A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE PERGAMUM NA BIBLIOTECA DA ENGENHARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE PERGAMUM NA BIBLIOTECA DA ENGENHARIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE PERGAMUM NA BIBLIOTECA DA ENGENHARIA MECÂNICA IZABEL FONTANELLA CAMPOS SANDRA COELHO MACHADO

2 Biblioteca da Engenharia Mecânica Criada pela bibliotecária Vera Lúcia Quadro Duarte, em outubro de Está localizada no bloco A, sala 16, andar térreo da EMC/UFSC, e diretamente vinculada ao Departamento de Engenharia Mecânica. Tem por objetivo reunir, organizar e disseminar a informação aos usuários da área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais. Serviços oferecidos: empréstimos domiciliar e local; renovação e reserva de materiais; orientação aos usuários quanto à utilização do software microisis e localização dos materiais nas estantes (serviço de referência), aviso de reserva ou atraso de livros via e divulgação das aquisições (mural). Acervo: constituído de livros (3100), teses (300), dissertações (250), relatórios (50), catálogos (150), anais (200), normas (50), periódicos (1250: a maioria doação), obras de referência (70), trabalhos de conclusão de curso (110) e materiais de multimeios (60).

3 Microisis – software utilizado na BEMC O acervo está inserido no software Microisis, uma versão do software CDS/Isis para microcomputadores, em ambiente MS-DOS, com a finalidade de gerenciar bases de dados textuais. Os empréstimos são registrados num banco de dados do aplicativo access, desenvolvido exclusivamente para a BEMC. Pesquisa ao acervoCadastro de usuários

4 Pergamum – software a ser implantando na BENC Sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi implementado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica - programação em Delphi, interface WEB utilizando PHP e ASP, utiliza sistema gerenciador de banco de dados Sybase, SqlServer e Oracle e/ou superior. Permite o gerenciamento integrado de dados e funções da biblioteca independente de diferentes tipos de materiais Aquisição do Sistema: pode ser comprado a partir de módulos, ou seja, cada unidade de informação adquire somente os módulos que lhe sejam convenientes. Estes módulos contemplam as principais funções de uma biblioteca, das quais destacam-se: catalogação, pesquisa, circulação de materiais, aquisição, usuários, parâmetros, relatórios, diversos.

5 Caracteristicas Produto em língua Portuguesa; Acesso à base de dados via browser internet, Pesquisa ou filtragem por tipo de material bibliográfico, segurança e integridade dos dados; Alta capacidade de armazenamento; Acesso simultâneo de usuários às bases de dados; Campos e códigos de catalogação AACR2, segundo nível, para todo tipo de documento; Entrada de dados on-line, formato MARC 21 dos registros bibliográficos para exportação e importação e registros internos. Funções Cadastro de Material; Emissão de Relatórios; Cadastro de Usuários; Controle de empréstimo; Consulta: consulta ao histórico de multas, consulta on-line do material existente no acervo, acesso remoto ao acervo;

6 Implementação do PERGAMUM Para a implementação do novo Software, será necessário algumas etapas: Instalação do software no computador da BEMC; Treinamento de pessoal para a importação do acervo; Importação dos dados do acervo microisis para o Pergamum; Capacitação de pessoal para utilização do software Pergamum. Não haverá custos do software para a BEMC pois a BU disponibiliza a utilização do mesmo para as bibliotecas setoriais.

7 Orçamento

8 CRONOGRAMA

9 Conclusão Concluímos que o sistema PERGAMUM contempla as principais funções de uma biblioteca tornando-se um software de gestão de bibliotecas, pois possibilita maior agilidade nas atividades desempenhadas pelo bibliotecário e permite que o usuário deste sistema através de interfaces claras e objetivas obtenha um melhor aproveitamento no processo de pesquisa de informações no acervo existente na biblioteca.

10 Referências Computerized Documentation System - Integrated Set of System. CDS/ISIS. Disponível em: Acesso em: 18 jun Sistema Integrado de Bibliotecas. PERGAMUM. Disponível em: https://wwws. pucpr.br/sistemas_s /pergamum /pergamum/php/home.php. Acesso em: 17 jun https://wwws. pucpr.br/sistemas_s /pergamum /pergamum/php/home.php UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC). Centro Tecnológico (CTC). Disponível em: Acesso em: 18 jun


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE PERGAMUM NA BIBLIOTECA DA ENGENHARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google