplina Tese de Investigação –Trabalho individual a realizar em ambiente académico, conducente à elaboração de uma dissertação científica sobre um tema da área de conhecimento do curso; »Trabalho de investigação ou de desenvolvimento que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico. –A candidatura de alunos com média inferior a 13,5 valores à realização de uma tese de investigação fica dependente de aprovação pela direcção do curso.

7 Projecto / Tese de Investigação n Modo de Funcionamento: Regime de Exclusividade –Durante a execução do Projecto / Tese de Investigação, os alunos não poderão frequentar / estar inscritos em nenhuma outra disciplina, nem submeter-se a nenhuma prova de avaliação (exame ou outra). n Ocorrências –1º Semestre - Setembro a Fevereiro; –2º Semestre - Fevereiro a Julho.

8 Projecto / Tese de Investigação n Inscrição –Podem-se inscrever na disciplina de Projecto / Tese de Investigação (30 ECTS) os alunos que tenham, no máximo, 7 disciplinas (42 ECTS) às quais ainda não obtiveram aprovação. »Ex.: 5 disciplinas da opção (30 ECTS), mais duas disciplinas atrasadas (12 ECTS).

9 Projecto / Tese de Investigação n Informação do director de curso: –Os alunos que pretenderem frequentar esta disciplina durante o semestre n (regime de exclusividade), devem solicitar a antecipação de exames de disciplinas atrasadas do semestre n para a época de exames TE imediatamente anterior; »Outubro/Novembro/Dezembro para disciplinas do 2º semestre; »Março/Abril/Maio para disciplinas do 1º semestre;

10 Projecto / Tese de Investigação n Calendário de funcionamento –No início do ano lectivo »Inscrição dos alunos na disciplina. –Até ao início do semestre »Propostas e aprovação de temas e respectivos orientadores n até 1 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. »Concurso para atribuição de temas n até 20 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. »Atribuição dos temas (que inclui a aceitação pelo aluno e pelo orientador) n até 30 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. »Marcação da data prevista para a apresentação final.

11 Projecto / Tese de Investigação n Calendário de funcionamento –Durante o semestre »O aluno deverá colocar, numa página do SiFEUP, documentos que permitam o acompanhamento pelos elementos do júri, da evolução do seu trabalho. –Relatório (s) de progresso »Até ao fim das 4 primeiras semanas, o aluno deverá apresentar um relatório preliminar; »Relatório final, até 2 semanas antes do fim da ocorrência.

12 Projecto / Tese de Investigação n Calendário de funcionamento –Avaliação final pelo júri »Apresentação pública do trabalho; »Discussão do trabalho, da apresentação e do relatório; »Atribuição de classificação pelo júri.

13 Projecto / Tese de Investigação n Atribuição dos temas aos alunos –Aos docentes cabe promover a apresentação de propostas de temas para trabalhos de Projecto / Tese de Investigação; –Pretende-se fomentar a iniciativa dos alunos para a fixação de temas de trabalho; »Aos alunos cabe estabelecer contactos com os docentes, que promovam o aparecimento de temas nas suas áreas de interesse.

14 Projecto / Tese de Investigação n Atribuição dos temas aos alunos –A atribuição dos temas de trabalho aos alunos: »É da responsabilidade do coordenador de cada opção; »Será procurada a obtenção de consenso entre os interessados. –Poderão ser considerados casos de pré-alocação de trabalhos, nomeadamente: »quando existam colaborações em curso entre o aluno interessado e o docente proponente; »se verifique a integração do aluno interessado em equipas de investigação; »por iniciativa do aluno este tenha proposto efectuar o seu trabalho numa empresa ou entidade exterior à FEUP.


Carregar ppt "Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google