A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – 2010 50 anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – 2010 50 anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin."— Transcrição da apresentação:

1 ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos

2 Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin Ricardo Velasques João Van der Neut Luiz H. Schramm Paulo Gimenez Mário Paixão

3 VOCÊ SABIA? O laser de Dióxido de Carbono é utilizado industrialmente no corte e solda de metais. A coerência da luz produzida por um laser permite que ela seja focalizada com uma alta intensidade em uma região de dimensões da ordem de um comprimento de onda, cortando ou soldando o material.

4 Você sabia? O laser é muito utilizado na medicina, com a vantagem de ser menos invasivo que as cirurgias comuns. A alta intensidade da luz gerada pelos lasers permite que eles evitem infecções e cauterizem os cortes.

5 Você sabia? Uma das funções mais difundidas do laser é em leitores de códigos de barras, utilizados em estabelecimentos comerciais todo o mundo. VOCÊ SABIA? As leitoras de código de barras dos supermercados usam um laser para efetuar a leitura. A luz refletida é detectada como um sinal luminoso cujas variações correspondem às regiões claras e escuras do código de barras.

6 ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos

7 Você sabia? Usando uma fibra ótica para conduzir a luz até o estômago, os médicos podem cauterizar com lasers úlceras perfuradas. Os lasers também são usados para remover manchas de nascença, para tratar alguns casos de câncer de pele e tratar descolamento de retina.

8 Você sabia? Os lasers a gás são excitados por uma descarga elétrica no interior de um tubo que contém o gás. Entre aqueles que operam na faixa visível do espectro estão os de argônio, criptônio e de hélio e neônio; os de CO 2 operam na faixa do infravermelho.

9 Você sabia? Os Estados Unidos começaram a desenvolver lasers com potência suficiente para derrubar mísseis como parte do projeto "Guerra nas Estrelas". O problema consiste em projetar lasers suficientemente compactos para serem colocados a bordo de satélites e suficientemente precisos para serem capazes de derrubar um míssil em vôo.

10 ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos

11 Você sabia? Hoje em dia, as pequenas vibrações da Terra causadas pelos terremotos podem ser medidas por interferômetros a laser.

12 Você sabia? O radar laser (lidar) permite medir com grande precisão a posição da Lua. Os astronautas deixaram na Lua um espelho que reflete o pulso laser.

13 Você sabia? Feixes de luz de alta precisão produzidos por lasers, são usados em vários estágios de fabricação dos circuitos integrados e outros dispositivos eletrônicos. A resistência final de alguns resistores é ajustada com o auxílio de um laser, que remove pequenas quantidades do material utilizado.

14 Você sabia? Os lasers são usados no tratamento térmico da superfície de peças mecânicas. O método é usado para endurecer a superfície do eixo de excêntricos usados nos automóveis. Se o eixo inteiro fosse aquecido em um forno, haveria uma deformação inevitável o que poderia prejudicar o funcionamento da peça.

15 ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – anos


Carregar ppt "ANO INTERNACIONAL DO LASER 1960 – 2010 50 anos. Trabalho referente à APS da disciplina de Física 4 Equipe: Thiago Rossato Rubens Fernandes Isabella Manfrin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google