A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OSOITOSÍMBOLOSAUSPICIOSOS tecle para seguir No budismo, os Símbolos Auspiciosos, assim como outras formas representativas, foram trazidos da Iconografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OSOITOSÍMBOLOSAUSPICIOSOS tecle para seguir No budismo, os Símbolos Auspiciosos, assim como outras formas representativas, foram trazidos da Iconografia."— Transcrição da apresentação:

1

2 OSOITOSÍMBOLOSAUSPICIOSOS tecle para seguir

3 No budismo, os Símbolos Auspiciosos, assim como outras formas representativas, foram trazidos da Iconografia Indiana, mas com significados bem diferentes, adaptados aos ensinamentos de Buda. Os Oito Símbolos Auspiciosos foram oferecidos ao Buda Shakyamuni quando ele atingiu a iluminação. No Budismo acredita-se que ao erguermos ou oferecermos os Oito Símbolos Auspiciosos aos seres sagrados criaremos uma boa conexão com as pessoas, com o ambiente ao nosso redor e com o que quisermos realizar.

4 1- PRECIOSO PARA-SOL - (DUK) – É UMA BARREIRA DE PROTEÇÃO CONTRA OS INIMIGOS EXTERNOS E INTERNOS – AS EMOÇÕES NEGATIVAS, DESTRUTIVAS. NOS PROTEGE DOS 84 MIL TIPOS DE AFLIÇÕES E DOENÇAS, MENTAIS E FÍSICAS. CONFERE UM SENTIMENTO DE BEM-ESTAR E HARMONIA, A CERTEZA POSITIVA DE QUE TUDO VAI DAR CERTO E DE QUE OS SOFRIMENTOS SERÃO ULTRAPASSADOS. ATRAI AS QUALIDADES DE GENEROSIDADE DOS BUDAS E BODHISATTVAS.

5 2- OS PEIXES DOURADOS (SERNIA) REPRESENTAM A LIBERDADE DE MOVIMENTO, A ADAPTAÇÃO A CONDIÇÕES DIFÍCEIS E A SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS. TAMBÉM SIMBOLIZAM OS SERES QUE PARECEM IMUNES ÀS DIFICULDADES DESTE MUNDO, MOVENDO-SE GRACIOSAMENTE E SE ADAPTANDO À VIDA SEM SE AFOGAR NO SOFRIMENTO E NA INSATISFAÇÃO. SEUS OLHOS SEMPRE ABERTOS CONFEREM A CAPACIDADE DE VER COM LUCIDEZ E DISCERNIMENTO. É SIMBOLO DA TRANSFORMAÇÃO DOS CONFLITOS EM TRANQUILIDADE.

6 3- O VASO PRECIOSO (BUMPA) SIMBOLIZA UMA CHUVA DE LONGEVIDADE, RIQUEZAS E PROSPERIDADE. TAMBÉM ESTÁ LIGADO A MUDANÇAS FAVORÁVEIS DE SITUAÇÃO OU DE AMBIENTE. SEU CONTEÚDO JAMAIS SE ESGOTA E REPRESENTA A SABEDORIA DE BUDA, QUE JORRA CONTINUAMENTE POR TODO O UNIVERSO. PINTANDO O SÍMBOLO COM A ASPIRAÇÃO DE BENEFICIAR TODOS OS SERES, ATRAIREMOS RIQUEZAS PARA ESTA E OUTRAS VIDAS. LONGEVIDADE E BOA SAÚDE TAMBÉM ESTÃO REPRESENTADAS.

7 4- A FLOR DE LÓTUS (PEMA) ESTE SÍMBOLO REPRESENTA A TOTAL PURIFICAÇÃO DO CORPO E DA MENTE. A FLOR DE LÓTUS NASCE EM ÁGUAS PANTANOSAS (COMO OS SERES HUMANOS) MAS AO FLORESCER É PERFEITA E IMACULADA (COMO NOSSA REAL NATUREZA, QUE FLORESCE COM A ILUMINAÇÃO). INSPIRA A PUREZA DE MOTIVAÇÃO DE NOSSOS ATOS. SUA BELEZA CONFERE O BOM CARMA DE NASCER NA PRÓXIMA VIDA COM UM CORPO PERFEITO, BELO E PURO COMO O DE UM ANJO.

8 5- A CONCHA, OU CARACOL (DUNKAR) – O SOM DA CONCHA EM ESPIRAL DÁ SAUDADES DE NOSSA VERDADEIRA NATUREZA, PURA E ILUMINADA, MAS OBSCURECIDA POR PENSAMENTOS E AÇÕES NEGATIVAS. ELE NOS FAZ LEMBRAR O QUE VIEMOS FAZER NESTE MUNDO E QUAL DEVE SER NOSSA ASPIRAÇÃO. O CARACOL ESTÁ LIGADO A CAPACIDADE DE SE COMUNICAR BEM E ALCANÇAR FAMA NA PRÓXIMA VIDA. TAMBÉM É PINTADO QUANDO A PESSOA PRECISA DA FAMA PARA PODER AUXILIAR OS OUTROS.

9 6- O NÓ INFINITO (PEL BEU) CONHECIDO TAMBÉM COMO NÓ DO AMOR, O SÍMBOLO REPRESENTA O ENTRELAÇAMENTO ENTRE TODOS OS SERES E MOSTRA COMO OS SERES HUMANOS PODERIAM ESTAR LIGADOS POR SENTIMENTOS AMOROSOS. O NÓ INFINITO ESTÁ RELACIONADO AO CORAÇÃO DE BUDA E AO SEU IMENSO AMOR PELA HUMANIDADE. CRIA CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA UMA VIDA PLENA E AMOROSA. TAMBÉM FAVORECE QUALIDADES COMO A GENEROSIDADE E A COMPAIXÃO.

10 7- O ESTANDARTE DA VITÓRIA (GIELTSEN) SIMBOLIZA O SUCESSO DE CORPO, FALA E MENTE, UMA MANEIRA DE OS TIBETANOS AFIRMAREM O "ÊXITO EM TODAS AS ÁREAS". DIZ-SE QUE O ESTANDARTE TRIUNFA SOBRE DEMÔNIOS E OBSTÁCULOS. É FEITO DE OURO E PEDRAS PRECIOSAS, COM FITAS COLORIDAS. ESTÁ RELACIONADO COM O CORPO DE BUDA. CONFERE CONDIÇÕES PARA UM NASCIMENTO AFORTUNADO E UMA PRESENÇA FORTE E PODEROSA, LIVRE DE FOME E POBREZA.

11 8- A RODA DA DHARMA (KOR-LO) TAMBÉM CONHECIDA COMO RODA DA VERDADE, ESTÁ RELACIONADA AO INSTANTE EM QUE BUDA COLOCOU SEUS ENSINAMENTOS EM MOVIMENTO PARA O BENEFÍCIO DE TODOS OS SERES. CRIA CONDIÇÕES FORA DO COMUM E MUITO AUSPICIOSAS NO PRÓXIMO NASCIMENTO. CONFERE O PODER DA ÉTICA, DO BEM E DA JUSTIÇA E QUALIDADES QUE DESTACARÃO A PESSOA EM QUALQUER SETOR. A RODA TAMBÉM APONTA UM CAMINHO PARA A LIBERAÇÃO TOTAL DO SOFRIMENTO.

12 SÍMBOLOS SAGRADOS TIBETANOS PARA A CO-CRIAÇÃO OS OITO SÍMBOLOS AUSPICIOSOS se originaram em um grupo de símbolos indianos utilizados pela realeza e eram apresentados em Cerimônias Especiais, como a coroação de um rei. Para que possamos meditar neles em momentos de mudanças e escolhas, olhe para os desenhos e leia as explicações todos os dias, para criar a egrégora de proteção e bênçãos em seu lar e em sua vida. Os Símbolos Sagrados levam suas vibrações a níveis diferentes de nossos corpos: Físico, mental, emocional e espiritual. Nota: Sinta-se coroado agora a um novo nível em sua vida individual, abra-se para receber novas Bênçãos da Luz Criadora e do Universo.

13 Para colorir: Que todos os seres possam se beneficiar. by Zulma 11oct2008 música: Spring in LhasaOliverShanti&Friends imagens e texto: internet coordenação:AngelaGuilhermina de Almeida Beirão


Carregar ppt "OSOITOSÍMBOLOSAUSPICIOSOS tecle para seguir No budismo, os Símbolos Auspiciosos, assim como outras formas representativas, foram trazidos da Iconografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google