A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA NOVA REDE HIDROMETEOROLÓGICA DO ESTADO DE ALAGOAS ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA NOVA REDE HIDROMETEOROLÓGICA DO ESTADO DE ALAGOAS ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA NOVA REDE HIDROMETEOROLÓGICA DO ESTADO DE ALAGOAS ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS E NATURAIS/DIRETORIA DE HIDROMETEOROLOGIA

2 CONVÊNIO: Agência Nacional de Águas/PROÁGUA. CONVÊNIO: Agência Nacional de Águas/PROÁGUA. PROJETO :1999 PROJETO : Novas Plataformas de Coleta de Dados (PCD) Novas Plataformas de Coleta de Dados (PCD) Estações Hidrometeorológicas

3 Localização das 13 Novas Estações

4 Satélites de Coleta de Dados - SCD 1 e SCD 2 Os satélites SCD 1 e SCD 2 fazem parte da Missão de Coleta de Dados, que objetiva dotar o país com um sistema de coleta de dados ambientais baseado na utilização de satélites e plataformas de coleta de dados distribuídas pelo território nacional. O Satélite de Coleta de Dados SCD 1 foi o primeiro satélite concebido, projetado, fabricado e testado no Brasil. O SCD 1 foi lançado em 9 de fevereiro de 1993 e continua operando desde então. Lançado no dia 22 de outubro de 1998, o SCD 2 amplia o serviço prestado pelo SCD 1. Projetado para uma vida útil de dois anos, há a expectativa de que este período venha a ser excedido em muito, como já ocorre com o SCD 1.

5 Satélites de Coleta de Dados Fonte : INPE

6 Órbita do Satélite : SCD1 e SCD2 SCD-1 SCD-2 Segmento Espacial SCD-1 e SCD-2

7 Funcionamento do Sistema O Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais é constituído pelos satélites SCD 1, SCD 2 e CBERS 1, que, praticamente de hora em hora, retransmitem para a estação em Cuiabá os dados hidro-meteorológicos gerados por, aproximadamente, 600 plataformas de coleta de dados espalhadas pelo território nacional. Após processamento em Cachoeira Paulista, os dados são distribuídos a mais de 60 usuários finais. Entre as aplicações encontram-se o monitoramento do nível de água em rios e represas, e a geração de medidas in loco para modelos meteorológicos utilizados nas previsões de tempo e clima.

8 Funcionamento do Sistema Recepção INPE Fonte : INPE

9 Descrição do Sistema Principais aplicações: Monitoração de Bacias Hidrológicas Previsão de Tempo e Clima Química da Atmosfera Oceanografia Plataformas de Coleta de Dados (PCDs): Mais de 600 instaladas Satélites: SCD-1 ( 1993), SCD-2 (1998), CBERS-2 (2003). Usuários do Sistema: Mais de 100 organizações

10 Internet – INPE (http://satelite.cptec.inpe.br)

11 Dados das PCDs (http://satelite.cptec.inpe.br)

12 REDES DE PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS BRASILEIRAS Fonte: INPE

13 REDES DE PLATAFORMAS DE COLETA DE DADOS BRASILEIRAS Fonte: INPE

14 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA NOVA REDE HIDROMETEOROLÓGICA – SEMARHN/DHM-AL

15 DADOS OBTIDOS VIA FTP - INPE

16 FORMATO QUE SERÁ DISPONIBILIZADO

17 SISTEMA DE INFORMAÇÃO - SEMARHN/DHM -AL

18 MODELO ETA 15 km PCD MEIRIM - MACEIÓ TEMPO - GMT

19 SISTEMA DE INFORMAÇÃO - SEMARHN/DHM -AL Fonte : CPTEC/INPE Fonte : NOAA

20 SISTEMA DE INFORMAÇÃO - SEMARHN/DHM -AL MODELO MRF MODELO ETA 15 km Fonte : NCEP

21 SISTEMA DE INFORMAÇÃO - SEMARHN/DHM –AL Imagem de Satélite FONTE : CPTEC/INPE

22 Considerações Finais UM SISTEMA DE QUALIDADE, EM OPERAÇÃO E COM MUITOS USUÁRIOS. MANTER A OPERAÇÃO E A MANUTENÇÃO DO SISTEMA ASSEGURAR A CONTINUIDADE DO SISTEMA: –BOLSISTAS E ESTAGIÁRIOS PARA AJUDAR A MELHORAR O SISTEMA. –AUMENTAR A EQUIPE QUE TRABALHA NA DHM. INCREMENTAR O DESEMPENHO E A COBERTURA DO SISTEMA: –INSTALAÇÃO DE NOVAS ESTAÇÕES DE RECEPÇÃO –FAZER TESTES DE VALIDAÇÃO COM OS INSTRUMENTOS DAS ESTAÇÕES. INCREMENTAR O NÚMERO DE USUÁRIOS E DE APLICAÇÕES INCREMENTAR A COOPERAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS SUPORTE AS NOVAS DISSERTAÇÕES, PESQUISAS E PROJETOS.

23 Obrigado pela Atenção!!!! Agente Gestor BANCO MUNDIAL/ANA/PROÁGUA


Carregar ppt "SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA NOVA REDE HIDROMETEOROLÓGICA DO ESTADO DE ALAGOAS ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google