A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grandezas luminotécnicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grandezas luminotécnicas"— Transcrição da apresentação:

1 Grandezas luminotécnicas
Podemos ver que a luz é composta por três cores primárias. A combinação das cores vermelho, verde e azul permite-nos obter o branco. A combinação de duas cores primárias produz as cores secundárias - magenta, amarelo e cyan. As três cores primárias dosadas em diferentes quantidades permite-nos obter outras cores de luz.

2 O que é a luz Luz é uma radiação electromagnética capaz de produzir sensação visual. Por outras palavras, é a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiação com comprimento de onda entre 380 e 780 nm (nanómetros), sendo uma parte do conhecido espectro de radiação electromagnética.

3 Fluxo luminoso Símbolo: Φ Unidade: lúmen (lm)
O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direcções por uma fonte luminosa. Valores aproximados do fluxo luminoso: Lâmpada de incandescência de 100 W: 1500 lm Lâmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm Eficiência luminosa de uma lâmpada É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watt. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra. Exemplos: Lâmpada de incandescência de 100 W: 1500 lm. Eficiência luminosa = 1500 / 100 = 15 lm/W Lâmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm. Eficiência luminosa = 2600 / 40 = 65 lm/W

4 Intensidade luminosa Símbolo: I Unidade: candela (cd)
A intensidade luminosa é o fluxo luminoso irradiado na direcção de um determinado ponto. De uma forma geral as fontes luminosas não emitem igualmente em todas as direcções. Deste modo, é necessário conhecer a intensidade luminosa em cada direcção. A esta representação esquemática no espaço envolvente da fonte luminosa chama-se diagrama fotométrico ou diagrama polar e é fornecido pelo fabricante. O ponto x por exemplo, corresponde a uma direcção de 80º, tem uma intensidade luminosa de 350 cd.

5 Nível de iluminação ou iluminância
luxímetro Símbolo: E Unidade: lux (lx) A intensidade de iluminação E, de um superfície, é o fluxo luminoso Φ recebido na superfície S por unidade de área: E = Φ / S Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro. Como o fluxo luminoso não é distribuído uniformemente, a iluminância não será a mesma em todos os pontos da área em questão. Baseado em pesquisas realizadas há níveis de Iluminância recomendados para interiores. Por exemplo: Sala de leitura (biblioteca) 500 lux. Sala de aula (escola) 300 lux.

6 Lucínio Preza de Araújo
Brilho ou Luminância Símbolo: L Unidade: cd/m2 (candela por metro quadrado) Brilho ou luminância é a intensidade luminosa produzida ou reflectida por uma superfície existente. A distribuição da luminância no campo de visão das pessoas numa área de trabalho, proporcionada pelas várias superfícies dentro da área (luminárias, janelas, tecto, parede, piso e superfície de trabalho), deve ser considerada como complemento à determinação das iluminâncias (lux) do ambiente, a fim de evitar ofuscamento. I E L Lucínio Preza de Araújo


Carregar ppt "Grandezas luminotécnicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google