A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DO TRABALHADOR É O ESTUDO QUE VISA AS RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO E O PROCESSO DE SAUDE /DOENÇA Trabalhador é o termo em que toda pessoa que exerça.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DO TRABALHADOR É O ESTUDO QUE VISA AS RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO E O PROCESSO DE SAUDE /DOENÇA Trabalhador é o termo em que toda pessoa que exerça."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DO TRABALHADOR É O ESTUDO QUE VISA AS RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO E O PROCESSO DE SAUDE /DOENÇA Trabalhador é o termo em que toda pessoa que exerça uma atividade de trabalho independente de estar inserido no mercado de trabalho. Os TRABALHADORES SÃO EXPOSTOS A DIVERSOS RISCOS AMBIENTAIS E ORGANIZACIONAIS EM FUNÇÃO DA SUA ATUAÇÃO NAS AÇÕES DE TRABALHO EXISTEM VÁRIAS DIRETRIZES SOB A ORIENTAÇÃO DA NORMA OPERACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO SUS/MS E DA VIGILÃNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR. EXISTEM MPAS TEM MINISTERIO TRABALHO E EMPREGO, MS, CONSELHOS NACIONAIS E COMISSÃO INTERISTITUCIONAL SAUDE DO TRABALHADOR CIST

2 AÇÕES DE SAUDE DO TRABALHADOR E POLITICAS SOCIAIS AÇÕES DO TRABALHADOR PARA QUE O ESTADO CUMPRA SUA FUNÇÃO SOCIAL DE GARANTIR QUE O TRABALHO SEJA REALIZADO EM CONDIÇÕES QUE PRESERVEM A SAUDE E INTEGRIDADE FISICA E MENTAL DOS TRABALHADORES É NECESSÁRIOA CONSTRUÇÃO DE POLITICAS QUE ENFATIZEM A INTERSETORIEDADE ; MTE MINISTERIO DA TRABALHO E EMPREGO REALIZA A INSPEÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO FORAM CRIADAS NR NORMA REGULADORA PORTARIA 3214/78 EM NUMERO DE 32 GARANTE A SAUDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES. MPAS MINISTERIO DA PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL SOMENTE OS ASSALARIADOS COM CARTEIRA ASSINADA POSSUEM DIREITO AOS BENEFICIOS SE SOFRER ACIDENTE POSSUEM BENEFICIOS ACIDENTÁRIOS PELO INSS.

3 CAT COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO É O INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO OU DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO. EM CASO DE DOENÇA CONSIDERA-SE O DIA DO DIAGNÓSTICO O CAT DEVE SER EMITIDO PELA EMPRESA ATÉ O PRIMEIRO DIA ÚTIL SEGUINTE AO ACIDENTE. MINISTERIO DA SAUDE E SUS A LOS LEI ORGANICA DA SAÚDE N 8080/90 QUE REGULAMENTOU O SUS NO AT 200 DA COBNSTITUIÇÃO EM 1988 ATRIBUIÇÕES DO SUS É EXECUTAR AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR. LOS ART 6º AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR SEGUNDO O SUS E ASSISTÊNCIA AO TRABALHADOR VITIMA DE ACIDENTE NO AMBIENTE DE TRABALHO OU DOENÇA PROFISSIONAL.

4 SAUDE DO TRABALHADOR CONJUNTO DE ATIVIDADES ATRAVÉS DE AÇÕES DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E SANITÁRIA A PROMOÇÃO E PROTEÇÃO E TAMBEM VISA A REABILITAÇÃO DOS TRABALHADORES SUBMETIDOS A RISCOS E AGRAVOS VINDO DO TRABALHO ASSISTÊNCIA A SAUDE DO TRABALHADOR NIVEL LOCAL NO SERVIÇO DE SAÚDE VISITA DOMICILIAR PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO E SAUDE EM CASOS DE ACIDENTE; ASSISTÊNCIA CLINICA DOS CASOS ENCAMINHAR OS CASOS DE MAIOR COMPLEXIDADE PARA SERV.ESPECIAIZADOS EM SAUDE DO TRABALHADOR. NOTIFICAÇÃO DOS CASOS AO SIM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA MORTALIDADE SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES SIH SINAN SISTEMA INFORMAÇÕES DE AGRAVOS NOTIFICAVEIS SIAB SISTEMA INFORMAÇÃO A ATENÇÃO BASICA ORIENTAR AO TRABALHADOR QUE PROVIDENCIE O CAT.

5 INFORMAR E DISCUTIR AS CAUSAS DO SEU ADOECIMENTO PLANEJAR AÇÕES DE VIGILÂNCIA NO LOCAL DE TRABALHO CONSIDERAR TRABALHO INFANTIL MENORES DE 16 ANOS COMO SINAL DE ALERTA EPIDEMIOLOGICO OU EVENTO SENTINELA. ACIDENTES DE TRABALHO; SÃO OS OCORRIDOS NO EXERCICIO DA ATIVIDADE E NO PERCURSO DE CASA PARA O TRABALHO. OS ACIDENTES QUE EMBORA NÃO TENHAM SIDO CAUSA ÚNICA CONTRIBUIRAM PARA A OCORRENCIA DO AGRAVO. ACIDENTES COMUNS INADEQUADO ESPAÇO NO TRABALHO FALTA DE PROTEÇÃO DE MÁQUINAS PERIGOSAS POSSIBILIDADE DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO PRESSÃO DA CHEFIA POR PRODUTIVIDADE ESFORÇO FISOCO INTENSO INVESTIGAÇÃO DO LOCAL DE TRABALHO PARA RELACIONAR O RISCO OBSERVADO E O AGRAVO QUE ESTA SENDO INVESTIGADO

6 TRABALHO NOTURNO OU EM TURNOS REPETIVIDADE DE MOVIMENTOS EXTENSA JORNADA DE TRABALHO PROCEDIMENTO REFERENCIA PARA PREVENÇÃO DE SEQUELAS ACOMPANHAR A EMISSÃO DE CAT PELO EMPREGADOR PRENCHER O LAUDO EXAME MEDICO LEM INVESTIGAR O LOCAL DE TRABALHO DESENVOLVER AÇÕES DE INTERVENÇÃO DETECTANDO OS PROBLEMAS ORIENTAÇÃO DIREITOS TRABALHISTAS AÓS A ALTA ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR.

7 DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO SÃO UM CONJUNTO DE DANOS OU AGRAVOS QUE INCIDEM SOBRE A SAÚDE DOS TRABALHADORES PODE SER DE FORMA LENTA E INSIDIOSA E PODEM LEVAR ANOS PARA APARECER. DOENÇAS ACIDENTAIS TAMBEM NO EXERCICIO DO TRABALHO E AS CONDIÇÕES ENDÊMICAS QUANDO CONTRAIDAS NA EXPOSIÇÃO OU CONTATO DIRETO.

8 PROCEDIMENTOS QUE DEVEM SER FEITOS FRENTE A DIAGNOSTICO POSITIVO DE DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHADOR Afastar o trabalhador da exposição oferecer Tratamento nos casos de menor complexidade Encaminhar os casos de maior complexidade com referência e contra referencia Notificar nos instrumentos do sus Investigar o local de trabalho Encaminhar para a perícia fornecendo o afastamento dos primeiros 15 dias. Orientar direitos trabalhistas e Previdenciarios O funcionário tem direito ao depósito do fundo de garantia durante esse período de afastamento.

9 NORMA OPERACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR NOT SUS NOB SUS 01/96 OBJETIVO orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora urbana e rural pelos estados, distrito federal e ao municipios aos quais devem ter; Universalidade e Equidade Integralidade das ações Direito a informação sobre a saúde Controle social Regionalização e hierarquização Critério Epidemiológico e avaliação de risco Promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do trabalhador

10 Atendimento ao acidentado deve ser assegurado, o suspeito ou portador de doença profissional tambem deve ser atendido por meio de rede própria ou contratada Portaria 3120 de 1º de julho de 1998 Ministerio da saude no uso de sua atribuição art 87 inciso II LEI 8080/90 NOB 01/96 INCLUEM A SAUDE DO TRABALHADOR COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DE ATENÇÃO A SAÚDE ; RESOLUÇÃO 220 DE MARÇO DE 1997 INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/97 DE 15 DE MAIO DE 1997 M. DA SAÚDE RESOLVE; ART 1 Aprovar a instrução normativa de vigilância em saúde do trabalhador no sus na forma do anexo dessa portaria com a finalidade de definir procedimentos básicos para o desenvolvimento das ações correspondentes;

11 Trabalho- Saúde-Adoecimento A saúde do trabalhador implica em uma atuação multidisciplinar e interdisciplinar em que a enfermagem está inserida onde vários profissionais especializados atuam na preservação e na promoção da saúde de uma população especifica através de medidas de alcance coletivo. Com base em picaluga(1983) podemos dizer que o processo saúde adoecimento do trabalhador resulta da complexa e dinâmica interação das condições gerais de vida, das relações de trabalho, do processo de trabalho e do controle que os próprios trabalhadores colocam em ação para interferirem nas suas próprias condições de vida e trabalho. Condições gerais de vida ; de acordo com estado ; Assistência médica, transporte, educação, urbanização, saneamento. Relacionados ao salário; alimentação, lazer, habitação, vestuário

12 RELAÇÕES DE TRABALHO Estão diretamente envolvidas no aspectos trabalhistas e organizacionais e no cotidiano do trabalho envolvem subjetividades e intersubjetividades que são fontes de satisfação e sofrimento no trabalho. Caracteristicas da empresa primário, transformação serviços divisão sexual de trabalho, divisão manual e intelectual, jornada de trabalho. Salarios. Horarios, tipos de contrato de trabalho. Conhecimento técnico, folga e intervalos, refeitorio e condições ambientais, instalações sanitárias serviços de saúde.

13 ATÉ ONDE AS NEIUROSES, OS INFARTOS A HIPERTENSÃO ARTERIAL ESTÃOINTIMAMENTE LIGADOS A FATORES INTERNOS DA EMPRESA? A Equipe de Saúde precisa estar apta para diagnosticar situações e agravos e leva-los ao conhecimento do empregador, no sentido de buscar alternativas organizacionais que se constituem em melhorias na qualidade de vida e trabalho. PROCESSO DE TRABALHO as formas de atividade laboral influem no desgaste da saúde e adoecimento profissional dependendo do tipo de ocupação. Cada categoria tem as suas especificidades. Fatores nocivos do ambiente;. fisicos, ruidos, eletricidade, temperatura, radiações

14 Fatores nocivos Fatores quimicos substâncias orgânicas e inorgânicas solido, pó.., liquidos, gases, ou vapores com efeito irritante ou tóxico Biológicos vírus, bactérias, protozoários, parasitas, animais daninhos, plantas venenosas ou irritantes. Ergonômicos ou Mecânicos os traumas e os fatores que derivam do não ajustamento da máquina ao operador. Psicosociais Importante uso de EPI Os adicionais de insalubridade são pagos de acordo com o risco potencial e o adicional de periculosidade é relativo as condições de trabalho que expõem o empregado ao acidente que cause morte ou lesão incapacitante. O ideal seria o trabalhador receber insalubridade ou periculosidade após terem se esgotados todos os meios para se melhorar o ambiente.


Carregar ppt "SAÚDE DO TRABALHADOR É O ESTUDO QUE VISA AS RELAÇÕES ENTRE O TRABALHO E O PROCESSO DE SAUDE /DOENÇA Trabalhador é o termo em que toda pessoa que exerça."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google