A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformadores de tensão. Conceito O transformador é um dispositivo que converte a energia elétrica de um nível de tensão e corrente a outro. O transformador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformadores de tensão. Conceito O transformador é um dispositivo que converte a energia elétrica de um nível de tensão e corrente a outro. O transformador."— Transcrição da apresentação:

1 Transformadores de tensão

2 Conceito O transformador é um dispositivo que converte a energia elétrica de um nível de tensão e corrente a outro. O transformador está baseado no principio de que a energia elétrica se pode transportar de uma bobina para outra por meio de indução eletromagnética.

3 Princípio de funcionamento

4 Estrutura e Simbologia

5

6 A bobina em que aplicamos a tensão alternada que queremos transformar é chamada de enrolamento primário e a bobina onde se obtêm a tensão alternada já transformada é chamada de enrolamento secundário. Funcões do transformador Redução de tensão Amplificação de tensão

7 Elevador de Tensão

8 Transformadores de potência são destinados primariamente à transformação da tensão e das correntes operando com altos valores de potência, de forma a elevar o valor da tensão e consequentemente reduzir o valor da corrente. O transformador é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo gerado.

9 Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault, no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito joule

10 Redutor de Tensão

11 Proporcionalidade entre espiras e voltagem V1 = Tensão Primária V2= Tensão Secundária N1= Número de espiras do primário N2= Número de espiras do secundário

12

13 Testes e defeitos em transformadores

14 Potência Para os circuitos puramente resistivos, uma lâmpada incandescente por exemplo, o Fator de Potência é igual a 1. Portanto, neste caso a potência em W é igual à potência em VA. O mesmo vale para os circuitos de corrente contínua (DC). Para circuito mais complexos, com motores de indução ou com capacitores, como computadores por exemplo, o Fator de Potência é normalmente menor do que 1. Nestes casos a potência em W (efetivamente consumida) será menor do que a potência em VA (Aparente).

15 Por exemplo: Potência aparente = 1000 VA = 1 kVA Fator de Potência (FP) = 0,7 (ou 70%) Então, Potência real = 1000 x 0,7 = 700 W = 0,7 kW


Carregar ppt "Transformadores de tensão. Conceito O transformador é um dispositivo que converte a energia elétrica de um nível de tensão e corrente a outro. O transformador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google