A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos."— Transcrição da apresentação:

1 28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos

2 28/05/2004SIADAP RESUMO 1.Objectivos do Sistema de Avaliação de Desempenho 2.A avaliação do desempenho e o ciclo annual de gestão 3.A definição de objectivos: princípios e regras 4.A definição de objectivos para as unidades orgânicas 5.A definição de objectivos para os funcionários /...

3 28/05/2004SIADAP RESUMO 6.O processo de avaliação em regime permanente 7.Os objectivos da FEUP para o 2º semestre de 2004..../

4 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Qualidade e excelência Liderança e responsabilidade Mérito e qualificação Pressupõe uma gestão por objectivos

5 28/05/2004SIADAP A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E O CICLO ANUAL DE GESTÃO Elaboração do Plano de Actividades Definição dos objectivos de cada Unidade Orgânica (UO)Definição dos objectivos de cada Unidade Orgânica (UO) Definição de objectivos para cada trabalhadorDefinição de objectivos para cada trabalhador Avaliação desempenho Elaboração do Relatório de Actividades

6 28/05/2004SIADAP AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ObjectivosObjectivos Competências Atitudes

7 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS resultados/metas devidamente mensuráveisSão os resultados/metas devidamente mensuráveis, relacionadas com o desenvolvimento de uma actividade específica, desempenhada por um funcionário ou por uma equipa num determinado período de tempo.

8 28/05/2004SIADAP PRINCÍPIOS PARA A DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS Definição em coerência com o Plano de Actividades e a Missão; Focalização nos resultados prioritários; –mínimo de 3 e máximo de 5; Articulação entre objectivos de equipa e os objectivos individuais; –pelo menos 1 objectivo tem que ser partilhado.

9 28/05/2004SIADAP REGRAS PARA A DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS 5 REGRAS FUNDAMENTAIS: Traduzir-se em resultados e não em actividades; Estar definidos no tempo; Estar associados a uma meta; –ambiciosa mas realista; Ter um indicador de medida associado; Ter associada uma ponderação na avaliação global.

10 28/05/2004SIADAP DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS PARA AS UNIDADES ORGÂNICAS 1.Diagnóstico Apenas para as áreas relacionadas com os objectivos a definir; 2.Especificação das intenções de melhoria Diminuir os custos de comunicação 3.Definição dos objectivos Diminuir os custos de comunicação em 20% até ao final de 2004 4.Identificação dos indicadores associados Número de chamadas telefónicas/mês

11 28/05/2004SIADAP TIPOS DE OBJECTIVOS A CONSIDERAR 1.Qualidade de serviço prestada e Impacto na sociedade 2.Produtividade e Gestão da Despesa 3.Instrumentais

12 28/05/2004SIADAP EXEMPLOS DE OBJECTIVOS 1.Número de parcerias Faculdade/empresas em projectos I&D&I; Tempo médio na emissão de certificados de habilitações; 2. Reduzir em x% os níveis de absentismo até 31/12/2004; 3. Construir aplicação informática para a gestão dos atendimemtos, em x meses.

13 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS CRITÉRIOS GERAIS Serem sempre vistos como uma melhoria; (mínimo 3 e pelo menos 1 de responsabilidade partilhada);Serem em número limitado (mínimo 3 e pelo menos 1 de responsabilidade partilhada); (em cascata);Serem estabelecidos em todos os níveis da estrutura hierárquica (em cascata); Começarem por ser definidos pela gestão de topo; /...

14 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS CRITÉRIOS GERAIS Serem acertados entre o superior hierárquico e o seu subordinado; Serem suporte para a Unidade Orgânica; Estarem sempre orientados para resultados; Irem para além das simples intenções;.../...

15 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS CRITÉRIOS GERAIS Serem simples, concisos e claros nas suas finalidades; Serem alinhados com os objectivos da reforma e com os estipulados num nível hierárquico superior; Serem mensuráveis; Serem individualizados;.../...

16 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS CRITÉRIOS GERAIS Serem accionáveis; Serem realizáveis; Serem bem definidos no tempo.

17 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS TÉCNICO SUPERIOR E TÉCNICO

18 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Recursos Humanos - Formação Aumento do Nº de Horas de formação por funcionário em x%; Apresentação de x propostas de melhoria dos processos administrativos do serviço, com implementação no presente ano; Apresentação dos mapas de formação até ao dia x de cada mês.

19 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Área Financeira Garantir a elaboração do orçamento até ao dia x; Redução do nr de erros de registo em x%; Apresentação dos relatórios de actividade até ao dia x de cada mês; Apresentação de x propostas de melhoria dos processos administrativos do serviço, com implementação no presente ano.

20 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS TÉCNICO PROFISSIONAL E ADMINISTRATIVO

21 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Área de Pessoal Redução do nr. de erros na introdução dos dados em determinada BD; Redução do nr. de reclamações por concurso; Apresentação de x propostas de melhoria dos processos administrativos do serviço, com implementação no presente ano.

22 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Área de Contabilidade Redução do nr. de erros de classificação em x%; Redução em x dias do tempo médio de processamento de despesas; Fornecer os elementos necessários à elaboração do orçamento até ao dia x.

23 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Área de Secretariado Redução do tempo médio de resposta a solicitações em x dias; Garantir a actualização do arquivo até ao dia x de cada mês; Apresentação de x propostas de melhoria dos processos administrativos do serviço, com implementação no presente ano.

24 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Operário e Auxiliar Melhoria do tempo médio de resposta a solicitações em x horas; Redução do nr de reclamações ou ocorrências em x%; Aumentar o nível de assiduidade em x%;

25 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS PARA OS FUNCIONÁRIOS EXEMPLOS Motoristas Minimização dos consumos por km em x; Melhoria do estado de limpeza dos veículos, de acordo com os critérios definidos pela chefia; Cumprimento dos horários estipulados.

26 28/05/2004SIADAP PRAZO PARA A DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS PARA O 2º SEMESTRE DE 2004 até final de Maio de 2004, os objectivos para os serviços e organismosDeverão ser definidos, até final de Maio de 2004, os objectivos para os serviços e organismos e, todos os trabalhadores e dirigentes intermédios, deverão ser fixados até ao final de Junho de 2004Relativamente a todos os trabalhadores e dirigentes intermédios, deverão ser fixados até ao final de Junho de 2004 os objectivos para o 2º Semestre de 2004, que serão objecto de avaliação em 2005.

27 28/05/2004SIADAP MAPA ESQUEMÁTICO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Auto-avaliação Até 5 de Janeiro Avaliação prévia Entre 5 e 20 de Janeiro Harmonização das avaliações de desempenho Entre 21 e 31 de Janeiro Entrevista Durante o mês de Fevereiro /...

28 28/05/2004SIADAP MAPA ESQUEMÁTICO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Homologação Até 15 de Março Reclamação (eventual) No prazo máximo de 15 dias Recurso hierárquico (eventual) No prazo de 5 dias úteis Fim do processo de avaliação 30 de Abril.../

29 28/05/2004SIADAP RESPONSABILIDADE NA APLICAÇÃO Em obediência aos princípios e objectivos fixados nos artigos 3º e 4º da Lei nº 10/2004, a avaliação do desempenho assentará na responsabilização dos dirigentes de nível intermédio, a quem competirá assegurar a correcta aplicação dos princípios integrantes da avaliação, podendo o seu incumprimento implicar, em casos limite, a reponderação da manutenção das respectivas comissões de serviço;

30 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2004 Objectivo 1 Aumentar em 3% a diversidade da oferta de produtos de formação. Objectivo 2 Aumentar em 2% a procura de produtos de formação. Objectivo 3 Aumentar o número de realizações em actividades de I&D&I em 3%. /...

31 28/05/2004SIADAP OBJECTIVOS FEUP PARA O 2º SEMESTRE DE 2004 Objectivo 4 Aumentar o quantitativo de receitas próprias provenientes de projectos de I&D&I em 1%. Objectivo 5 Aumentar o número de instrumentos de ajuda e suporte à decisão em 3%..../

32 28/05/2004SIADAP SIADAP SIADAP Ameaça ou oportunidade?


Carregar ppt "28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google