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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia Disciplina: Automação de Bibliotecas Professora: Úrsula Blattmann Acadêmico: Daniel Augusto Eisler de Carvalho Projeto de implementaçao de software na Biblioteca do Instituto de Planejamento Urbano de Florianopolis

2 PROJETO apresenta um estudo de implementação do software GNUTECA – Sistema de Gestão de Acervos, Empréstimos e Colaboração para Bibliotecas. Sua importância e sua utilização no IPUF para melhoramento no atendimento, que atualmente utiliza o software SIDAB V.2.1, desatualizado e sendo que o mesmo não atende as necessidades dos usuários. MISSÃO é promover estudos e pesquisas para o planejamento integrado do Município e, mediante convênios, para o de outras áreas, especialmente com os da Micro - Região da Grande Florianópolis, com vistas ao desenvolvimento do processo de planejamento integrado da região. Observando-se a rotina de atendimento na instituição e as necessidades dos usuários do IPUF, assim como o acervo principalmente constituído de materiais especiais optou-se pela escolha de um software livre que atendesse tanto para pequenos acervos particulares quanto grandes acervos, permitindo ao usuário e aos atendentes realizar a pesquisar em toda a rede Intranet, facilitando o acesso a informação.

3 O acervo da biblioteca possui aproximadamente títulos, entre eles livros, teses, monografias, levantamentos aerofotogramétricos, ortofotocartas, Plano Diretor, mapas e fotos aéreas. Atende estudantes, topógrafos, peritos ambientais, funcionários e estagiários do IPUF e a comunidade em geral; A biblioteca utiliza o Software SIDAB V.2.1 este é desatualizado, difícil de cadastrar novos títulos pois pede a atualização do Software ao qual não existe, não possui nenhum tipo de sistemas de busca.

4 O Gnuteca é um software livre para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de Sua licença é a CC-G GPL. (GNUTECA, 2007). O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress).

5 As vantagens da implementação do Gnuteca e que ele ira facilitar as buscas de todos os documentos de forma precisa aos usuários, tanto para pesquisas on-line quanto para pesquisas em meio físico. As principais vantagens do software são - custo zero na aquisição de licenças; - catalogação em formato MARC21; - gerenciamento do processo de circulação; - várias opções de busca ao catálogo local ou on-line; - várias opções de serviços aos usuários; renovações de empréstimos via Internet; - reserva de obras via Internet; - catalogação multiusuário; - possibilidade de integração de Sistemas de Bibliotecas; catalogação cooperativa através da troca de dados catalogados; - opções de migração dos dados do Microisis, dados no formato ISO2709;

6 O software GNUTECA possui estações de atendimento, de adminsitração e de interface Internet, que podem ser acessadas através de plataformas Linux ou Windows. O servidor deve ser um equipamento com o sistema operacional Linux. A configuração do hardware dependerá do volume do acervo e da quantidade de acessos ao sistema. Tipicamente, qualquer servidor Pentium III ou superior, com 512 Mbytes de memória ou mais comportam um servidor. Caso haja necessidade de maior performance ou volumes de dados, o Gnuteca pode ser instalado em múltiplos servidores com funções especializadas (base de dados, internet e outras). O Gnuteca é distribuído em forma de cooperativa, tendo como princípio de todo software livre, a cooperação para o seu desenvolvimento entre os seus usuários. Quando desenvolve-se novos módulos, pode-se implementá-los em novas versões do software, no momento está na versão 1.8.

7 ETAPASDIASMeses/aproximadosAnos Elaboração do projeto20 dias Escolha do software20dias Instalação do software1dia Catalogação e organização dos documentos 2 meses Inserção dos dados na base 3 meses Previsão de término para monousuários 1 ano

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11 DAMASIO, E.; RIBEIRO, C. E. N. Software livre para bibliotecas, sua importância e utilização: o caso Gnuteca. In: XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba : FEBAB / Associação Paranaense de Bibliotecários, v. 1. Disponível em:. Acesso em 30 de junho de GNUTECA – Sistema de Gestão de Acervo, Empréstimo e Colaboração para Bibliotecas. Disponível em:. Acessado em 30 de junho de 2008.


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