A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Daniela Maria Santos Maria Claudete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Daniela Maria Santos Maria Claudete."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Daniela Maria Santos Maria Claudete Machado Ferreira Rudinei Kleiton Pedroso ANÁLISE SISTEMA DE GESTÃO BU UDESC

2 Biblioteca Universitária Central da Universidade Estadual de Santa Catarina (BU/UDESC) Tem como finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Está em processo de adaptação do Software e de suas instalações devido ao processo de centralização das bibliotecas setoriais ocorrido no ano corrente. Quadro de funcionários é composto por: 5 bibliotecários 2 auxiliares 17 bolsistas ( 5 não são da biblioteconomia ).

3 Biblioteca Universitária Central da Universidade Estadual de Santa Catarina (BU/UDESC) Localização: Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubi Florianópolis/SC Horários de atendimento: 2ª a 6ª - 07:30 às 21:45 Sáb 08h às 11:45

4 Software Utilizado

5 Sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Funciona de forma integrada da aquisição ao empréstimo, tornando-se um software de gestão de Bibliotecas. Software: PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas Empresa: Associação Paranaense de Cultura

6 Tecnologia e Características Gerais Produto em língua Portuguesa; Utiliza banco de dados SQL Server, Oracle e Sybase; Pesquisa ou filtragem por tipo de material bibliográfico; Alta capacidade de armazenamento; Gerenciamento integrado de dados e funções da Biblioteca; Gerenciamento de diferentes tipos de materiais (Bibliográfico, multimeios, etc.); Entrada e atualização de dados on-line.

7 Funções contempladas pelo sistema Controle de listas de sugestão, aviso por da chegada de material, reclamações; Controle de recebimento de livros, fascículos de periódicos e outros materiais, aviso no do término do período de devolução; Controle de assinaturas de periódicos; Controle e Registro de material bibliográfico para fins patrimoniais; Emissão de relatórios de entrada e recebimento de documentos, por período; Emissão de relatórios de circulação e empréstimo, por período; Contabilização de estatísticas, processamento técnico, atualização listas de autoridades, por período; Migração da base de dados Catibibi > Pergamum>FGV.

8 Sugestões de funções ainda não contempladas Seleção e aquisição; Comunicação direta com o sistema de gestão da UDESC.

9 Análise do software na instituição O sistema, ainda em fase de adaptação na instituição, já atende as necessidades básicas que vêm aumentando com o número de empréstimos.

10 CONCLUSÕES Através da entrevista e análise da instituição e do software utilizado constatamos que a permanência do Pergamum, já utilizado, é o mais recomendado devido aos seguintes fatores: Suporte técnico adequado; O sistema atende as necessidades da instituição; As melhorias sugeridas já estão em andamento; O custo de alteração do software e perda na transferências de dados não compensa a troca do mesmo.

11 REFERÊNCIA Pergamum. Disponível em: Acesso em: 13 nov Biblioteca Universitária Central UDESC: Site. Disponível em: Acesso em: 13 nov


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Daniela Maria Santos Maria Claudete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google