A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciador de bases de dados Luciane de Bem Maria Regina Leandro Rudinei Kleiton Pedroso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciador de bases de dados Luciane de Bem Maria Regina Leandro Rudinei Kleiton Pedroso"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciador de bases de dados Luciane de Bem Maria Regina Leandro Rudinei Kleiton Pedroso

2 Definição: Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) Software que serve como interface entre um banco de dados comum e diversos programas aplicativos; permite que os dados sejam armazenados em um só lugar, embora estejam disponíveis para diferentes aplicações. ( LAUDON; LAUDON, 1999, p. 382 )

3 Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados. Banco de Dados Banco de Dados Banco de Dados Banco de Dados Aplicativo Usuário Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados.

4 Funções Básicas de um Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas: Encomenda e aquisição Catalogação Catálogos em linha de acesso público e outras formas de catálogos Controle de circulação Controle de publicações seriadas Informações gerenciais Empréstimos entre bibliotecas Informação comunitária Acesso à Internet (ROWLEY, 2002, P. 315)

5 APRESENTAÇÃO DOS GERENCIADORES DE BASES DE DADOS WEBMARC BIBLIVRE PERGAMUM

6

7 WebMARC O WebMARC é um gerenciador de bases de dados via web projetado de acordo com o padrão ISO 2709, capaz de desenvolver bases de dados baseadas nesse formato, como o MARC 21 e bases no padrão CDS/ISIS, como IBICT, LILACS, REPIDISCA, CEPAL etc.

8 Principais Recursos: Utilitário para migração dos dados do CDS/ISIS; Visualização nos formatos referência e catalográfico; Opção para exportação de registros no formato ISO 2709 (ideal para intercâmbio entre bibliotecas).

9 Principais Relatórios: Catálogo Geral do Acervo; Índice de autores, de Títulos e Assuntos (palavras-chave); Etiquetas de código de barras, lombada e bolso.

10 Bases de Dados já Desenvolvidas: MARC21; IBICT.

11 Características Técnicas: Ambiente web; Desenvolvido em Java; Banco de dados relacional com versões para os principais produtos comerciais e livres; Multiplataforma (Windows, Linux e outras que suportem Java e o banco de dados adotado).

12 Alguns Bancos de Dados Suportados: Firebird (livre); PostgreSQL (livre); MySQL (livre); Oracle (comercial); Microsoft SQL Server (comercial).

13 BIBLIVRE, v 1.12

14 CADASTRO DE USUÁRIOS

15 CONTROLE DE ACESSO

16 CATALOGAÇÃO

17 PESQUISA

18 MOVIMENTAÇÃO

19 GERÊNCIA

20 RELATÓRIOS

21 MANUTENÇÃO DE BASES

22 AQUISIÇÃO DE OBRAS

23

24 O PERGAMUM Sistema Integrado de Bibliotecas - é um sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O Sistema contempla as principais funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo, tornando-se um software de gestão de Bibliotecas.

25 Software: PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas Empresa: Associação Paranaense de Cultura 1 - Tecnologia e Características Gerais Produto em língua Portuguesa; Utiliza banco de dados SQL Server, Oracle e Sybase; Pesquisa ou filtragem por tipo de material bibliográfico; Alta capacidade de armazenamento; Gerenciamento integrado de dados e funções da Biblioteca; Gerenciamento de diferentes tipos de materiais (Bibliográfico, museológico, etc.); Entrada e atualização de dados on-line; Migração da base de dados já existente na Biblioteca;

26 - Processo Gerencial Controle de listas de sugestão, seleção, aquisição, reclamações e recebimento de material; Controle de recebimento de livros, fascículos de periódicos e outros materiais; Controle de assinaturas de periódicos; Controle e Registro de material bibliográfico para fins patrimoniais; Emissão de relatórios de entrada e recebimento de documentos por período; Emissão de relatórios de circulação e empréstimo, por período; Contabilização de estatísticas, processamento técnico, atualização listas de autoridades, por período; Controle e avaliação do inventário do acervo através de código de barras.


Carregar ppt "Gerenciador de bases de dados Luciane de Bem Maria Regina Leandro Rudinei Kleiton Pedroso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google