A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo Professores: Daniela e Giuliano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo Professores: Daniela e Giuliano."— Transcrição da apresentação:

1 ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo Professores: Daniela e Giuliano

2 A História dos Sistemas Operacionais é dividida em 4 fases distintas: Primeira Geração - Válvulas e Painéis Segunda Geração – Transistores Terceira Geração - MultiProcessamento Quarta Geração – Computadores Pessoais

3 Processamento em batch, submissão de jobs (um programa ou um conjunto de programas), - Cartões Perfurados; Sem interação direta usuário e máquina. Para rodar um job(um programa ou um conjunto de programas), o programador escrevia seu programa em uma folha de papel, para depois perfurá-lo em cartões. Depois disso, ele entregava a massa de cartões a um dos operadores da máquina para que a mesma fosse processada.

4 Terminais Interativos; Conceito Time-sharing;

5 Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos.

6 Com o desenvolvimento da integração de circuitos em grande escala (LSI), nasce daí a idéia do computador pessoal. Em termos de arquitetura, os computadores pessoais não eram diferentes dos minicomputadores, a grande diferença estava no preço. Com essa geração surge o sistema operacional que iria dominar o mercado de computadores pessoais: o MS-DOS.

7 O MS-DOS domina o mercado das máquina baseadas nos processadores da INTEL mais precisamente os processadores 8080 a 486. Apesar da primeira versão do MS-DOS ter sido um tanto ou quanto primitiva, as versões que se seguiram a ela incorporaram uma série de características avançadas, inclusive algumas disponíveis no UNIX. As máquinas da quarta geração já permitem a troca de informações entre todas as máquinas ligadas na rede.

8 Os sistemas operacionais são classificados de acordo com as seguintes características: Processamento Tarefas Interface Usuário

9 Os S.Os podem ser classificados, quanto ao processamento, da seguinte maneira: Monoprocessamento Multiprocessamento Multiprocessamento: Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores.

10 OS sistemas operacionais podem ser classificados, de acordo com a execução de tarefas, da seguinte forma: MonoTarefas MultiTarefas

11 Monotarefas: Um sistema operacional que permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS. Multitarefas: além do próprio SO, vários processos de utilizador (tarefas) estão carregados em memória, sendo que um pode estar ocupando o processador e outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. O compartilhamento de tempo no processador é distribuído de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados simultaneamente. Ex: OS/2, Windows, Linux, FreeBSD e o Mac OS X.

12 Os sistemas operacionais podem ser classificados, de acordo com o número de usuários, da seguinte forma: Monousuários Multiusuários Monousuários: São sistemas operacionais onde somente um usuário pode usar o sistema operacional. Mulitusuários: Vários usuários podem compartilhar o uso do sistema operacional.

13 Os sistemas operacionais podem ser classificados, de acordo com a interface, da seguinte forma: CLI GUI

14 CLI – Command Line Interface (Interface de Linhas de Comandos) – foram desenvolvidos com a finalidade de permitir ao usuário de computador uma comunicação a partir do teclado, através da digitação de linhas de comandos, que correspondem às ações que devem ser executadas pelo computador. GUI – Graphical Use Interface (Interface de Uso Gráfico) - foram desenvolvidos com a finalidade de permitir ao usuário uma comunicação mais gráfica e mais simples com o computador através do mouse.


Carregar ppt "ETEC João Bellarmino – Unidade Itapira 1º Módulo Professores: Daniela e Giuliano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google