A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. LÂMPADAS INCANDESCENTES Características Construtivas: Constam basicamente de um filamento de tungstênio espiralado uma, duas, ou três vezes, que é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. LÂMPADAS INCANDESCENTES Características Construtivas: Constam basicamente de um filamento de tungstênio espiralado uma, duas, ou três vezes, que é"— Transcrição da apresentação:

1

2 1. LÂMPADAS INCANDESCENTES Características Construtivas: Constam basicamente de um filamento de tungstênio espiralado uma, duas, ou três vezes, que é levado a incandescência pela passagem da corrente elétrica ( efeito joule ). Sua oxidação é evitada pela presença de gás inerte ( nitrogênio ou argônio ) ou vácuo dentro do bulbo que contém o filamento. O acabamento do bulbo pode ser argenta ou claro., fabricados para 127/220 V.

3 Vida Útil: Aproximadamente 1000 horas. IRC: 100 Potências Fabricadas: 15 a 200 W. Eficiência Luminosa: média entre 15 a 20 lm/w.

4 Tipos de bases para Lâmpadas

5 1.1 LÂMPADAS HALOGENAS O funcionamento deste tipo de lâmpada é baseado num ciclo regenerativo entre um elemento halógeno ( iodo, fluor ou bromo ) e o tungstênio do filamento. Existem nas potências de 50 à (W). Vantagens: - vida útil média de horas. - ausência de enegrecimento do bulbo - alta eficiência luminosa média é de 25 lm/w. - excelente reprodução de cores: IRC =100 - reduzidas dimensões e dimerizável - acendimento e reacendimento imediato Utilizações: faróis, projetores, fotografia, cinema, vitrines, monumentos, aeroportos, indústria têxtil, etc.

6 1.2 LÂMPADAS QUARTZO- HALOGENAS ( DICRÓICAS) São lâmpadas incandescentes que combinam os benefícios das lâmpadas halôgenas com um refletor multi-facetado, este recoberto com uma película constituída por um filtro químico (dicróico). Possui um filamento especial de 12V, localizado no refletor dicróico, sendo necessário transformador. São indicados para os mesmos locais das lâmpadas projetoras, com as vantagens de oferecer luz clara e fria, pois emite um facho 65% mais frio que as lâmpadas convencionais, por refletir o calor através do seu filtro. Disponível em duas versão com potência até 50W: - Dicróica fechada : Abertura de facho de 12 0, 24 0 e 36 0, com refletor dicróico com vidro frontal; - Dicróica aberta: abertura de facho de 24 0 e 36 0, com refletor dicróico sem vidro frontal. Benefícios: - Luz mais branca, mais brilhante e intensa; - Possuem uma perfeita reprodução de cores - IRC = 100; - Vida longa: 3000 horas (Dicróica Aberta) e 4000 horas (Dicróica Fechada); - Ótimas para fins decorativos; - São lâmpadas dimerizáveis; - Transmitem menos calor para o ambiente e possuem um facho de luz bem definido.

7 Exemplo de Lâmpadas Halogenas Lâmpada Halogena PalitoLâmpada Halogena Dicróica

8 2. LÂMPADAS FLUORESCENTES São constituídas por um tubo em cujas paredes internas é fixado um material fluorescente e onde se efetua uma descarga elétrica, a baixa pressão, em presença de vapor de mercúrio. Produz-se, então, uma radiação ultravioleta que, em presença do material existentes nas paredes (cristais de fósforo), se transforma em luz visível. O bulbo é tubular e de vidro, base tipo bipino ou tetrapino, e em suas extremidades encontram-se eletrodos de tungstênio (cátodos), enrolados helicoidalmente e recobertos com óxidos de bário emissores de elétrons. As potências fabricadas são: 5 à 160 Watts. Vida média : horas. Eficiência luminosa: 80 lm / W IRC= 65 à 80 Categorias: Branca, Branca fria, Luz do dia, (Temperatura de Cor)

9

10 2.1 LÂMPADAS FLUORESCENTES ESPECIAIS (PL) São lâmpadas de descarga de gás de mercúrio a baixa pressão, com base tipo rosca provida de starter, capacitor e dois ou três tubos interligados.

11 3. APARELHOS AUXILIARES (REATORES) Tem por finalidade provocar um aumento da tensão durante a ignição e uma redução na intensidade da corrente, durante o funcionamento da lâmpada. - Existem três tipos de reatores: I - Comuns ou convencionais: Que podem ser simples ou duplos ( para uma ou duas lâmpadas fluorescentes) Necessitam do starter para prover a ignição. II - De partida rápida: Podem ser simples ou duplos e não necessitam de starter. II. - Eletrônicos: Apresentam diversas vantagens em relação aos reatores eletromagnético, especialmente economia de energia.

12 STARTER: É uma espécie de minilâmpada de neônio e destina-se a provocar um pulso na tensão, a fim de deflagrar a ignição na lâmpada. O starter funciona segundo o princípio das lâminas bimetálicas.

13 4. QUESTIONÁRIO Quais são as principais características construtivas das lâmpadas incandescentes? Explique com um auxílio de um gráfico, o efeito da variação da tensão no funcionamento das lâmpadas incandescentes, analisando as seguintes grandezas: resistências, potência, corrente, fluxo, eficiência, vida útil. Qual é o principio básico de operação das lâmpadas de descarga elétrica? como é feita a estabilização da descarga? O que é efeito estroboscópio de um sistema de iluminação? Por que ocorre? Qual é a função dos ignitores em um aparelho de iluminação? Quais as lâmpadas de descargas que exigem a presença dos ignitores? Qual a diferença entre um sistema de partida convencional, e um sistema de partida rápida para lâmpadas fluorescentes?


Carregar ppt "1. LÂMPADAS INCANDESCENTES Características Construtivas: Constam basicamente de um filamento de tungstênio espiralado uma, duas, ou três vezes, que é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google