A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente O Egito Objetivo: a.Localização do Egito Faraônico b.Explicar o aparecimento da sociedade egípcia na África.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente O Egito Objetivo: a.Localização do Egito Faraônico b.Explicar o aparecimento da sociedade egípcia na África."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente O Egito Objetivo: a.Localização do Egito Faraônico b.Explicar o aparecimento da sociedade egípcia na África c.Explicar as fases da História Egípcia d.Identificar aspectos culturais, sociais e econômicos e.Comparar o Egito com outras sociedades africanas

2 O Egito se estabeleceu às margens do Rio Nilo pelo um povo mesclado por negróides, líbios e semitas. (Camito-semita) Entre dois desertos: o da Líbia e o da Arábia Saudita., no nordeste da África. O Egito depende essencialmente do Rio Nilo. Heródoto Séc. V a.C.: o Egito é uma dádiva do Nilo

3

4 O período Pré-Dinástico (4000 a.C a.C.) Neste período a população vivia em aldeia Uniram-se e formaram os nomos e elegeram os nomarcas. O Egito dividia-se em dois reinos: Alto Egito e Baixo Egito Por volta de 3200 Menés, do Alto Egito, unificou o Alto e o Baixo Egito. Elaborou trabalhos de barragens e irrigação e melhorou os métodos de cultivo Criação do Calendário

5 Antigo Império (3200 a.C a.C.) Construção das pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Estabeleceu uma Monarquia Teocrática Extração de Cobre Expansão rumo a Núbia e Líbia Com o aumento dos impostos e influência dos nobres (Descentralização) e o governo caiu nas mãos dos nomarcas. (dois séculos)

6 O Médio Império (2000 a.C. – 1580 a.C.) Ocorre a reunificação do Egito O Egito parte para a conquista da Núbia (atual Sudão) e Palestina. Neste período permitiu que aos camponeses e servos entrassem para o exercito. Surgiram grandes obras: tumbas reais de Tebas e o lago Méris Invasão dos Hicsos – 1580 (introdução do cavalo )

7 ÊXODO : Após a expulsão dos Hicsos os Hebreus foram escravizados, mas foram mais tarde libertados por Moisés. Seguindo para palestina onde formou-se o Estado de Israel (Êxodo)

8 O Novo Império ou baixo império ( ) Expande o espírito militarista Conquistas de terras do Mar Vermelho até as margens do Rio Eufrates Na mesopotâmia Criou exército permanente. Construção dos templos de Carnac e Luxor Ramsés II (administração hábil e organizada) 525 a.C. invasão persa 332 a.C. Alexandre O grande ou (Alexandre Magno) 30 a.C. Tornou-se provincia romana

9 Economia Celeiro do Mundo Comercio com Creta, Palestina, Síria e rigiões da Núbia. Rio Nilo: comunicação entre várias regiões, fornecia peixes e o papiro. Produzia trigo, alface e figo.

10 Religião: Eram Politeístas (vários deuses): apresentavam como humanos (antropomórficos), animais(zoomórficos) ou am bos metade animal e metade humana(antropozoomórficos )

11

12 Cultura: Arquitetura: as Pirâmides, as mastabas (eram túmulos onde enterrava-se os altos funcionários) e hipogeus (túmulos escavados na rocha). Música: livros dos cantores, tocavam harpa, flauta e lira.(trombeta e alaúde no novo Império) Pintura: vida da família real Escultura: esfinge de Gize

13 Matemática: Soma, subtração, divisão, divisão, organização decimal, cálculos geométricos, hipotenusa, catetos triângulos. Astronomia: Calendário Solar, adotado e modificado por Júlio Cesar modificado em Medicina: Foi a base da medicina Ocidental, anatomia, mumificação

14 Química: enxofre, fósforo, cal, nafta Física: propriedade do ímã Literatura: Livro dos Mortos, Hino ao Sol Escrita: Hieróglifos (decifrados por Jean- françois Champollion ( ) Religião: Durante o novo império, Amenófis IV (1364 a.C.)estabeleceu culto monoteísta a aton (deus do sol) gerando a revolta dos sacerdotes. Amenófis mudou seu nome para AQUENATON.

15 FÁCIL Obs.: Esta transparência não isenta o aluno de ler o livro


Carregar ppt "Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente O Egito Objetivo: a.Localização do Egito Faraônico b.Explicar o aparecimento da sociedade egípcia na África."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google